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Data Expert | Tracker da Black Friday: Mais uma Black Friday desafiadora

Neste relatório, trazemos as percepções iniciais sobre a Black Friday, junto do nosso tracker de preços no ecommerce.

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Acompanhando as estratégias promocionais das companhias durante o evento

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Estamos na nossa 3ª edição do Tracker da Black Friday, um relatório em que acompanhamos os preços dos principais SKUs ao longo dos últimos 3 meses, nas principais plataformas de e-commerce do Brasil. Os principais pontos que destacamos foram: (i) As notícias apontam uma Black Friday fraca, ao passo que a renda limitada dos consumidores continua pressionando os bens duráveis; (ii) Casas Bahia foi o player com maiores promoções, já a Amazon foi a menos promocional; (iii) TVs e Geladeiras foram, em média, os SKUs mais promocionados na sexta-feira; (iv) MELI e Vivara parecem ser os destaques do evento.

Lembrando como a análise é feita. Acompanhamos os preços de seis SKUs (Iphone, Geladeira Brastemp, Micro-ondas Brastemp, SmartTV Samsung, Fogão Atlas e Máquina de Lavar Brastemp) nas principais plataformas de e-commerce (Americanas, Amazon, Magalu, MELI e Casas Bahia) semanalmente, desde o final de setembro/23. Essa análise tem como objetivo entender melhor a dinâmica de preços e as estratégias promocionais das empresas durante a Black Friday (BF).

Outra Black Friday desafiadora. De acordo com a NielsenIQ Ebit, as vendas de e-commerce tiveram uma queda de duplo dígito na última quinta e sexta-feira, devido às categorias de duráveis, embora as categorias de ticket menor, como alimentos e bebidas, vestuário e cosméticos, tenham tido um desempenho superior. Essa leitura foi verificada pela pesquisa da ClearSale / Neotrust que também observou uma queda de DD (-14% em relação ao ano anterior) nas vendas de comércio eletrônico de quinta-feira a domingo, com smartphones, TVs e informática como principais ofensores do desempenho. Acreditamos que isso reflete a renda apertada dos consumidores em meio a um nível de endividamento ainda elevado e um baixo apetite ao crédito, o que favoreceu categorias mais baratas.

Casas Bahia com os maiores descontos na última sexta-feira. Observando apenas os preços da última sexta-feira, as Casas Bahia ofereceu os maiores descontos, com preços que caíram, em média, ~8% em relação aos meses anteriores, especialmente para Fogões e Geladeiras (-13%). Por outro lado, notamos que a Amazon foi a menos promocional, com preços médios reduzidos em ~2%, em relação aos meses anteriores. Em termos de categorias, é interessante notar que TV e Geladeira foram os SKUs mais promocionais, com descontos em todas as plataformas.

MELI e Vivara se destacando. O MELI publicou um comunicado (link) divulgando um crescimento anual de 80% no GMV, durante a quinta e sexta-feira, com destaque nos bens duráveis, o que acreditamos que pode ser explicado por uma base de comparação fraca. Já em relação a Vivara, nossa visita aos shoppings (link) apontaram um forte desempenho durante a BF, o qual esperamos que seja sustentado ao longo do trimestre.

Nossa visão. Esperamos ver uma aceleração do crescimento das vendas no 4T, embora apoiada principalmente por bases de comparação mais fracas, dado que continuamos na expectativa de um ambiente desafiador para a recuperação da demanda.

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Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

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As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. 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