O setor de proteína animal e como investir nele em Renda Fixa

Entenda tudo o que quer saber sobre o setor de proteína animal.


Compartilhar:


Principais características do setor de proteína animal

  • Setor extremamente regulado.
    • Barreiras fitossanitárias são risco mais relevante.
  • Diversificação de mercados para exportação é crucial.
    • Atenção aos países em que empresas operam.
  • Hábitos de consumo ditam a demanda.
  • Setor opera com margens baixas.
  • Dinâmica de compra de matéria-prima varia de acordo com o animal – custos são commodities:
    • Bovinos: custo principal é o do próprio animal (boi gordo).
    • Suínos e aves: custo principal é ração (soja e milho).

Nesse vídeo, Lucas Genoso, analista de crédito responsável pelo setor de proteína animal, fala sobre alguns conceitos que você deve saber antes de investir no setor e para se manter informado.

Para melhor entendimento, sugerimos utilização do Glossário, localizado ao final do relatório

Principais destaques do setor de proteína animal

O setor de proteína animal engloba grandes empresas como Alibem, Marfrig, Minerva, BRF, JBS e outros.

As empresas que são frigoríficos puros adquirem os animais, abatem e vendem a carne em pedaços para o mercado interno e externo, agregando pouco valor à cadeia.

Existem dois modelos de produção que variam de acordo com o tipo de animal:

  • Bovinos: os frigoríficos compram o animal direto dos pecuaristas – os frigoríficos não detêm o ativo biológico e seu custo é o próprio animal.
  • Suínos e aves: Modelo de integração – frigoríficos detêm o ativo biológico (porcos e aves) mas são diversos parceiros (ou integrados) os responsáveis pela criação dos mesmos. Os frigoríficos enviam os filhotes e proveem toda assistência e ração para seu desenvolvimento, que é o principal custo (soja e milho).

Sendo assim, são commodities tanto os custos (milho, soja, boi gordo) quanto as receitas (carne). Por esse motivo, as empresas operam com margens geralmente apertadas.

É comum que o preço de uma dada proteína esteja mais vantajoso em um mercado específico. Por isso, é muito importante ter plantas habilitadas para exportar para o maior número de países possível.

Neste sentido, vale também acompanhar as os hábitos de consumo, as regulações pertinentes a cada localização e as barreiras fitossanitárias de cada país.

Dada a dinâmica de compra de matéria-prima, dos diferentes hábitos de consumo e das barreiras sanitárias impostas por diferentes mercados, a diversificação geográfica e a diversificação por proteínas também são fatores que são considerados nas análises.

Como investir em renda fixa no setor de proteína animal?

Os principais ativos de renda fixa para o setor são os CRAs, que são isentas de imposto de renda para pessoa física.

Os certificados de recebimento são títulos de renda fixa de crédito privado que representam uma promessa de pagamento futuro em dinheiro. São usadas boas opções para investidores que fazem um investimento de longo prazo.

Para investir em CRA, é necessário ter conta em uma corretora de valores, como a XP, e escolher o título dentro da plataforma. É o mesmo processo feito por quem investe no Tesouro Direto.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.