O setor de mineração e como investir nele em Renda Fixa

Entenda tudo o que quer saber sobre o setor de mineração.


Compartilhar:


Principais características do setor de mineração

  • Setor responsável por encontrar, extrair e adequar bens minerais naturais à utilização pelas cadeias produtivas.
  • É necessária viabilidade técnica, econômica e socioambiental para exploração.
  • É uma atividade intensiva em capital, uma vez que há necessidade de altos investimentos, infraestrutura adequada, segurança e obtenção de licenças.
  • Principais pontos de avaliação: quantidade de reservas, custo-caixa da produção, qualidade do minério e estimativa de longevidade das minas.
  • China é a maior produtora do mundo e o Brasil, um dos maiores exportadores, com alta qualidade do produto.

Nesse vídeo, Edson Hashimoto, analista de crédito responsável pelo setor de mineração, fala sobre alguns conceitos que você deve saber antes de investir no setor e para se manter informado.

Principais destaques do setor de mineração

A principal empresa brasileira do setor é a Vale, que é também uma das principais empresas do mundo.

O setor de mineração é responsável por encontrar, extrair e adequar os bens minerais da natureza à utilização pelas mais diversas cadeias produtivas.

Para que haja produção mineral, é preciso haver uma substância de interesse numa localização, volume e características geológicas tais onde haja uma viabilidade técnica, econômica e socioambiental.

De forma geral as minas apresentam as seguintes características:

  • Rigidez locacional: O bem mineral está onde a natureza o deixou, o que muitas vezes implica trabalhar em localidades de difícil acesso ou de clima severo.
  • Bens minerais não são renováveis: Cada empreendimento é um projeto com início e fim.
  • Incerteza geológica: Nunca se sabe exatamente as dimensões e as características dos depósitos antes do acesso direto.

Uma vez encontrada uma reserva mineral, são necessários: infraestrutura adequada, altos investimentos, segurança e obtenção de licenças.

Os altos investimentos necessários fazem com que alguns mercados, como o do minério de ferro, sejam concentrados em poucas empresas, que geralmente apresentam os menores custos caixa e conseguem boas taxas de lucratividade.

Nos últimos anos, a questão ambiental também ganhou importância, tanto na fase de extração dos minérios quanto na fase de desativação da mina e no depósito de rejeitos produzidos.

Ao se avaliar uma empresa do setor de mineração, entre outros fatores, são considerados a quantidade de reservas de minérios que a empresa possui, o custo caixa de produção, a qualidade do minério produzido e a estimativa de longevidade das minas.

Do lado da demanda, atualmente a China tem um papel muito importante na formação do preço dos minérios. Oscilações no seu ritmo de crescimento econômico, ou variações nos investimentos em construção civil e em obras de infraestrutura têm grande influência.

Os mercados buscam ter um preço padronizado considerando algumas características dos minérios, como a concentração do mineral na rocha e a presença de impurezas. No caso do minério de ferro, quanto maior a concentração de ferro, maior é o valor por tonelada. Também são aplicados descontos no preço base quanto maiores forem os teores de fósforo e alumina.

Como investir em renda fixa no setor de mineração?

Os principais ativos de renda fixa para o setor são as debêntures. Debêntures funcionam como um empréstimo feito pelo investidor a uma empresa, em troca de uma remuneração combinada no momento da compra do ativo.

Para investir em debêntures, é necessário ter conta em uma corretora de valores, como a XP, e escolher o título dentro da plataforma. É o mesmo processo feito por quem investe no Tesouro Direto.

Veja mais

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.