XP Expert

News XPress – 16/06/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Na política, a semana começa com expectativa pela votação da urgência do PDL que susta os efeitos do decreto editado pelo governo com as novas calibragens no IOF, pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, evidenciando o tensionamento na relação entre governo e Congresso. A votação deve acontecer nesta segunda-feira e, segundo o Valor, líderes partidários esperam que a urgência seja aprovada com mais de 300 votos (https://tinyurl.com/2cfu3zdk) – caso o cenário se confirme, o PDL poderia ser analisado diretamente em plenário, sem passar por comissões, mas, como o time XP Política reforçou no final da semana passada, até o momento não há acordo para votação do mérito do projeto. No sábado o presidente Lula se reuniu com Hugo Motta e ministros para discutir o andamento da agenda econômica, que inclui também a Medida Provisória com as medidas para compensar os últimos recuos no IOF (https://tinyurl.com/22hkp5xa). De acordo com os jornais, o recado dado ao presidente da República foi que as insatisfações no Congresso com o governo são enormes por conta de acordos não cumpridos, da insistência em aumento da carga tributária sem corte de despesas e, principalmente, pela demora na execução das emendas parlamentares (https://tinyurl.com/2c8ugod8).

O jornal O Globo reporta que, no entorno de Motta, a avaliação é que o ambiente é inóspito para o avanço das medidas propostas pelo governo, e que a Câmara deve prolongar a discussão sobre a medida provisória, evitando colocá-la em votação e elevando o risco de que ela perca a validade. Essa possibilidade forçaria o Executivo a voltar à mesa de negociação até agosto, prazo para o envio da proposta de Orçamento de 2026. Do lado da equipe econômica, ainda segundo a nota, a leitura é que, mesmo diante das resistências, a necessidade de um bloqueio de despesas que afete as emendas parlamentares pode “sensibilizar” os parlamentares a negociar uma saída no curto prazo (https://tinyurl.com/24mbd3n3). Neste sentido, o Valor também traz nesta manhã entrevista com a ministra Gleisi Hoffmann, na qual afirma que o Planalto está adotando postura pragmática para resolver a crise, mas alerta que um desfecho negativo ao pacote fiscal do governo inevitavelmente afetaria as emendas parlamentares (https://tinyurl.com/25zj25zc).

Em meio ao impasse, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou sessão conjunta do Congresso para a análise de vetos presidenciais, o que não acontece desde maio de 2024 (https://tinyurl.com/2d7np9bn) – segundo o Valor, há acordo para a derrubada do veto sobre o trecho da regulamentação da reforma tributária do consumo, que isentava fundos de investimento, FIIs e Fiagros da incidência de CBS e IBS (https://tinyurl.com/2yv4bsr9). Alcolumbre ainda pode fazer na sessão a leitura do requerimento para instalação da CPMI do INSS (https://tinyurl.com/26pqcsvf). O Valor afirma que o líder do PSD no Senado, Omar Aziz, deverá ser o presidente do colegiado, enquanto a oposição tenta emplacar um nome na relatoria, que ficará com um deputado, em decisão que caberá a Hugo Motta (https://tinyurl.com/2yv4bsr9).

E, olhando para 2026, o jornal O Globo sustenta que o ex-presidente Jair Bolsonaro vê uma eventual eleição de Tarcísio de Freitas ao Planalto como sua melhor chance de receber um indulto caso seja de fato condenado pelo STF (https://tinyurl.com/224kvymv). O veículo também afirma que, diante das dificuldades em fechar acordos que garantam um palanque competitivo em São Paulo, o PT avalia que a candidatura de Fernando Haddad ao governo, mesmo com chances de derrota, seria a melhor alternativa para impulsionar a campanha do presidente Lula no estado (https://tinyurl.com/25gd2nxk).

Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem o período de silêncio do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula viaja ao Canadá, onde participa da cúpula do G7, nesta terça-feira. Haddad entra hoje de férias, com retorno previsto para a próxima segunda.

Agenda local de dados: Às 8h, a FGV divulga o IGP-10 de junho (exp. -0,94% a/a). Às 8h25 o Banco Central publica o Focus e às 9h, o IBC-Br de abril (consenso: 0,1% m/m e 2,35% a/a; XP: 0,3% m/m e 2,5% a/a).

Internacional

Destaque nessa manhã para o petróleo, com o Brent caindo quase 1%, após abrir ontem à noite em alta de mais de 5%, refletindo o conflito no Oriente Médio (https://tinyurl.com/2j6d4rn2).

Agenda internacional de dados: Na China, as vendas no varejo cresceram 6,4% a/a em maio (exp. 4,9%) – o que pareceu refletir efeitos da antecipação de um festival de compras (https://tinyurl.com/mu6xm3he) e a produção industrial subiu 6,3% a/a (exp. 6,4%), enquanto investimentos em ativos fixos subiu 3,7% a/a YTD (exp. 4,0%). A taxa de desemprego caiu de 5,1% para 5,0% (exp. 5,1%) e os preços de casas novas recuaram 0,22% m/m – maior queda em sete meses -, enquanto os preços de casas usadas caíram 0,50% m/m – maior queda em oito meses (https://tinyurl.com/4frbsub4).

Nos EUA, às 9h30 teremos o Empire Manufacturing de junho (exp. -6,3), além do leilão de USD 13 bi de títulos de 20 anos às 14h.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/y7e6nw5h

IOF/MP

Valor: Urgência pode ter mais de 300 votos na Câmara (https://tinyurl.com/2cfu3zdk)

Valor: Lula e Motta falam sobre tramitação do pacote fiscal e petista ouve queixa sobre emendas, dizem fontes (https://tinyurl.com/22hkp5xa)

Folha: Lula ouve cobrança por emendas em reunião com Motta e Lira sobre pacote de aumento de impostos (https://tinyurl.com/2c8ugod8)

O Globo: Câmara e governo dobram aposta em embate sobre medidas para compensar IOF (https://tinyurl.com/24mbd3n3)

Valor: Agenda de política: Lula participa do G7 e Câmara vota urgência para derrubar decreto do IOF (https://tinyurl.com/2agb4whl)

Valor: Gleisi diz que se Congresso derrubar pacote emendas serão afetadas: ‘bate aqui, bate lá’ (https://tinyurl.com/25zj25zc)

Valor: Ambiente adverso, de ânimos acirrados, cerca a votação (https://tinyurl.com/2dks3s2h)

O Globo: Menos de 1% dos projetos para suspender decretos presidenciais, como o do IOF, foram aprovados na Câmara desde 1989 (https://tinyurl.com/2a8zjgy7)

G1: Insatisfeito com emendas, Congresso já atrasou votações importantes e agora ameaça pacote do IOF (https://tinyurl.com/2co887vl)

Estadão: Medida do governo para o Pé-de-Meia é limitada e depende de ajustes maiores para gerar economia (https://tinyurl.com/23vl9sh2)

Estadão: Frentes parlamentares pregam devolução da MP de Haddad em manifesto e organizam ato para terça-feira (https://tinyurl.com/2dkt9csx)

O Globo: MP de Haddad altera compensação previdenciária a estados (https://tinyurl.com/25bxjcgg)

Valor: Congressistas defendem cortes, mas preferem gastar (https://tinyurl.com/2459h7gl)

Outras de fiscal

Valor: Decisão no STF pode custar R$ 35,4 bi à União (https://tinyurl.com/224zxd55)

Valor: Empresas vencem nos tribunais exclusão do ISS do PIS e da Cofins (https://tinyurl.com/2bnlhrzq)

Metrópoles: O pedido de Lula sobre o crédito para entregadores trocarem motos (https://tinyurl.com/yx78jksd)

Folha: Justiça avança sobre BPC e é responsável por um terço das concessões (https://tinyurl.com/29ld49l2)

O Globo: Gasto com pessoal de estatais fora do plano de privatização sobe acima da inflação (https://tinyurl.com/2bmm6qny)

Estadão: Não escaparemos da discussão a respeito de como construir um regime fiscal justo e eficiente (https://tinyurl.com/242q546x)

BC

Valor: Mercado se divide sobre nova alta da Selic nesta semana (https://tinyurl.com/27p3ppl5)

Valor: BC prepara Pix turbinado para baratear o crédito (https://tinyurl.com/23yabbgr)

Conjuntura

Valor: Déficit externo mais elevado traz desafio para câmbio e inflação (https://tinyurl.com/225sb48l)

Estadão: Escalada do conflito no Oriente Médio pode pressionar inflação no Brasil, avaliam analistas (https://tinyurl.com/28dv6bgq)

Gripe aviária

O Globo: São Paulo e Goiás têm casos de gripe aviária confirmados fora de granjas comerciais (https://tinyurl.com/22tbks8d)

Estadão: Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo (https://tinyurl.com/25vezl4z)

Folha: China autoriza importação de 83 frigoríficos de aves dos EUA, enquanto mantém embargo ao Brasil (https://tinyurl.com/2ywpg5yv)

Alimentos

Folha: Preços de arroz e feijão acumulam queda de dois dígitos com safra maior no Brasil (https://tinyurl.com/2dx7th3a)

Valor: Açúcar cai ao menor preço em quatro anos (https://tinyurl.com/2cavfpg2)

Folha: Café sobe 82% em um ano e pressiona preços de clubes por assinatura (https://tinyurl.com/2b9ld44h)

Energia

O Globo: ‘Gatos’ nas contas de luz geram prejuízo de R$ 10,3 bilhões ao setor elétrico em 2024 (https://tinyurl.com/2aeq2w5m)

Petróleo

Valor: ANP oferta áreas de petróleo sob risco de judicialização (https://tinyurl.com/2bmbaor6)

Vetos/INSS

Valor: Sessão do Congresso deve impor derrotas ao governo (https://tinyurl.com/2yv4bsr9)

Estadão: Alcolumbre marca análise de vetos de Lula após um ano e deve ler requerimento de CPMI do INSS (https://tinyurl.com/26pqcsvf)

G1: Há mais de um ano sem deliberar vetos, Congresso agenda sessão para terça; pedido para criação de CPI do INSS deve ser lido (https://tinyurl.com/2d7np9bn)

CNN: Em meio a impasse sobre IOF, Congresso deve analisar vetos de Lula (https://tinyurl.com/28yetg29)

O Globo: INSS recebe 3,2 milhões de pedidos de devolução de descontos em um mês (https://tinyurl.com/2boh88xb)

Reforma administrativa

Folha: Autor de proposta de reforma administrativa vê impulso de Motta ao tema (https://tinyurl.com/26khnjtt)

Governo/Congresso

Estadão: Lula se reúne com Hugo Motta, Rui Costa e Gleisi Hoffmann em meio a impasse sobre novo pacote fiscal (https://tinyurl.com/27qczafn)

G1: Motta se reúne com Lula e ministros em meio a tensões na negociação do pacote fiscal (https://tinyurl.com/24c3h8jg)

Folha: Hugo Motta cede a pressão de deputados e amplia conflito com governo Lula e STF após lua de mel (https://tinyurl.com/2xw586ee)

O Globo: Comunicação do governo Lula: após 5 meses, Sidônio ainda busca marca para alavancar gestão (https://tinyurl.com/2dxw8vyq)

CNN: Haddad tira férias em meio ao impasse do IOF (https://tinyurl.com/28j24lpx)

Folha: Executivo e Congresso podem discordar, mas conflito não pode virar crise institucional, diz Haddad (https://tinyurl.com/2yo4767u)

Estadão: Sob Lula e Bolsonaro, Congresso bate recorde de projetos para barrar decisões do governo (https://tinyurl.com/2669w5lw)

Emendas

Estadão: PT fora da LDO reacende apetite do Centrão por calendário de pagamento de emendas (https://tinyurl.com/22f2tu3u)

G1: Congresso apresenta proposta que permite uso de emendas para pagamento de salários de profissionais da Saúde (https://tinyurl.com/2dk4fnoc)

Valor: Dino divulga convidados para audiência pública para discutir emendas; Arminio Fraga está na lista (https://tinyurl.com/27fbstlw)

2026

O Globo: O candidato da direita em quem Bolsonaro aposta para garantir o indulto (https://tinyurl.com/224kvymv)

Folha: Lula vai tentar costurar neutralidade de aliados de centro e de direita em 2026 (https://tinyurl.com/2a6vk2xa)

O Globo: Fragilidade no apoio de partidos vira entrave para formação de palanque do PT em São Paulo (https://tinyurl.com/25gd2nxk)

Estadão: PSD, com ministros no governo Lula, reforçará aliança com Tarcísio em programa partidário (https://tinyurl.com/2aqdgg3r)

O Globo: Desempenho de Ratinho Júnior nas pesquisas anima Kassab, enquanto governador do PR prepara terreno contra Moro (https://tinyurl.com/27j6thr6)

Estadão: Ofensiva do Centrão contra pacote de Haddad é ‘aquecimento’ para guerra eleitoral em 2026 (https://tinyurl.com/2ckbw9rx)

Folha: Bolsonaro pretende lançar Carlos a senador por Santa Catarina (https://tinyurl.com/22r4tvd5)

Estadão: Tarcísio posta vídeo com gesto a evangélicos após pesquisa mostrar rejeição de Lula neste eleitorado (https://tinyurl.com/2ytcymfv)

Estadão: Haddad: Se economia estiver bem, chance de se ir bem nas eleições é maior (https://tinyurl.com/2bz9bbul)

Mercados

Valor: Conflito eleva temor de disparada dos preços do petróleo (https://tinyurl.com/2bulw7aw)

Valor: Disparada do petróleo pressiona títulos do Tesouro dos EUA e nubla cenário para o Fed (https://tinyurl.com/23j8w5by)

Folha: Com risco fiscal, títulos americanos de longo prazo ficam mais rentáveis (https://tinyurl.com/2acgv48u)

Agro

Globo Rural: Possível abertura do Japão para carne brasileira valerá só para cinco Estados (https://tinyurl.com/2csnyxzt)

Globo Rural: Indústria mapeia mercados após país obter ‘selo’ de livre de aftosa (https://tinyurl.com/295o6w4v)

Estadão: Agronegócio brasileiro dá novo salto e caminha para se tornar o mais relevante participante global (https://tinyurl.com/267dhkvh)

Infra

Valor: Com 10% de obras concluídas, PAC Seleções terá nova rodada (https://tinyurl.com/2avekr45)

XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/4e0H66I | desktop: https://tinyurl.com/5zpuwp57)

Bolsonaro

O Globo: O cálculo do governo Lula sobre a chance de Bolsonaro ir direto para uma prisão domiciliar (https://tinyurl.com/2co7qs3b)

CNN: Bolsonaro e outros réus têm até segunda (16) para apresentar pedidos ao STF (https://tinyurl.com/296ete7x)

G1: Bolsonaro no STF: os pontos fortes e fracos do depoimento – e o que dividiu a opinião de criminalistas (https://tinyurl.com/2yn2cgwp)

O Globo: Flávio diz que candidato de Bolsonaro em 2026 precisará sustentar indulto ao pai no STF, e cita ‘uso da força’ (https://tinyurl.com/27l37hvp)

Relações internacionais

CNN: No G7, Lula manifestará preocupação com tensões no Oriente Médio (https://tinyurl.com/265und2x)

Internacional

Valor: Israel prevê guerra longa e admite visar mudança de regime no Irã (https://tinyurl.com/2bgo6zt7)

Valor: Saída do Irã do TNP seria efeito mais grave de conflito (https://tinyurl.com/2xjo8l52)

Estadão: Conflito entre Israel e Irã reacende temores geopolíticos e pressiona mercados globais (https://tinyurl.com/2xz7fbdf)

Folha: Com ataques entre Israel e Irã, petroleiros evitam atravessar o Estreito de Hormuz (https://tinyurl.com/2a8bqvpx)

O Globo: Acordo entre China e EUA não garante liberação de terras-raras para uso militar, diz Reuters (https://tinyurl.com/2boqv22f)

O Globo: Japão busca a possibilidade de um acordo comercial com os EUA às vésperas da reunião de cúpula do G7 (https://tinyurl.com/2kzzpzfu)

Reuters: China’s factories slow, consumers unexpectedly perk up (https://tinyurl.com/bdhe45vn)

Valor: Taiwan limita venda de chips à China (https://tinyurl.com/2bgme745)

O Globo: Trump chega a acordo com a Nippon Steel sobre a compra de siderúrgica americana (https://tinyurl.com/29nunhsd)

Estadão: Possível jogo de cena com Israel revela nova tática improvável de Trump: a falsa negociação (https://tinyurl.com/2c8qxapu)

O Globo: ‘Ficará mais fácil para a China alcançar os EUA’, diz economista chinês que assessorou o governo (https://tinyurl.com/27btvn55)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.