XP Expert

News XPress – 11/06/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Ontem o ministro Fernando Haddad se reuniu duas vezes com o presidente Lula para fechar os detalhes das propostas que devem ser utilizadas para compensar as novas calibragens no IOF. Segundo a CNN, uma ala mais otimista do governo espera que as medidas – tanto a Medida Provisória, com as propostas de aumento de arrecadação, quanto o decreto com as novas mudanças no IOF – sejam publicadas já nesta quarta-feira (https://tinyurl.com/yc6kf6c9). Após o primeiro encontro do dia com Lula, Haddad confirmou algumas das alternativas que serão incluídas no pacote, em linha com o que o time XP Política antecipou ao longo da semana, como a ampliação da taxação das bets, alíquotas fixas em 17,5% para aplicações financeiras e o aumento da tributação do JCP de 15% para 20%. O Ministro também afirmou que foi acordada uma redução de 10% nos benefícios tributários infraconstitucionais e que o Congresso formará uma comissão de líderes para analisar a possibilidade de retomar o debate sobre medidas mais estruturantes de revisão de gastos. Sobre este último ponto, disse que várias possibilidades já foram levantadas pelo governo e por parlamentares, e que a ideia será fazer um “inventário” dessas iniciativas para determinar o que é “politicamente viável” – sem dar nenhum prazo para que a discussão seja de fato retomada (aplicativo: https://bit.ly/43VNkQy e desktop: https://tinyurl.com/336bp5ja).

Para além do que já foi confirmado, os jornais reportam que a MP a ser editada pelo governo também deve trazer alterações nas regras para compensações tributárias consideradas fraudulentas pelo Fisco. De acordo com as informações, a MP deve prever duas situações em que compensações não serão aceitas: quando for apresentada Darf inexistente e quando a empresa fizer compensação de atividade econômica de um setor diverso ao seu de origem (https://tinyurl.com/yff5sf5z e https://tinyurl.com/ym7k78hr). A Folha também afirma que uma possível proposta para regulamentar a tributação sobre transações com criptomoedas ainda depende de conversas entre Fazenda e Banco Central (https://tinyurl.com/3rbmuavp). Em paralelo, o G1 sustenta que líderes, tanto da base governistas quanto da oposição, vão insistir para que o Executivo envie propostas estruturantes de cortes de gastos para só então aprovar a nova MP. A avaliação é que o ministro Fernando Haddad ficou devendo neste campo e que algumas das medidas anunciadas sofrerão forte resistência no Legislativo (https://tinyurl.com/yj9xfdxb) – o presidente do PP, Ciro Nogueira, disse ontem que irá se reunir com partidos de centro e de oposição para fechar questão contra a MP (https://tinyurl.com/3vzrj9j2).

Em outras frentes no Congresso, ontem foi realizada a primeira reunião do grupo de trabalho que discute a reforma administrativa na Câmara, conduzida pelo deputado Pedro Paulo. Segundo o parlamentar, embora o objetivo principal não seja o ajuste fiscal (https://tinyurl.com/mrxx7z5b), o “jabuti” poderá ser incluído no texto final da comissão, visando a redução do gasto primário, se assim for solicitado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (https://tinyurl.com/a7kan65a). Já a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou, a pedido do líder do governo na Casa, a análise da proposta que fixa em R$ 13,6 mil o piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas para 20 horas semanais de trabalho – proposta que, se aprovada, custaria bilhões aos cofres públicos e já preocupa o Palácio do Planalto (https://tinyurl.com/27bdn7we).

Por fim, Hugo Motta confirmou que o deputado Fernando Filho (União), ex-ministro de Minas e Energia do governo Temer, será indicado como relator da medida provisória que muda as regras do setor elétrico, uma das principais apostas do Planalto para recuperar a popularidade do presidente Lula (https://tinyurl.com/n3mryxkc). Segundo a Folha, no entanto, os presidentes da Câmara e do Senado pretendem esvaziar a MP para evitar que o ministro Alexandre Silveira fique com o protagonismo da proposta (https://tinyurl.com/23yk8ef3). Ontem a Aneel também aprovou a aplicação das mudanças na tarifa social de energia elétrica previstas na MP, que passarão a valer a partir de 5 de julho (https://tinyurl.com/35tpa843). Além disso, a agência aprovou proposta no processo das indenizações às transmissoras de energia. A decisão representa redução de R$ 5,6 bilhões no custo da transmissão de energia entre julho de 2025 e julho de 2028 — valor que será pago por consumidores e geradores (https://tinyurl.com/z9hhcr5y).

Agenda BCB: Galípolo palestra na abertura de simpósio, às 8h30 – o compromisso é aderente às regras de silêncio do Copom (link para transmissão: https://tinyurl.com/225yx6w9).

Agendas de Lula e Haddad: Haddad participa de audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, às 10h (https://tinyurl.com/edcnkzsz). A agenda de Lula não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Sem dados relevantes nesta quarta.

Internacional

Depois de dois dias de conversas, EUA e China estabeleceram um arcabouço para retomar o acordo do mês passado que reduziu as tarifas. Os chineses vão liberar mais exportações de terras raras, enquanto os americanos devem reduzir restrições a exportações de certos produtos. Não foram dados detalhes, pois o acordo ainda terá que ser ratificado pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping (https://tinyurl.com/mr3dvfrf).

Na mesma seara, a Bloomberg reporta que a União Europeia tem como melhor cenário chegar a um acordo comercial com os EUA em 9 de julho, mas que a expectativa mais realista é concluir as negociações em cenário mais alongado. Do outro lado, o veículo afirma que a região prepara medidas proporcionais que vão além de tarifas contra os EUA, se necessário (https://tinyurl.com/2kaza9wt).

Agenda internacional de dados: No Japão o PPI de maio registrou -0,2% m/m e 3,2% a/a (est +0,2% e 3,5%, respectivamente). Nos EUA, às 9h30 teremos o CPI de maio (est 2,4% para o a/a do índice cheio e 2,9% para o núcleo), às 14h leilão de títulos de 10 anos e, às 15h, o resultado fiscal do governo de maio (est USD -314 bi).

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4drtvfv7

Fiscal

XP Macro: Fiscal Tracker: Lower expenditure leads to better primary balance in May (https://tinyurl.com/42b56yw5)

CNN: Haddad e Lula se reúnem duas vezes e devem publicar MP ainda nesta semana (https://tinyurl.com/yc6kf6c9)

CNN: Lula convoca Haddad para definir últimos detalhes de pacote do IOF (https://tinyurl.com/mp92u99p)

Valor: Com medida provisória, governo pode endurecer compensação de tributos (https://tinyurl.com/yff5sf5z)

Folha: MP de Haddad deve contar com medida para restringir compensações tributárias fraudulentas (https://tinyurl.com/ym7k78hr)

G1: Líderes governistas e da oposição pedem medidas estruturantes de corte de gastos para aprovar nova MP (https://tinyurl.com/5chvm8rv)

O Globo: Equipe econômica deixa para Congresso iniciativa sobre corte de gastos (https://tinyurl.com/y7tdwhmw)

Folha: Fala de Motta sobre IOF foi prudente e gastos serão discutidos em comissão, diz Haddad (https://tinyurl.com/f2cwcrzm)

Estadão: Vamos abrir discussão sobre medidas de gasto para saber quais têm simpatia do Congresso, diz Haddad (https://tinyurl.com/nzc57n8w)

Estadão: Haddad diz que medidas para reduzir gastos serão avaliadas por comissão de líderes do Congresso (https://tinyurl.com/3ajjw7wb)

XP Política: Haddad: Foi acertada uma redução de 10% do gasto tributário infraconstitucional, mas vamos voltar à mesa para discutir gasto primário (app: https://bit.ly/43VNkQy and desktop: https://tinyurl.com/336bp5ja)

Valor: Partidos com ministérios culpam governo por falta de medidas de corte de gastos (https://tinyurl.com/bjhjkn6w)

Folha: Tributação de criptomoedas ainda depende de discussão com BC (https://tinyurl.com/3rbmuavp)

Valor: MP mexe com nervos de quem estava calmo (https://tinyurl.com/2auky6aa)

O Globo: Haddad participa de audiência na Câmara nesta quarta e deve falar de alternativas ao aumento do IOF (https://tinyurl.com/edcnkzsz)

O Globo: IOF: para evitar nova crise, Planalto determina que apenas Haddad fale sobre novo pacote fiscal (https://tinyurl.com/bp9fvtp3)

Valor: Novas medidas garantem meta de superávit em 2026, afirma Haddad (https://tinyurl.com/6494bt4u)

Folha: Medidas alternativas ao IOF atingem ‘moradores de cobertura’, diz Haddad (https://tinyurl.com/27khpup5)

O Globo: Haddad diz que medidas para compensar aumento do IOF miram ‘moradores de cobertura’ e corrigem privilégios fiscais (https://tinyurl.com/yc4j36h4)

CNN: Frentes parlamentares organizam evento para discutir “escalada tributária” (https://tinyurl.com/bddzxvdr)

Valor: Constituição dificulta corte linear de 1/3 dos gastos tributários (https://tinyurl.com/2z7bn6ry)

Valor: Cajado quer corte lento e gradual de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/3j2d772y)

Estadão: Efraim Filho avisa ao governo que não aceitará aumento ‘eleitoreiro’ de gastos no Orçamento de 2026 (https://tinyurl.com/4mfbh2m7)

Valor: TCU vai aprovar contas de Lula com ressalvas e alertas sobre transparência em emendas e uso de créditos extraordinários (https://tinyurl.com/mpd4tpfp)

Valor: Propostas de ajuste fiscal enviadas pelo governo estão paradas no Congresso (https://tinyurl.com/8maxpf2k)

Folha: De fintechs ao agro, pacote para aumentar impostos é recebido com críticas generalizadas (https://tinyurl.com/2tm6kr29)

Valor: Bancos pressionam por ajuste de gastos do governo (https://tinyurl.com/3fnr9z86)

Valor: Crescimento acima do projetado não foi suficiente para melhorar a dinâmica da dívida, diz Moody’s (https://tinyurl.com/s9fr2a8n)

Reforma administrativa

O Globo: Grupo da Câmara sobre Reforma Administrativa tem primeira reunião; medida pode racionalizar custos, diz relator (https://tinyurl.com/mrxx7z5b)

Valor: Reforma não é para cortar gastos, dizem deputados (https://tinyurl.com/3w5rb6ve)

Folha: Reforma administrativa pode incluir o ‘jabuti’ do ajuste fiscal, diz relator (https://tinyurl.com/a7kan65a)

Emendas

G1: Motta liga para Gleisi em tom duro e mostra insatisfação com pagamento de emendas (https://tinyurl.com/45yu9k6t)

G1: Motta se irrita com nova decisão de Dino sobre emendas, e ameaça travar projetos do governo (https://tinyurl.com/yrvvmvb6)

CNN: Cobrança de Dino sobre emendas dificulta negociação de alternativas ao IOF (https://tinyurl.com/ebczdsyu)

Valor: Orçamento secreto volta a confrontar STF e Congresso (https://tinyurl.com/2su4vmex)

Folha: Motta reclama de despacho de Dino sobre emendas, e insatisfação vira risco para pauta do governo (https://tinyurl.com/wpd5z5e9)

O Globo: Decisão do STF sobre emendas provoca insatisfação na Câmara e pressiona articulação do governo (https://tinyurl.com/yt2vdvwm)

Valor: A líderes do governo, Alcolumbre reclama de despacho de Dino sobre emendas para saúde (https://tinyurl.com/bde3a8a5)

Poder360: Governo procura Alcolumbre e coloca panos quentes sobre decisão de Dino (https://tinyurl.com/2s35ea3x)

Reforma tributária

Valor: Impasse no Comitê Gestor do IBS preocupa integrantes do Comsefaz (https://tinyurl.com/5n6rte5h)

Folha: Simulação de alíquotas do Imposto Seletivo deve ficar pronta neste mês, diz Appy (https://tinyurl.com/2s4bacce)

Inflação

Valor: IPCA sobe abaixo do previsto em maio, mas segue sob atenção (https://tinyurl.com/5n8fbnes)

Valor: Análise: IPCA traz boas notícias em alimentos e bens industriais; serviços ainda mostram pressões (https://tinyurl.com/3v7b5k3u)

Valor: Alimento impacta núcleo de inflação, mostra estudo (https://tinyurl.com/bktsytax)

BC

Estadão: BC estuda modelo de financiamento imobiliário com captação no mercado diante de queda na poupança (https://tinyurl.com/3f7dh775)

Estadão: BC quer incluir regulação do mercado de capitais na PEC da autonomia (https://tinyurl.com/mrpc7wcu)

Energia

Valor: Aneel aprova início da nova tarifa social de energia a partir de julho para famílias de baixa renda (https://tinyurl.com/yc3mcpku)

Valor: Aneel reduz em R$ 5,6 bi indenizações a transmissoras, e consumidor de energia deve pagar menos até 2028 (https://tinyurl.com/z9hhcr5y)

Folha: Alcolumbre e Motta atuam para esvaziar MP de Silveira e antecipar aprovação de tarifa social (https://tinyurl.com/23yk8ef3)

Folha: Frente de consumidores cogita ir ao STF contra jabutis de eólicas offshore (https://tinyurl.com/4cc6j7cm)

Petrobras

Folha: Petrobras quer mais influência na Braskem, mas sem reestatizar, diz Magda (https://tinyurl.com/vwx7xche)

O Globo: ‘Não temos vergonha de produzir petróleo’, diz presidente da Petrobras (https://tinyurl.com/2uhwchbx)

Agro

Globo Rural: Taxação de LCA deve ter impacto ‘quase zero’ nos juros do crédito rural, diz Fávaro (https://tinyurl.com/5feavj2v)

Consignado

CNN: Crédito do Trabalhador já soma R$ 14,6 bi, segundo ministério; BB lidera (https://tinyurl.com/4hfdzr59)

Folha: Governo muda regra, e trabalhador pode pegar até 9 empréstimos consignados CLT (https://tinyurl.com/3k3hhd8z)

Mercado

Valor: Mercado reduz aposta em alta da Selic após IPCA abaixo do esperado (https://tinyurl.com/47reawzc)

Ipsos-Ipec

O Globo:  A nova pesquisa Ipec de avaliação do governo Lula (https://tinyurl.com/2jjvshkp)

STF/Bolsonaro

O Globo: Ministros do STF veem interrogatório de Bolsonaro ‘sem surpresas’ e ‘dentro do script’ (https://tinyurl.com/mr43am5x)

Valor: Bolsonaro reconhece ter discutido ‘hipóteses’ com militares, mas nega ‘minuta’: ‘nunca se falou em golpe’ (https://tinyurl.com/4dx2kc8k)

Folha: Bolsonaro vai além de versão da defesa ao admitir estudo de ‘possibilidades’ para reverter eleição (https://tinyurl.com/6jusxnae)

O Globo: Bolsonaro e Alexandre de Moraes preferiram fazer um dueto ao invés de um duelo (https://tinyurl.com/bdcmrje9)

Folha: Bolsonaro chama de ‘malucos’ apoiadores em acampamentos após a eleição de 2022 (https://tinyurl.com/nsec63rf)

O Globo: ‘Eles é que têm de provar que eu sou culpado’, diz Bolsonaro após interrogatório (https://tinyurl.com/ycy5wbee)

O Globo: Trama golpista: o grande ‘perdedor’ dos interrogatórios, segundo os advogados dos réus (https://tinyurl.com/3bmssbzw)

O Globo: O que acontece agora? Entenda os próximos passos e saiba quando deve ocorrer o julgamento da trama golpista (https://tinyurl.com/bdftk2bj)

O Globo: O pedido de Bolsonaro a aliados, caso seja preso por trama golpista (https://tinyurl.com/3y4ak852)

CNN: Hugo pede que STF rejeite pedido de Nikolas para instalar CPI do INSS (https://tinyurl.com/mr3uvbnr)

Zambelli

Folha: Motta muda de ideia e decide mandar para o plenário perda de mandato de Zambelli (https://tinyurl.com/bdhsvyj8)

Estadão: Oposição na Câmara decide retomar obstrução em reação a ordem de prisão de Zambelli; veja bastidores (https://tinyurl.com/2u2hp7zt)

Internacional

Valor: EUA e China fecham acordo para avançar na solução do impasse sobre terras raras (https://tinyurl.com/mpnhkw4z)

Folha: EUA e China chegam a princípio de acordo, dizem representantes em negociações (https://tinyurl.com/36fr6u76)

Folha: Bessent surge como possível candidato a suceder Powell no comando do Fed, diz agência (https://tinyurl.com/fdthaxsp)

Folha/NYT: Tribunal dos EUA diz que Trump pode manter maioria das tarifas contra China e outros países (https://tinyurl.com/4kyhwhup)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.