Brasil
Ontem o ministro Fernando Haddad se reuniu duas vezes com o presidente Lula para fechar os detalhes das propostas que devem ser utilizadas para compensar as novas calibragens no IOF. Segundo a CNN, uma ala mais otimista do governo espera que as medidas – tanto a Medida Provisória, com as propostas de aumento de arrecadação, quanto o decreto com as novas mudanças no IOF – sejam publicadas já nesta quarta-feira (https://tinyurl.com/yc6kf6c9). Após o primeiro encontro do dia com Lula, Haddad confirmou algumas das alternativas que serão incluídas no pacote, em linha com o que o time XP Política antecipou ao longo da semana, como a ampliação da taxação das bets, alíquotas fixas em 17,5% para aplicações financeiras e o aumento da tributação do JCP de 15% para 20%. O Ministro também afirmou que foi acordada uma redução de 10% nos benefícios tributários infraconstitucionais e que o Congresso formará uma comissão de líderes para analisar a possibilidade de retomar o debate sobre medidas mais estruturantes de revisão de gastos. Sobre este último ponto, disse que várias possibilidades já foram levantadas pelo governo e por parlamentares, e que a ideia será fazer um “inventário” dessas iniciativas para determinar o que é “politicamente viável” – sem dar nenhum prazo para que a discussão seja de fato retomada (aplicativo: https://bit.ly/43VNkQy e desktop: https://tinyurl.com/336bp5ja).
Para além do que já foi confirmado, os jornais reportam que a MP a ser editada pelo governo também deve trazer alterações nas regras para compensações tributárias consideradas fraudulentas pelo Fisco. De acordo com as informações, a MP deve prever duas situações em que compensações não serão aceitas: quando for apresentada Darf inexistente e quando a empresa fizer compensação de atividade econômica de um setor diverso ao seu de origem (https://tinyurl.com/yff5sf5z e https://tinyurl.com/ym7k78hr). A Folha também afirma que uma possível proposta para regulamentar a tributação sobre transações com criptomoedas ainda depende de conversas entre Fazenda e Banco Central (https://tinyurl.com/3rbmuavp). Em paralelo, o G1 sustenta que líderes, tanto da base governistas quanto da oposição, vão insistir para que o Executivo envie propostas estruturantes de cortes de gastos para só então aprovar a nova MP. A avaliação é que o ministro Fernando Haddad ficou devendo neste campo e que algumas das medidas anunciadas sofrerão forte resistência no Legislativo (https://tinyurl.com/yj9xfdxb) – o presidente do PP, Ciro Nogueira, disse ontem que irá se reunir com partidos de centro e de oposição para fechar questão contra a MP (https://tinyurl.com/3vzrj9j2).
Em outras frentes no Congresso, ontem foi realizada a primeira reunião do grupo de trabalho que discute a reforma administrativa na Câmara, conduzida pelo deputado Pedro Paulo. Segundo o parlamentar, embora o objetivo principal não seja o ajuste fiscal (https://tinyurl.com/mrxx7z5b), o “jabuti” poderá ser incluído no texto final da comissão, visando a redução do gasto primário, se assim for solicitado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (https://tinyurl.com/a7kan65a). Já a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou, a pedido do líder do governo na Casa, a análise da proposta que fixa em R$ 13,6 mil o piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas para 20 horas semanais de trabalho – proposta que, se aprovada, custaria bilhões aos cofres públicos e já preocupa o Palácio do Planalto (https://tinyurl.com/27bdn7we).
Por fim, Hugo Motta confirmou que o deputado Fernando Filho (União), ex-ministro de Minas e Energia do governo Temer, será indicado como relator da medida provisória que muda as regras do setor elétrico, uma das principais apostas do Planalto para recuperar a popularidade do presidente Lula (https://tinyurl.com/n3mryxkc). Segundo a Folha, no entanto, os presidentes da Câmara e do Senado pretendem esvaziar a MP para evitar que o ministro Alexandre Silveira fique com o protagonismo da proposta (https://tinyurl.com/23yk8ef3). Ontem a Aneel também aprovou a aplicação das mudanças na tarifa social de energia elétrica previstas na MP, que passarão a valer a partir de 5 de julho (https://tinyurl.com/35tpa843). Além disso, a agência aprovou proposta no processo das indenizações às transmissoras de energia. A decisão representa redução de R$ 5,6 bilhões no custo da transmissão de energia entre julho de 2025 e julho de 2028 — valor que será pago por consumidores e geradores (https://tinyurl.com/z9hhcr5y).
Agenda BCB: Galípolo palestra na abertura de simpósio, às 8h30 – o compromisso é aderente às regras de silêncio do Copom (link para transmissão: https://tinyurl.com/225yx6w9).
Agendas de Lula e Haddad: Haddad participa de audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, às 10h (https://tinyurl.com/edcnkzsz). A agenda de Lula não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: Sem dados relevantes nesta quarta.
Internacional
Depois de dois dias de conversas, EUA e China estabeleceram um arcabouço para retomar o acordo do mês passado que reduziu as tarifas. Os chineses vão liberar mais exportações de terras raras, enquanto os americanos devem reduzir restrições a exportações de certos produtos. Não foram dados detalhes, pois o acordo ainda terá que ser ratificado pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping (https://tinyurl.com/mr3dvfrf).
Na mesma seara, a Bloomberg reporta que a União Europeia tem como melhor cenário chegar a um acordo comercial com os EUA em 9 de julho, mas que a expectativa mais realista é concluir as negociações em cenário mais alongado. Do outro lado, o veículo afirma que a região prepara medidas proporcionais que vão além de tarifas contra os EUA, se necessário (https://tinyurl.com/2kaza9wt).
Agenda internacional de dados: No Japão o PPI de maio registrou -0,2% m/m e 3,2% a/a (est +0,2% e 3,5%, respectivamente). Nos EUA, às 9h30 teremos o CPI de maio (est 2,4% para o a/a do índice cheio e 2,9% para o núcleo), às 14h leilão de títulos de 10 anos e, às 15h, o resultado fiscal do governo de maio (est USD -314 bi).
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4drtvfv7
Fiscal
XP Macro: Fiscal Tracker: Lower expenditure leads to better primary balance in May (https://tinyurl.com/42b56yw5)
CNN: Haddad e Lula se reúnem duas vezes e devem publicar MP ainda nesta semana (https://tinyurl.com/yc6kf6c9)
CNN: Lula convoca Haddad para definir últimos detalhes de pacote do IOF (https://tinyurl.com/mp92u99p)
Valor: Com medida provisória, governo pode endurecer compensação de tributos (https://tinyurl.com/yff5sf5z)
Folha: MP de Haddad deve contar com medida para restringir compensações tributárias fraudulentas (https://tinyurl.com/ym7k78hr)
G1: Líderes governistas e da oposição pedem medidas estruturantes de corte de gastos para aprovar nova MP (https://tinyurl.com/5chvm8rv)
O Globo: Equipe econômica deixa para Congresso iniciativa sobre corte de gastos (https://tinyurl.com/y7tdwhmw)
Folha: Fala de Motta sobre IOF foi prudente e gastos serão discutidos em comissão, diz Haddad (https://tinyurl.com/f2cwcrzm)
Estadão: Vamos abrir discussão sobre medidas de gasto para saber quais têm simpatia do Congresso, diz Haddad (https://tinyurl.com/nzc57n8w)
Estadão: Haddad diz que medidas para reduzir gastos serão avaliadas por comissão de líderes do Congresso (https://tinyurl.com/3ajjw7wb)
XP Política: Haddad: Foi acertada uma redução de 10% do gasto tributário infraconstitucional, mas vamos voltar à mesa para discutir gasto primário (app: https://bit.ly/43VNkQy and desktop: https://tinyurl.com/336bp5ja)
Valor: Partidos com ministérios culpam governo por falta de medidas de corte de gastos (https://tinyurl.com/bjhjkn6w)
Folha: Tributação de criptomoedas ainda depende de discussão com BC (https://tinyurl.com/3rbmuavp)
Valor: MP mexe com nervos de quem estava calmo (https://tinyurl.com/2auky6aa)
O Globo: Haddad participa de audiência na Câmara nesta quarta e deve falar de alternativas ao aumento do IOF (https://tinyurl.com/edcnkzsz)
O Globo: IOF: para evitar nova crise, Planalto determina que apenas Haddad fale sobre novo pacote fiscal (https://tinyurl.com/bp9fvtp3)
Valor: Novas medidas garantem meta de superávit em 2026, afirma Haddad (https://tinyurl.com/6494bt4u)
Folha: Medidas alternativas ao IOF atingem ‘moradores de cobertura’, diz Haddad (https://tinyurl.com/27khpup5)
O Globo: Haddad diz que medidas para compensar aumento do IOF miram ‘moradores de cobertura’ e corrigem privilégios fiscais (https://tinyurl.com/yc4j36h4)
CNN: Frentes parlamentares organizam evento para discutir “escalada tributária” (https://tinyurl.com/bddzxvdr)
Valor: Constituição dificulta corte linear de 1/3 dos gastos tributários (https://tinyurl.com/2z7bn6ry)
Valor: Cajado quer corte lento e gradual de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/3j2d772y)
Estadão: Efraim Filho avisa ao governo que não aceitará aumento ‘eleitoreiro’ de gastos no Orçamento de 2026 (https://tinyurl.com/4mfbh2m7)
Valor: TCU vai aprovar contas de Lula com ressalvas e alertas sobre transparência em emendas e uso de créditos extraordinários (https://tinyurl.com/mpd4tpfp)
Valor: Propostas de ajuste fiscal enviadas pelo governo estão paradas no Congresso (https://tinyurl.com/8maxpf2k)
Folha: De fintechs ao agro, pacote para aumentar impostos é recebido com críticas generalizadas (https://tinyurl.com/2tm6kr29)
Valor: Bancos pressionam por ajuste de gastos do governo (https://tinyurl.com/3fnr9z86)
Valor: Crescimento acima do projetado não foi suficiente para melhorar a dinâmica da dívida, diz Moody’s (https://tinyurl.com/s9fr2a8n)
Reforma administrativa
O Globo: Grupo da Câmara sobre Reforma Administrativa tem primeira reunião; medida pode racionalizar custos, diz relator (https://tinyurl.com/mrxx7z5b)
Valor: Reforma não é para cortar gastos, dizem deputados (https://tinyurl.com/3w5rb6ve)
Folha: Reforma administrativa pode incluir o ‘jabuti’ do ajuste fiscal, diz relator (https://tinyurl.com/a7kan65a)
Emendas
G1: Motta liga para Gleisi em tom duro e mostra insatisfação com pagamento de emendas (https://tinyurl.com/45yu9k6t)
G1: Motta se irrita com nova decisão de Dino sobre emendas, e ameaça travar projetos do governo (https://tinyurl.com/yrvvmvb6)
CNN: Cobrança de Dino sobre emendas dificulta negociação de alternativas ao IOF (https://tinyurl.com/ebczdsyu)
Valor: Orçamento secreto volta a confrontar STF e Congresso (https://tinyurl.com/2su4vmex)
Folha: Motta reclama de despacho de Dino sobre emendas, e insatisfação vira risco para pauta do governo (https://tinyurl.com/wpd5z5e9)
O Globo: Decisão do STF sobre emendas provoca insatisfação na Câmara e pressiona articulação do governo (https://tinyurl.com/yt2vdvwm)
Valor: A líderes do governo, Alcolumbre reclama de despacho de Dino sobre emendas para saúde (https://tinyurl.com/bde3a8a5)
Poder360: Governo procura Alcolumbre e coloca panos quentes sobre decisão de Dino (https://tinyurl.com/2s35ea3x)
Reforma tributária
Valor: Impasse no Comitê Gestor do IBS preocupa integrantes do Comsefaz (https://tinyurl.com/5n6rte5h)
Folha: Simulação de alíquotas do Imposto Seletivo deve ficar pronta neste mês, diz Appy (https://tinyurl.com/2s4bacce)
Inflação
Valor: IPCA sobe abaixo do previsto em maio, mas segue sob atenção (https://tinyurl.com/5n8fbnes)
Valor: Análise: IPCA traz boas notícias em alimentos e bens industriais; serviços ainda mostram pressões (https://tinyurl.com/3v7b5k3u)
Valor: Alimento impacta núcleo de inflação, mostra estudo (https://tinyurl.com/bktsytax)
BC
Estadão: BC estuda modelo de financiamento imobiliário com captação no mercado diante de queda na poupança (https://tinyurl.com/3f7dh775)
Estadão: BC quer incluir regulação do mercado de capitais na PEC da autonomia (https://tinyurl.com/mrpc7wcu)
Energia
Valor: Aneel aprova início da nova tarifa social de energia a partir de julho para famílias de baixa renda (https://tinyurl.com/yc3mcpku)
Valor: Aneel reduz em R$ 5,6 bi indenizações a transmissoras, e consumidor de energia deve pagar menos até 2028 (https://tinyurl.com/z9hhcr5y)
Folha: Alcolumbre e Motta atuam para esvaziar MP de Silveira e antecipar aprovação de tarifa social (https://tinyurl.com/23yk8ef3)
Folha: Frente de consumidores cogita ir ao STF contra jabutis de eólicas offshore (https://tinyurl.com/4cc6j7cm)
Petrobras
Folha: Petrobras quer mais influência na Braskem, mas sem reestatizar, diz Magda (https://tinyurl.com/vwx7xche)
O Globo: ‘Não temos vergonha de produzir petróleo’, diz presidente da Petrobras (https://tinyurl.com/2uhwchbx)
Agro
Globo Rural: Taxação de LCA deve ter impacto ‘quase zero’ nos juros do crédito rural, diz Fávaro (https://tinyurl.com/5feavj2v)
Consignado
CNN: Crédito do Trabalhador já soma R$ 14,6 bi, segundo ministério; BB lidera (https://tinyurl.com/4hfdzr59)
Folha: Governo muda regra, e trabalhador pode pegar até 9 empréstimos consignados CLT (https://tinyurl.com/3k3hhd8z)
Mercado
Valor: Mercado reduz aposta em alta da Selic após IPCA abaixo do esperado (https://tinyurl.com/47reawzc)
Ipsos-Ipec
O Globo: A nova pesquisa Ipec de avaliação do governo Lula (https://tinyurl.com/2jjvshkp)
STF/Bolsonaro
O Globo: Ministros do STF veem interrogatório de Bolsonaro ‘sem surpresas’ e ‘dentro do script’ (https://tinyurl.com/mr43am5x)
Valor: Bolsonaro reconhece ter discutido ‘hipóteses’ com militares, mas nega ‘minuta’: ‘nunca se falou em golpe’ (https://tinyurl.com/4dx2kc8k)
Folha: Bolsonaro vai além de versão da defesa ao admitir estudo de ‘possibilidades’ para reverter eleição (https://tinyurl.com/6jusxnae)
O Globo: Bolsonaro e Alexandre de Moraes preferiram fazer um dueto ao invés de um duelo (https://tinyurl.com/bdcmrje9)
Folha: Bolsonaro chama de ‘malucos’ apoiadores em acampamentos após a eleição de 2022 (https://tinyurl.com/nsec63rf)
O Globo: ‘Eles é que têm de provar que eu sou culpado’, diz Bolsonaro após interrogatório (https://tinyurl.com/ycy5wbee)
O Globo: Trama golpista: o grande ‘perdedor’ dos interrogatórios, segundo os advogados dos réus (https://tinyurl.com/3bmssbzw)
O Globo: O que acontece agora? Entenda os próximos passos e saiba quando deve ocorrer o julgamento da trama golpista (https://tinyurl.com/bdftk2bj)
O Globo: O pedido de Bolsonaro a aliados, caso seja preso por trama golpista (https://tinyurl.com/3y4ak852)
CNN: Hugo pede que STF rejeite pedido de Nikolas para instalar CPI do INSS (https://tinyurl.com/mr3uvbnr)
Zambelli
Folha: Motta muda de ideia e decide mandar para o plenário perda de mandato de Zambelli (https://tinyurl.com/bdhsvyj8)
Estadão: Oposição na Câmara decide retomar obstrução em reação a ordem de prisão de Zambelli; veja bastidores (https://tinyurl.com/2u2hp7zt)
Internacional
Valor: EUA e China fecham acordo para avançar na solução do impasse sobre terras raras (https://tinyurl.com/mpnhkw4z)
Folha: EUA e China chegam a princípio de acordo, dizem representantes em negociações (https://tinyurl.com/36fr6u76)
Folha: Bessent surge como possível candidato a suceder Powell no comando do Fed, diz agência (https://tinyurl.com/fdthaxsp)
Folha/NYT: Tribunal dos EUA diz que Trump pode manter maioria das tarifas contra China e outros países (https://tinyurl.com/4kyhwhup)

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!