XP Expert

News XPress – 06/06/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A semana se encerra com expectativa para a reunião que será realizada neste domingo entre a equipe econômica e lideranças do Congresso para discussão das medidas alternativas ao aumento do IOF.

Segundo o jornal O Globo, a Fazenda está otimista e avalia que será possível definir o pacote completo já no próprio domingo, ou pelo menos deixar tudo muito bem encaminhado. O jornal ainda afirma que o governo deve propor aos parlamentares a manutenção da elevação do IOF ao menos até dezembro, mas em um percentual mais baixo do que no decreto editado no final do mês passado, bem como a ampliação da taxação sobre as bets, de 12% do faturamento bruto para 18% (https://tinyurl.com/5bfda58a). A imprensa também reporta que a equipe econômica traçou estratégias para dar viabilidade política a cortes em benefícios tributários e a mudanças no Fundeb como parte do pacote (https://tinyurl.com/4wuhmahp). Com relação ao primeiro ponto, segundo a Reuters, o Planalto deve encampar um projeto de lei que prevê um corte de 10% em benefícios tributários entre 2025 e 2026 e veda a concessão de novos benefícios nessas áreas (https://tinyurl.com/43pscjw5). A respeito do Fundeb, a CNN registra que uma das saídas ventiladas seria encerrar o avanço da complementação da União ao fundo em 21% e criar mecanismo que permita reverter o percentual adicional em verba para o MEC destinar à educação básica, o que poderia reduzir resistências (https://tinyurl.com/4wuhmahp).

Em outras possíveis fontes de arrecadação, o Valor registra que o repasse adicional de dividendos do BNDES e da Petrobras ao Tesouro exigiria negociações técnicas do governo com as estatais e que, até o momento, não houve pedido oficial do Executivo para que essa análise seja realizada (https://tinyurl.com/3s4aypwa). A Folha, por sua vez, pontua que a ANP deve concluir até o mês de julho o debate sobre a revisão dos preços de referência do petróleo para o cálculo dos royalties (https://tinyurl.com/ayhujcdt).

Os jornais, por outro lado, também trazem resistências às propostas que têm sido ventiladas até aqui. Segundo a CNN, alterações que mirem mudar a estrutura do BPC ou do Fundeb não são vistas com bons olhos por integrantes da base do governo (https://tinyurl.com/26nwa4p3). A Bloomberg ainda coloca como muito baixa a chance de o Planalto de fato apoiar medidas que envolvam os pisos de saúde e educação ou a desvinculação da Previdência do salário mínimo, e que o presidente Lula, antes de apoiar a agenda, vai querer saber claramente qual a parcela de contribuição que as camadas mais ricas vão dar para o equilíbrio fiscal (https://tinyurl.com/yap2tp8r). Neste sentido, a ministra Esther Dweck afirmou que o governo atual “não vê como pauta” a revisão dos pisos de saúde e educação, destacando que a medida não teria impacto fiscal relevante no curto prazo (https://tinyurl.com/4aycwxdw). Já o ministro da Educação, Camilo Santana, disse ser contra mudanças no Fundeb (https://tinyurl.com/bdjfpmv8).

Para além do IOF, o time XP Política escreveu ontem que o STF irá retomar no dia 25 de junho a discussão sobre a devolução de valores decorrentes da Tese do Século na conta de luz – tema monitorado de perto por quem cobre inflação no detalhe, visto que pode ter impacto relevante nas tarifas de energia. A Corte já formou maioria contra o pleito das distribuidoras, que questionam a constitucionalidade da lei que determinou a devolução integral dos montantes aos consumidores. Ainda há, no entanto, um ponto relevante em aberto que pode beneficiar as empresas: o estabelecimento de um prazo prescricional. Parte dos ministros defende prescrição de 10 anos, outros de 5 e há um voto para que não haja qualquer prescrição. Veja aqui os detalhes: https://bit.ly/3SFzZXB [app] e https://tinyurl.com/mr2r7ndp [desktop]. A Suprema Corte também julga a partir desta sexta novos recursos do INSS no caso da chamada “revisão da vida toda” (https://tinyurl.com/6bw3teyb). Segundo o jornal O Globo, a expectativa no STF é de que o julgamento não apresente nenhuma reviravolta, mas reforce os entendimentos recentes adotados pela Corte sobre o tema (https://tinyurl.com/yc5k4t6h).

Agenda BCB: Nilton David e Paulo Picchetti participam de reuniões trimestrais com economistas às 9h30 e às 11h.

Agendas de Lula e Haddad: Em Paris, Lula participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil – França, às 10h30 (horário de Brasília). No mesmo horário, em São Paulo, Haddad palestra em congresso de direito tributário.

Agenda local de dados: Às 8h, a FGV divulga o IGP-DI de maio (exp. -0,69% m/m e 6,44% a/a).

Internacional

No noticiário internacional, após a troca de acusações feitas ontem entre Elon Musk e Donald Trump, o dono do X deu alguns indicativos na rede social de que pode buscar esfriar as tensões (https://tinyurl.com/4w2z7k4f).

Agenda internacional de dados: Na Zona do Euro, a terceira leitura do PIB do primeiro trimestre subiu 0,6% t/t (exp. 0,4%). As vendas no varejo avançaram 0,1% m/m (exp. 0,2%) e 2,3% a/a (exp. 1,5% a/a) em abril. Na Alemanha, a produção industrial caiu 1,4% m/m em abril (exp. -1,0%).

Nos EUA, às 9h30 será divulgado o payroll de maio, com o mercado antevendo criação líquida de 126k, taxa de desemprego estável em 4,2% e rendimentos médios por hora subindo 0,3% m/m. Às 16h teremos os dados de crédito de abril.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/5usu655d

IOF/Fiscal

Brasília em Off: O timing do anúncio do novo plano fiscal (https://tinyurl.com/yap2tp8r)

O Globo: IOF: o que a Fazenda espera da reunião com o Congresso (https://tinyurl.com/5bfda58a)

CNN Brasil: Equipe econômica traça estratégias para alterar Fundeb e benefícios fiscais (https://tinyurl.com/4wuhmahp)

Valor: Para receber dividendo extra, governo terá que negociar com estatais (https://tinyurl.com/3s4aypwa)

Folha: ANP prevê concluir até julho revisão dos preços do petróleo proposta por MME para elevar receitas (https://tinyurl.com/ayhujcdt)

G1: Alckmin reforça maturidade do diálogo sobre IOF e prevê resposta “redonda” na semana que vem (https://tinyurl.com/u52atf3j)

CNN Brasil: Alternativas ao IOF com gastos sociais têm resistência na base do governo (https://tinyurl.com/26nwa4p3)

Estadão: Governo não vê como pauta revisão dos pisos de saúde e educação, diz Esther Dweck (https://tinyurl.com/4aycwxdw)

O Globo: Ministro da Educação diz ser contra mudanças no Fundeb em pacote alternativo ao IOF (https://tinyurl.com/bdjfpmv8)

O Globo: BPC volta a entrar em debate sobre corte de gastos em opção ao IOF (https://tinyurl.com/mpjyeype)

Folha: Governo e Congresso rejeitaram medidas que agora tentam ressuscitar para compensar IOF (https://tinyurl.com/4umk84bn)

Valor: Previdência privada reúne dados para tentar convencer governo a voltar atrás no IOF (https://tinyurl.com/u7hxjhu9)

O Globo: PL vai ao Supremo contra alta do IOF e Moraes é sorteado relator (https://tinyurl.com/4hn8nvrz)

Estadão: Corte de benefícios fiscais esbarra em restrições legais e força lobbies no Congresso (https://tinyurl.com/2chmzu9b)

Valor: 54 empresas têm 29% dos incentivos fiscais (https://tinyurl.com/2pzz5n5j)

Folha: Captação de planos VGBL caiu 80% após IOF e mercado está paralisado, diz entidade (https://tinyurl.com/mwpn4uar)

Valor: Alckmin reforça compromisso com déficit zero e diz que debate fiscal será feito pelo lado da receita e despesa (https://tinyurl.com/mptn2ehs)

S&P

Folha: S&P Global reafirma nota BB para crédito soberano do Brasil com perspectiva estável (https://tinyurl.com/yc7rcsnt)

O Globo: Nota da S&P já era prevista pelo governo e mostra desafios fiscais, dizem economistas (https://tinyurl.com/ek9shd9n)

BC

Folha: Com guerra tarifária, mercado vê exterior como principal risco à estabilidade financeira, diz BC (https://tinyurl.com/wd97u2hr)

Energia

XP Política: Tese do Século: impacto para distribuidoras e na conta de luz (app: https://bit.ly/3SFzZXB | desktop: https://tinyurl.com/mr2r7ndp)

2026

G1: Disputa baseada na rejeição pode não funcionar na eleição de 2026, avaliam ministros do governo que temem força de Tarcísio (https://tinyurl.com/jsfku9fu)

Valor: Governo aposta na força da reeleição (https://tinyurl.com/4awcse4p)

Estadão: Michelle Bolsonaro pavimenta caminho presidenciável enquanto alternativas topam com obstáculos (https://tinyurl.com/4vx9v6z7)

Valor: PL acha que Bolsonaro elege até um poste em 2026 (https://tinyurl.com/zj8cpef)

Estadão: Ratinho deixa outros governadores para trás e ganha força como alternativa a Tarcísio em 2026 (https://tinyurl.com/2zwd8dr6)

CNN Brasil: PT sinaliza preferência por enfrentar Eduardo Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/4hadtzcd)

Pesquisas

Valor: Lula aparece empatado com nomes da direita em pesquisa de 2º turno (https://tinyurl.com/mr475ach)

O Globo: Alta rejeição a Lula e Bolsonaro em pesquisa Quaest indica cenário aberto para 2026 (https://tinyurl.com/y6efcwfp)

Brasil: Nomes da direita ganham fôlego e empatam com Lula no 2º turno, diz Quaest (https://tinyurl.com/tcpckvxf)

CNN Brasil: Alckmin diz que Quaest é fotografia de momento e prevê melhora no cenário (https://tinyurl.com/sev8rm9s)

Estadão: Maioria dos brasileiros não quer Lula ou Jair Bolsonaro em 2026; veja números da pesquisa (https://tinyurl.com/t4e8dcj6)

G1: Antipetismo cresce além de Bolsonaro e desafia estratégia de Lula para 2026 (https://tinyurl.com/t4e8dcj6)

Governo

CNN Brasil: Lula admite a aliados que governo precisa sair do modo gestão de crise (https://tinyurl.com/mvnu4nyp)

O Globo: Sidônio diz a servidores que quer usar EBC para recuperar imagem do governo (https://tinyurl.com/4dfkkys9)

Folha: Governo quer ampliar exposição de Lula em nova ofensiva após queda de popularidade (https://tinyurl.com/2vwzyy9e)

Mercados

Valor: Reprecificação de apostas para Selic afeta ativos e dólar cai ao menor nível em 8 meses (https://tinyurl.com/y27kk8wr)

O Globo: Dólar cai ao menor patamar do ano, a R$ 5,58, após conversa entre Trump e Xi (https://tinyurl.com/bdz466aa)

Valor: NY cai com discussão entre Trump e Musk (https://tinyurl.com/2mmvpmjb)

Valor: FIIs e FIAGROs terão que cancelar cotas que forem alvo de programa de recompra, diz CVM (https://tinyurl.com/mvvajdp6)

Balança comercial

Estadão: Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 7,24 bilhões em abril (https://tinyurl.com/yc64yczd)

Folha: Superávit comercial do Brasil fica abaixo do esperado com maior importação em maio (https://tinyurl.com/45taev29)

Dados

Folha: Produção de veículos no Brasil recua 6% em maio, diz Anfavea (https://tinyurl.com/yp978cdc)

Alimentos

Globo Rural: Para estudar compra de carne, Japão terá comitiva no Brasil (https://tinyurl.com/23y6kj9y)

STF

Folha: STF volta a julgar revisão da vida toda do INSS nesta sexta (6); entenda o que está em jogo (https://tinyurl.com/6bw3teyb)

O Globo: STF volta a analisar, a partir desta sexta, novo recurso sobre revisão da vida toda do INSS (https://tinyurl.com/yc5k4t6h)

Folha: Mendonça vota pró-big techs e defende responsabilização de plataformas só após decisão judicial (https://tinyurl.com/3n6t7sf5)

G1: Mendonça diverge da maioria dos ministros no julgamento sobre responsabilização das redes (https://tinyurl.com/4x2kj5ss)

Crédito consignado

O Globo: Consignado privado pode alcançar R$ 100 bilhões até o fim do ano no país, diz presidente da Caixa (https://tinyurl.com/2s3kerbx)

Estadão: Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco (https://tinyurl.com/ndysxa9p)

Folha: Portabilidade do consignado CLT começa nesta sexta-feira, ainda sem garantia do FGTS (https://tinyurl.com/2yewe9k7)

Reforma administrativa

Valor: Dweck diz ser contra discutir corte de gastos no grupo de trabalho sobre reforma administrativa (https://tinyurl.com/mtm64rc9)

Estadão: Reforma administrativa volta ao radar como pauta para 2027 (https://tinyurl.com/2b6htwkm)

INSS

G1: INSS: documentos que comprovam vínculo entre beneficiários e entidades investigadas podem passar por perícia, diz ministro (https://tinyurl.com/mr7kve8w)

MME

Folha: Silveira tenta driblar outros ministérios e força indicação em estatal responsável por Itaipu e Angra (https://tinyurl.com/4jxeh7ej)

Petrobras

UOL Notícias: Exclusivo: Petrobras precisa estar na África; principal foco fora do Brasil, diz CEO (https://tinyurl.com/4z93us8s)

Relações internacionais

XP Política: Lula: Ninguém avisou ‘o homem’ que ele foi eleito para ser presidente dos EUA? (app: https://bit.ly/45OT7tM | desktop: https://tinyurl.com/2m69ubaf)

Valor: Lula volta a cutucar Trump e taxação imposta pelos EUA: “mais conversas e menos bravatas” (https://tinyurl.com/y58b54ds)

Valor: Macron fala em aprimorar acordo com Mercosul (https://tinyurl.com/y54r9fdt)

O Globo: Ao lado de Macron, Lula diz que deseja fechar acordo entre Mercosul e UE em seis meses: ‘Abra seu coração’ (https://tinyurl.com/bdfh2ryk)

G1: Faixa de Gaza: Lula cobra de potências um basta e diz que Netanyahu faz genocídio premeditado de palestinos (https://tinyurl.com/yf9ywdf8)

G1: Lula diz estar preocupado com guerra entre Rússia e Ucrânia e vê ONU enfraquecida politicamente (https://tinyurl.com/yben8dsh)

Congresso

CNN Brasil: Alcolumbre e Hugo Motta defendem marco do licenciamento: “Brasil é exemplo” (https://tinyurl.com/bdzjbb65)

CNN Brasil: Hugo Motta quer votar regulamentação da IA até o fim do ano (https://tinyurl.com/58amaw68)

Folha: Em Paris, Lula cobra coragem do Congresso para regular redes e volta a atacar Bolsonaro (https://tinyurl.com/mv35e34y)

Folha: Alcolumbre diz querer votar no Senado ainda neste mês projeto que aumenta número de deputados (https://tinyurl.com/y9yvjj4a)

G1: Motta diz ter prometido a Marina responsabilidade ambiental, mas pondera que mundo não pode nos cobrar o que não faz (https://tinyurl.com/yk9bm9k7)

Infra

Valor: ANTAQ aprova modelo de leilão de megaterminal de contêineres em Santos (https://tinyurl.com/4czuthm6)

Partidos

Folha: PSDB aprova fusão com Podemos e tenta manter controle do novo partido (https://tinyurl.com/4z4etvtf)

Estadão: Após votar por União PSDB-Podemos, Riedel se encontra com Kassab e PSD fica otimista sobre filiação (https://tinyurl.com/bdh4tdcv)

Zambelli

Folha: Câmara confirma licença de Zambelli e bloqueio de salário, mas ainda não discute prisão (https://tinyurl.com/4nurbpyd)

G1: Interpol inclui Zambelli na lista de difusão vermelha a pedido de Moraes (https://tinyurl.com/8xwkmpk2)

Internacional

Estadão: Trump diz que conversa com Xi Jinping foi ‘excelente’; China cobra retirada de ‘medidas negativas’ (https://tinyurl.com/3mcr3cad)

Folha: Trump e Xi Jinping conversaram por telefone, diz agência chinesa (https://tinyurl.com/mh2zn9fv)

Estadão: Banco Central Europeu reduz taxa de juros, enquanto guerra comercial pesa sobre a economia (https://tinyurl.com/4d9swhhu)

Folha: Déficit comercial dos EUA cai 5,6% em abril em meio à guerra tarifária (https://tinyurl.com/5ffr82cs)

Valor: Balança comercial dos EUA tem déficit de US$ 61,6 bilhões em abril (https://tinyurl.com/5d76krfz)

O Globo: “Não é para os meus netos, é para os meus filhos”, diz executivo da Nvidia sobre robôs humanoides e agentes de IA (https://tinyurl.com/4wrrbz8d)

Valor: Trump ameaça contrato de Musk com governo (https://tinyurl.com/a9xmyhma)

O Globo: Ações da Tesla caem 14,26%, maior queda em quatro anos, e empresa perde US$ 150 bi em valor de mercado (https://tinyurl.com/5n8vs3kp)

Folha: Grandes investidores se afastam dos mercados dos EUA por temor de Trump (https://tinyurl.com/4yz835cj)

Folha: CEO da BlackRock alerta para o crescente déficit dos EUA; “vai sobrecarregar o país” (https://tinyurl.com/2cy2c98b)

Folha: Lançamento de IA da Apple com Alibaba é adiado por guerra comercial de Trump (https://tinyurl.com/yc3mw2ph)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.