Brasil
A semana se encerra com foco na busca por uma solução para os atritos em torno da judicialização do IOF. A CNN registra conversa realizada ontem entre o ministro Alexandre de Moraes e o presidente da Câmara, Hugo Motta, em Lisboa, a respeito do tema. Os dois teriam acertado detalhar o assunto no retorno ao Brasil, na próxima semana, após Moraes indicar disposição de discutir possíveis alternativas com os presidentes do Legislativo. Segundo a nota, Hugo Motta e Davi Alcolumbre consideram positiva uma eventual conciliação, mas ainda não haveria sinalização sobre a posição do presidente Lula a respeito (https://tinyurl.com/mrxhtabv). O jornal O Globo, por sua vez, traz a avaliação de líderes governistas, de que o impasse caminha para uma “solução global” que contemple a resolução de outros temas, para além do IOF. Neste cenário, o presidente Lula poderia, por exemplo, abrir mão de vetar o aumento no número de deputados para a Câmara aprovar o projeto da revisão de benefícios tributários. Já a oposição poderia tentar incluir o PL da anistia no pacote, embora um consenso em torno deste ponto seja mais difícil (https://tinyurl.com/2y92j8fp).
Na esteira da judicialização, União Brasil, PP, Republicanos e mais cinco partidos protocolaram no STF uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) para garantir a validade do decreto legislativo que suspendeu o aumento do IOF – siglas que, juntas, comandam cinco ministérios na Esplanada (https://tinyurl.com/2crps35b). O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que a melhor opção seria resolver o impasse através de “soluções consensuais”, mas que, caso essa saída não seja viável, a Corte tomará sua decisão (https://tinyurl.com/248uo9w4) – para o ministro Flávio Dino, a decisão seria “muito simples” do ponto de vista jurídico (https://tinyurl.com/224hnga7).
Pelo ponto de vista fiscal, a Bloomberg reporta que, na avaliação da equipe econômica, será possível fechar as contas em 2025, ainda que aos trancos e barrancos. Para 2026, embora o cenário seja mais desafiador, uma mudança na meta de superávit seria assunto proibido no gabinete do ministro Fernando Haddad, embora já passe pela cabeça de alguns técnicos, incluindo do Planejamento. Aqueles que defendem a manutenção da meta, de acordo com a nota, usam como argumento que o arcabouço fiscal já prevê mecanismos de ajuste caso seja descumprida, e que se o Congresso quiser dificultar ainda mais a vida do governo, também enfrentará as consequências (https://tinyurl.com/3rpujb7a). Com relação à reforma do Imposto de Renda, ontem o deputado Arthur Lira disse já ter fechado o texto que será apresentado à comissão especial e que é preciso “dar um passo atrás” na crise para que a proposta possa avançar (https://tinyurl.com/2aagd7g7). Haddad, por sua vez, avaliou que as negociações estão em um caminho “muito bom” e que Lira “tem mantido um diálogo de altíssimo nível” com a equipe econômica (https://tinyurl.com/24ctbvbd). O Valor também traz declaração do senador Efraim Filho, presidente da CMO, de que o PLDO de 2026 deve ser votado no colegiado na próxima quarta-feira. A apreciação final do parecer, contudo, ficaria apenas para agosto (https://tinyurl.com/234olyce).
Em meio aos embates entre governo e Congresso, os jornais ainda reportam que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, irá apresentar uma proposta para impor um limite para o questionamento de decisões do Legislativo no STF (https://tinyurl.com/2a5p93p2). Segundo o G1, a ideia, que pode ser debatida já na próxima reunião de líderes, é propor que os partidos políticos tenham um número mínimo de cadeiras no Congresso para que possam recorrer à Suprema Corte (https://tinyurl.com/28y6tkck). A imprensa também pontua que Alcolumbre tem se colocado à disposição do governo para mediar a crise com o Parlamento (https://tinyurl.com/52szadz8), mas com a ressalva de que a narrativa do “nós contra eles” adotada pelo Executivo representa um risco à democracia (https://tinyurl.com/mu9bys3c). O Valor, no entanto, afirma que pesquisas internas do Planalto já mostram uma elevação de cinco pontos percentuais na popularidade do presidente Lula desde o início da ofensiva para encampar uma batalha entre ricos e pobres, o que pode dar força para a narrativa ser levada à frente (https://tinyurl.com/2354sbee) – o jornal ainda sustenta que a meta entre lideranças do PT é que Lula alcance a casa dos 40% de ótimo e bom nas pesquisas até o fim do ano (https://tinyurl.com/2awpqzvy).
Agenda BCB: Nilton David tem reuniões individuais com gestoras às 9h e às 10h para tratar de conjuntura econômica.
Agendas de Lula e Haddad: No Rio de Janeiro, Lula participa de reunião anual do Bancos dos Brics, às 10h, e de cerimônia para anúncio de investimentos da Petrobras, às 11h30. Haddad, também no Rio, participa de seminário (9h40) e reunião (13h) do Banco dos Brics e se reúne bilateralmente com o ministro das Finanças da Índia.
Agenda local de dados: Às 15h teremos a balança comercial de junho.
Internacional
Futuros das bolsas americanas e o dólar operam em queda nessa manhã reagindo às falas de ontem de Trump, enquanto o mercado de treasuries está fechado devido ao feriado. O presidente americano disse que sua administração começará hoje a enviar cartas a parceiros comerciais anunciando as tarifas que eles terão que pagar e que entrarão em vigor em 1º de agosto. Trump disse que 10 a 12 cartas seriam enviadas hoje, com outras adicionais sendo enviadas nos próximos dias. As alíquotas menores poderiam ser de 10% a 20%, enquanto as maiores poderiam chegar a 60% ou 70%, segundo o presidente americano (https://tinyurl.com/ynxtwntu).
Agenda internacional de dados: Na Zona do Euro, o PPI variou -0,6% m/m e +0,3% a/a em maio, conforme esperado pelo mercado. Na Alemanha, as encomendas às fábricas subiram 5,3% a/a em maio (exp. 5,7%) e o PMI da construção de junho ficou em 44,8. No Reino Unido, o PMI da construção veio em 48,8 em junho (exp. 48,5).
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4esn3zr7
IOF
O Globo: Crise do IOF: negociação caminha para tentar uma ‘solução global’ (https://tinyurl.com/2y92j8fp)
CNN: Moraes e Hugo conversam sobre crise do IOF em Portugal (https://tinyurl.com/2cusvjvo)
O Globo: Com cinco ministérios, União Brasil, PP e Republicanos vão ao STF contra governo para manter decisão do Congresso sobre IOF (https://tinyurl.com/2crps35b)
Valor: Partidos com ministérios no governo acionam STF para manter projeto que barra alta do IOF (https://tinyurl.com/24h5vqxs)
Folha: Barroso diz que consenso no IOF é melhor saída: ‘Se não for possível, a gente decide’ (https://tinyurl.com/248uo9w4)
Valor: Dino diz que decisão do STF sobre IOF é ‘algo muito simples’ do ponto de vista jurídico (https://tinyurl.com/224hnga7)
Estadão: Haddad diz que vê ‘busca de diálogo’ sobre IOF no Congresso, mas ainda não houve avanço (https://tinyurl.com/2akojp76)
Estadão: IOF para regular ou arrecadar? Governo adota viés duplo e expõe debate que será chave em ação no STF (https://tinyurl.com/247xxq55)
CNN: IOF: drible do governo não convence Congresso e políticos defendem diálogo (https://tinyurl.com/24cbu3jx)
Outras de fiscal
Bloomberg: Brasília em Off: O que será da meta fiscal de 2026 (https://tinyurl.com/3rpujb7a)
Valor: LDO será votada antes do recesso, diz presidente de comissão (https://tinyurl.com/234olyce)
Estadão: Imposto de Renda: Lira diz que fechou esboço do texto que será apresentado em comissão na Câmara (https://tinyurl.com/2aagd7g7)
O Globo: Haddad diz que estão num ‘bom caminho’ as negociações com Lira para a isenção do IR até R$ 5 mil (https://tinyurl.com/24ctbvbd)
Valor: Lira diz que ‘é momento de dar um passo atrás’ na crise e projeto do Imposto de Renda deve avançar (https://tinyurl.com/2bft4h3w)
Folha: Projeto de aliado de Lula pretende destinar R$ 22 bilhões para empresas (https://tinyurl.com/2ycvtwsa)
Folha: Apoio lei contra supersalários e falei com Alcolumbre, mas há extras justificáveis, diz Barroso (https://tinyurl.com/2d5597fp)
Folha: Barroso rebate governo e diz que aumento do BPC não é culpa do Judiciário (https://tinyurl.com/24a8u39f)
CNN: Múcio faz desabafo sobre Orçamento e volta a pedir fatia maior do PIB (https://tinyurl.com/27rjqw6q)
BC
Valor: BC suspende três instituições acusadas de receber recursos de ataque hacker (https://tinyurl.com/2buwxhnu)
Valor: Análise: BC precisa de mais poder e dinheiro para combater ataques ao Pix (https://tinyurl.com/2df5vsg3)
Estadão: Nova PEC aumenta poder do Congresso sobre presidente do Banco Central (https://tinyurl.com/2y9uczx9)
Poderes
Valor: Campanha sobre ‘ricos contra pobres’ calça popularidade, leva conflito à rua e divide governo (https://tinyurl.com/2354sbee)
Valor: Quanto Lula quer crescer nas pesquisas até o fim do ano (https://tinyurl.com/2awpqzvy)
Estadão: Alcolumbre irá apresentar proposta para restringir quem pode contestar decisão do Legislativo no STF (https://tinyurl.com/2a5p93p2)
G1: Em meio à crise do IOF, Alcolumbre quer projeto para limitar quem pode recorrer ao STF contra decisão do Congresso (https://tinyurl.com/28y6tkck)
CNN: Lula quer discutir ritmo de pautas governistas em encontro com Davi e Hugo (https://tinyurl.com/2692zre3)
CNN: Alcolumbre se coloca à disposição do governo para mediar crise do IOF (https://tinyurl.com/29j78opj)
O Globo: Metade de ações de partidos no STF é de siglas ameaçadas por cláusula de barreira (https://tinyurl.com/26st6t2b)
O Globo: Motta se vê fortalecido após confronto com o governo e cita arsenal do Congresso para enfrentar ataques (https://tinyurl.com/22xz7mux)
Folha: Congresso quer impor ao governo Lula pagamento de emendas antes da eleição (https://tinyurl.com/2bezooaa)
Folha: Crises permanentes de governabilidade são uma tendência, diz Dino no ‘Gilmarpalooza’ (https://tinyurl.com/2dq257tt)
Valor: No embate sobre IOF, Motta faz elogios a Gleisi e Guimarães, e vê vitimização de Haddad (https://tinyurl.com/28thvpt4)
G1: Presidentes de partidos veem Lula distante e dizem que nunca foram procurados para reuniões (https://tinyurl.com/2b8o38g9)
Valor: Bancada do PSB se distancia de governo Lula (https://tinyurl.com/2d83hr83)
CNN: STF avança sobre Orçamento em meio à crise do IOF, avaliam deputados (https://tinyurl.com/2cjm69fs)
Estadão: Lula avalia ‘lavar as mãos’ para não sancionar nem vetar projeto que amplia número de deputados (https://tinyurl.com/2yfbh7l7)
CNN: Líder do PL prevê votação da Anistia antes do recesso (https://tinyurl.com/25995cta)
Valor: Crise entre governo Lula e Congresso ‘é mais profunda’ do que caso IOF, diz Gilmar Mendes (https://tinyurl.com/2bbt5yly)
Folha: STF não tem legitimidade para decidir sobre questões de orçamento, diz Lira (https://tinyurl.com/2xvfw5hb)
Estadão: Combustível que alimenta crise entre os Poderes tem IOF, golpe e investigações sigilosas no STF (https://tinyurl.com/26zlxgyh)
Redes
XP Política: Governistas e antibolsonaristas pautam debate sobre Congresso, com marca expressiva de menções (app: https://bit.ly/4eC5NGY | desktop: https://tinyurl.com/mp963h66)
G1: Lula agradece Alcolumbre por aprovação de MPs; presidente do Senado alerta para risco de ataques ao Congresso (https://tinyurl.com/29w66wz8)
G1: Gleisi repudia ataques nas redes sociais a membros do Congresso (https://tinyurl.com/22escrm6)
O Globo: Inteligência artificial barateia, expande e muda guerra política nas redes (https://tinyurl.com/2asj7fbl)
Conjuntura
Valor: Cenário de recessão do PIB do Brasil no 2º semestre fica mais distante (https://tinyurl.com/29ekb6pq)
Valor: Indústria de consumo aposta em produtos mais baratos para ganhar mercado (https://tinyurl.com/2a7u97zu)
Combustíveis/Petrobras
Folha: Petróleo cai com incerteza sobre tarifas dos EUA, antes do esperado aumento da produção da Opep+ (https://tinyurl.com/2348j93y)
G1: Governo pede investigação sobre preços dos combustíveis (https://tinyurl.com/28qbxp36)
Folha: AGU pede investigação sobre formação de preços de combustíveis (https://tinyurl.com/23ngwap2)
Estadão: Petrobras vai investir R$ 33 bi para ampliar produção; megaprojeto prevê mais 38 mil vagas (https://tinyurl.com/2ykgr79v)
O Globo: Petrobras vai investir R$ 23 bi até 2029 na ampliação do antigo Comperj (https://tinyurl.com/29edp3hu)
Folha: Petrobras está atendendo a expectativas de Lula e da sociedade, diz Magda (https://tinyurl.com/2b3n7m58)
Valor: Entidades querem ampliar uso de biocombustíveis (https://tinyurl.com/29x4zylq)
Energia
G1: Aneel defende proposta para restringir subsídios que encarecem a conta de luz; entenda (https://tinyurl.com/25hrb3d3)
G1: Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: entenda como vai funcionar (https://tinyurl.com/28qnb2va)
Estadão: Conta de luz cresce 1300% em 25 anos, segundo Abrace, enquanto a inflação no período é de 326% (https://tinyurl.com/2a4b64tf)
INSS
CNN: Wolney: Crédito extraordinário para acordo do INSS deve ser de R$ 4 bilhões (https://tinyurl.com/2aoa4dhy)
G1: Fraude no INSS: Toffoli dá aval a acordo da União para devolução de dinheiro a aposentados do INSS (https://tinyurl.com/26tdkj7h)
Folha: Toffoli aprova plano de devolução a aposentados do INSS e suspende ações judiciais de indenização (https://tinyurl.com/2c2tdtbf)
CNN: Pagamento inicial de aposentados será em 24 de julho, diz ministro à CNN (https://tinyurl.com/2atvhhjk)
CNN: Ministro sobre INSS: 2 milhões estão aptos a receber ressarcimento inicial (https://tinyurl.com/2cethnfy)
Estadão: Haddad elogia decisão de Toffoli que permite devolver dinheiro desviado de aposentados (https://tinyurl.com/2xhpozde)
CNN: INSS: “Brasileiros vão pagar pelo roubo duas vezes”, diz líder do PL (https://tinyurl.com/22kc8mfx)
Crédito
Folha: Governo Lula prepara pacote com novas regras para crédito habitacional e linha para reformas (https://tinyurl.com/2cv8ttt5)
Estadão: Financiamento imobiliário: BC avalia reforma da poupança e novas formas de conseguir recursos para crédito da casa própria (https://tinyurl.com/2262gwh4)
Correios
O Globo: Presidente dos Correios pedirá demissão até a próxima semana (https://tinyurl.com/26f7uxe7)
Folha: Correios avisam ao governo que podem precisar de socorro da União (https://tinyurl.com/2b6uovjm)
Agro/Alimentos
Globo Rural: Governo vai comprar 100 mil toneladas de arroz, mas não definiu instrumento (https://tinyurl.com/24tasmwz)
Globo Rural: Japão amplia compras de café brasileiro e avalia liberação de carne bovina, diz Ministério da Agricultura (https://tinyurl.com/2dx2uyyw)
Globo Rural: ‘Não é possível inventar dinheiro’, diz Fazenda sobre Plano Safra (https://tinyurl.com/2bmpeeoy)
Folha: Alimentos pesam na inflação em SP e pressionam mais a classe E (https://tinyurl.com/2axepun9)
Globo Rural: Produção de café pode atingir 70 milhões de sacas na próxima safra (https://tinyurl.com/2y77voy8)
Estadão: Maior safra da história pega País com falta de armazém para 124 milhões de toneladas de grãos (https://tinyurl.com/28kegmal)
Master
Valor: Após reunião com Galípolo, Master e BRB seguem confiantes em aprovação pelo BC (https://tinyurl.com/293c8h4q)
Mercados
Valor: Emprego forte reduz aposta em corte de juros pelo Fed neste mês (https://tinyurl.com/2cw5e8sc)
Valor: CVM lança regime Fácil para companhias menores acessarem mercado de capitais; veja como vai funcionar (https://tinyurl.com/2b5l4fpu)
Valor: Análise: ‘Small caps’ podem receber um grande e belo impulso nos EUA (https://tinyurl.com/27swcb2j)
Valor: Ibovespa bate recorde; dólar cai para R$ 5,405 (https://tinyurl.com/2xojjm9z)
Bolsonaro
CNN: Michelle ligou a líder do PL pedindo que evitem contato com Bolsonaro (https://tinyurl.com/244vvxds)
Folha: Inquérito no STF que mira bolsonaristas será mantido porque fatos se multiplicaram, diz Barroso (https://tinyurl.com/2bfplv44)
O Globo: Como Alexandre de Moraes acelerou em um mês julgamento que pode levar à prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/22watx7v)
O Globo: Eduardo Bolsonaro teme que anistia enfraqueça sanções contra Moraes (https://tinyurl.com/2aqdc5zr)
STF
Folha: Gilmar convoca audiência no STF para discutir pejotização (https://tinyurl.com/24f99hfa)
Folha: Excesso de proteção desprotege trabalhador, diz Barroso (https://tinyurl.com/23rk5996)
Relações internacionais
XP Política: Lula/Mercosul: Podemos diminuir custos e reduzir riscos cambiais utilizando nossas próprias moedas (app: https://bit.ly/4eyZBj2 | desktop: https://tinyurl.com/bdhuex64)
G1: Lula participa de cúpula do Mercosul; Brasil assume a presidência do bloco (https://tinyurl.com/29kxmbyg)
Folha: Lula defende tarifas do Mercosul; Milei fala em liberdade juntos ou sozinhos (https://tinyurl.com/2brjl8eb)
Valor: Brasil vê oportunidade para Brics em meio a turbulência global (https://tinyurl.com/27za9xcn)
Folha: Argentina e Paraguai vão estudar gasoduto que pode ser alternativa para o Brasil (https://tinyurl.com/26l9ardp)
O Globo: Brics quer ocupar cena global deixada de lado por EUA com Trump (https://tinyurl.com/2dqeb5vb)
G1: Xi ausente e Putin de forma online: quem vai na Cúpula do Brics (https://tinyurl.com/28sj9ros)
Internacional
Folha: Congresso dos EUA aprova projeto de Trump que pode aumentar dívida do país em US$ 3,3 tri em dez anos (https://tinyurl.com/2dloxvsq)
O Globo: Trump retoma ofensiva tarifária e pode começar a notificar países amanhã (https://tinyurl.com/29up5n5e)
O Globo: China ameaça retaliar se acordo de EUA e Vietnã afetar seus interesses (https://tinyurl.com/23monqol)
Valor: Suposto foco dos EUA em taxar reexportação irrita a China (https://tinyurl.com/2xshzskx)
O Globo: Aprovado, megaprojeto de Trump aumenta preocupação com a dívida dos EUA: veja a quem o país deve (https://tinyurl.com/23b7vhes)
Estadão: Estamos prontos para acordo sobre tarifas com os EUA, diz presidente da Comissão Europeia (https://tinyurl.com/226xm4xd)
Folha: China critica acordos comerciais que ‘prejudicam terceiros’ após anúncio de Vietnã e EUA (https://tinyurl.com/22flfb5a)
Valor: Trump diz não ter feito avanço em conversa com Putin (https://tinyurl.com/2y3busx6)
Folha: Promotores dos EUA acusam Coreia do Norte de infiltrar trabalhadores para obter receita e roubar informações (https://tinyurl.com/2dxz8lqp)
Folha: Déficit comercial dos EUA aumenta em maio com queda das exportações (https://tinyurl.com/28uyfuut)
O Globo: Com megaprojeto de Trump, qual será o impacto do corte de subsídios na indústria de carros elétricos dos EUA? (https://tinyurl.com/2cuv66qx)
Folha: Japão planeja teste inédito de extração de minerais em águas profundas (https://tinyurl.com/2bsraq63)

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!