O Escritório Comercial dos Estados Unidos (USTR) propôs uma tarifa geral de 25% sobre produtos brasileiros como forma de compensar “atos, políticas e práticas incoerentes” do país que “oneram ou restringem o comércio” americano – no âmbito das investigações da chamada Seção 301 (https://bit.ly/4vkLCEx).
As “medidas corretivas” devem ser aplicadas até o dia 15 de julho. Até lá, o USTR realizará uma consulta para que o setor privado comente os resultados antes da elaboração do relatório definitivo, que precisa ser publicado até a data mencionada. No dia 6 do mesmo mês, também haverá uma audiência sobre as ações propostas. A lista de produtos livres da taxação adicional tem 73 páginas e traz bens considerados estratégicos para a economia dos EUA ou cuja oferta doméstica é insuficiente, como aviões, suco de laranja e café – itens que já foram isentados do tarifaço americano do ano passado (https://bit.ly/4ue2Dzk).
Na publicação, o representante comercial americano, Jamieson Greer, declarou que ele e o presidente Donald Trump realizaram “diversas reuniões construtivas” com o presidente Lula e seu gabinete ao longo do último ano. Mas, apesar do diálogo ter se intensificado nas últimas semanas, as partes não teriam chegado a um consenso sobre a “resolução das questões identificadas nesta investigação”. Por outro lado, Greer disse ter proposto medidas de resposta para consulta pública, enquanto os “Estados Unidos continuam a manter negociações intensas com o Brasil em busca de uma solução para as preocupações americanas”. “Espero continuar o diálogo com o governo brasileiro antes do prazo legal de 15 de julho de 2026 para a adoção de medidas de resposta”, ressaltou.
Dentre as justificativas, o documento afirma que “tribunais brasileiros emitiram ordens secretas” para que plataformas americanas de mídia social removessem “certos conteúdos políticos”, sob pena de multa. Também cita que o Brasil “tem prejudicado injustamente empresas dos EUA envolvidas em serviços de pagamento eletrônico, inclusive por meio de “políticas que favorecem seu campeão nacional” – em uma referência ao Pix. O governo americano ainda alega que o país concede tarifas mais baixas para centenas de produtos vindos de México e Índia, por meio de acordos comerciais preferenciais, e não faz esforços suficientes para punir e prevenir casos de suborno e corrupção, o que prejudicaria a concorrência justa e os interesses comerciais americanos (https://tinyurl.com/3evmw5ay).
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, já havia apontado ontem para a necessidade de usar argumentos sólidos em resposta às investigações comerciais contra o Brasil. Para ele, esse tópico teria um caráter muito mais político do que técnico por parte dos EUA – o que chamou de “inaceitável” (https://tinyurl.com/24eqhoty). Contudo, traçou diferenças entre o tema e a classificação de PCC e CV como organizações terroristas. O ministro afirmou que fará “conversas internas com instituições financeiras e autoridades brasileiras” para “recolher informação e levar isso de maneira qualificada para autoridades norte-americanas” (https://bit.ly/3PC6R5P).
O G1 também reporta que Lula considera a possibilidade de conversar pessoalmente com Donald Trump para insistir em um trabalho de cooperação no combate ao crime organizado, com objetivo de evitar qualquer tipo de medida que venha a prejudicar o sistema financeiro nacional. A intenção também seria evitar novos aumentos de tarifas para produtos brasileiros (https://bit.ly/4nZGraC). Auxiliares do presidente, contudo, estariam pregando cautela na definição dos próximos passos, para evitar que o conflito escale e resulte em novas sanções da Casa Branca (https://tinyurl.com/2ylt3zml).
Enquanto isso, Flávio Bolsonaro tenta aos poucos retomar as agendas de pré-campanha e deixar para trás a crise provocada pelo caso Dark Horse (https://bit.ly/4u5ZZvp). Ontem, contudo, a Polícia Civil de São Paulo realizou operação contra o Instituto Conhecer Brasil (ICB), ONG que tem como proprietária uma das sócias da produtora do filme (https://tinyurl.com/28dqobfz). O senador rechaçou qualquer ligação entre a operação e a produção do longa (https://tinyurl.com/26l8chjw).
Por fim, Romeu Zema voltou a falar sobre uma possível “união” com o também pré-candidato Ronaldo Caiado para a corrida presidencial, embora tenha ressaltado que o movimento “não passa de conversa” até o momento (https://bit.ly/4o3t8G7). O ex-governador de Goiás, por sua vez, colocou Silvia Abravanel (PSD), uma das filhas de Silvio Santos, como “nome forte” para compor sua chapa como vice (https://tinyurl.com/45w8mazn).
Monitor de pesquisas: Pesquisa conduzida pelo instituto Vox Brasil pode ser divulgada a partir de sexta-feira.
Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou com o mercado.
Agendas de Lula e Durigan: Lula vai a Goiás nesta terça, onde faz anúncios referentes a saúde e educação às 10h20, às 12h40 e às 15h30. Durigan concede entrevista à TV Record, às 10h. Também se reúne ao longo do dia com superintendentes e com o presidente da CVM, com o presidente executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE).
Agenda local de dados: O Tesouro divulga às 10h30 os editais do leilão de NTN-B e LFT.
Internacional
Após o Irã anunciar a suspensão das conversas para um cessar-fogo com os EUA, em resposta ao bombardeio israelense ao Líbano, o presidente Donald Trump afirmou que Israel e Hezbollah concordaram em “cessar os disparos” e disse que as “negociações continuam em ritmo acelerado”, o que poderia viabilizar um acordo já na próxima semana (https://bit.ly/4efC5ZI).
Agenda internacional de dados: Na Zona do Euro, a prévia do CPI headline de maio variou 3,2% a/a (est 3,2%), com núcleo em 2,5% (est 2,4%). Nos EUA, teremos JOLTS de abril (est 6866k), às 11h, e um FED speaker.


Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
XP News Clipping
Capas dos jornais: https://bit.ly/49zRj9m
Brasil-EUA
Estadão: Seção 301: EUA publica decisão sobre ‘práticas incoerentes’ do Brasil e propõe tarifa de 25% (https://bit.ly/4vkLCEx)
Folha: Governo Trump conclui investigação contra o Brasil e propõe novo tarifaço de 25% (https://bit.ly/4ue2Dzk)
Valor: Governo teme que EUA baixem tarifas sem considerar argumentos do Brasil (https://bit.ly/3PC6R5P)
G1: Lula quer conversar com Trump para insistir em cooperação em vez de retaliação contra sistema financeiro (https://bit.ly/4nZGraC)
Estadão: Estou sempre aberto a autoridades dos EUA, mas por enquanto não há agenda marcada, diz Durigan (https://bit.ly/438XX2O)
O Globo: O que o escolhido de Trump para embaixada no Brasil e Marco Rubio têm em comum (https://bit.ly/4vmwjeu)
Folha: Durigan diz que se reunirá com EUA para debater classificação de PCC e CV como grupos terroristas (https://tinyurl.com/8efsw5rc)
O Globo: Auxiliares descartam contato de Lula e Trump por ora, após decisão dos EUA de classificar CV e PCC como terroristas (https://tinyurl.com/k87junjj)
O Globo: Durigan diz que deve entrar em contato com EUA para esclarecer classificação de facções como terroristas (https://tinyurl.com/22bxxhkw)
O Globo: Classificação de CV e PCC como terroristas vai encarecer serviços de bancos, diz Durigan (https://tinyurl.com/3hxta22p)
BC
Valor: Cenário de Selic na casa dos 14% se consolida em reuniões do BC com economistas (https://tinyurl.com/22fdmccy)
Combustíveis
Folha: Petrobras reduz em 14,2% preço do querosene de aviação a partir desta segunda (https://tinyurl.com/wy2yxemw)
Folha: Governo atrasa novamente pagamento de subvenção ao diesel (https://tinyurl.com/29dydu48)
O Globo: Mesmo com subsídio do governo, preço do diesel sobe e importadores reclamam de falta de pagamento (https://tinyurl.com/2t62jear)
Eleições
O Globo: Flávio retoma viagens, mas calcula rota para evitar constrangimentos por impasse em palanques (https://bit.ly/4u5ZZvp)
CNN: Flávio quer base de governo com quórum para mudar Constituição (https://bit.ly/4fPe8cY)
CNN: Se eleito, reduzirei número de ministérios de forma drástica, diz Flávio (https://bit.ly/4uKgGO3)
Estadão: Tarcísio diz que Bolsonaro discutiu lançá-lo ao Planalto: ‘Indicou Flávio, meu candidato é o Flávio’ (https://bit.ly/4vmk9Co)
Folha: Caiado diz que filha de Silvio Santos é ‘nome forte’ para vice e evita falar sobre produtora de ‘Dark Horse’ (https://tinyurl.com/45w8mazn)
Folha: Em Lisboa, Kassab assegura candidatura de Caiado e prega fim de emendas (https://tinyurl.com/3zcvx8sz)
CNN: Zema fala em possível união com Caiado, mas diz que “nada está conversado” (https://bit.ly/4o3t8G7)
Estadão: Bastidor: Campanha de Zema vê fôlego, mas adota cautela ao falar de empate com Lula no 2º turno (https://bit.ly/3PyIypm)
O Globo: Tarcísio sobe o tom e diz que Haddad é ‘o melhor ministro da Fazenda da história do Paraguai’ (https://tinyurl.com/ymzptynn)
Estadão: Haddad diz que escolha de vice dependerá de resolução de impasse sobre Senado; Lula prefere França (https://bit.ly/4x3M7Vk)
Folha: PT fará pesquisa para decidir candidato do partido ao governo de MG (https://tinyurl.com/aukezczt)
O Globo: De olho no agro, Flávio intensifica agenda em Minas enquanto PL tenta fechar palanque no estado (https://tinyurl.com/4w4tppaa)
O Globo: Escolha de substituto de Castro no Rio depende de pesquisa interna contratada por Flávio e aval de Bolsonaro (https://tinyurl.com/5n6sd6tr)
Governo/Congresso
CNN: Planalto vê Alcolumbre disposto a retomar relação com Lula (https://bit.ly/4uKDrBF)
CNN: Alcolumbre ainda hesita em destravar pauta governista (https://bit.ly/4wXXVs1)
Escala 6×1
CNN: Plenário do Senado pode levar mais de 30 dias para votar PEC 6×1; entenda (https://bit.ly/4u6dtHt)
CNN: Senadores alinhados ao governo são cotados para relatar PEC da escala 6×1 (https://bit.ly/4vnvqm2)
CNN: 6×1: No Senado, governo tenta preservar texto da Câmara (https://bit.ly/4x2usxf)
CNN: 6×1: Presidente da CCJ diz que PEC do PT tem prioridade sobre a da oposição (https://bit.ly/4e2xKb3)
MEI
O Globo: MEI: aumento do teto de faturamento pode ampliar ‘pejotização’ e elevar déficit da Previdência, dizem especialistas (https://bit.ly/4dJwhrd)
O Globo: Governo cogita elevar o teto de faturamento para enquadrar empreendedor no MEI: veja o que pode mudar (https://bit.ly/4o26tKt)
Fiscal
Valor: Benefício a vítimas de violência doméstica não seguradas do INSS será pago por Estados e municípios, diz STF (https://bit.ly/4uQIbG2)
O Globo: Anac vai cortar 40% da fiscalização do setor aéreo após bloqueio no orçamento (https://bit.ly/4x0EhLY)
Crédito
Folha: Pacote de bondades do governo Lula prevê ao menos R$ 27 bi em subsídios ao crédito (https://bit.ly/4dUVuhg)
Agro
Folha: Fechamento de Hormuz faz fertilizantes irem para topo da agenda de chanceler brasileiro (https://bit.ly/3QhOvHk)
Dark Horse
Folha: Produtora de ‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, é alvo da Polícia Civil em SP (https://tinyurl.com/bdd2hpf4)
Folha: Flávio Bolsonaro diz que operação sobre produtora de ‘Dark Horse’ não tem nada a ver com o filme (https://tinyurl.com/3c3jr8k8)
Valor: Operação em SP contra produtora do ‘Dark Horse’ vira nova munição contra Flávio (https://bit.ly/4om5x3X)
Folha: Após ação policial em SP, Flávio fala em perseguição estatal a ‘Dark Horse’ para influenciar eleições (https://bit.ly/4vhWtyZ)
O Globo: Operação Wi-Fi: Flávio Bolsonaro diz esperar que ‘parte’ da Polícia de São Paulo não seja usada para ‘fins eleitoreiros’ (https://bit.ly/4ukucY0)
O Globo: Operação que mirou produtora de ‘Dark Horse’ gera incômodo nos bastidores da prefeitura de SP (https://bit.ly/3PAKWvN)
CVM
O Globo: Ministro da Fazenda se reúne com CVM, enquanto governo discute plano para reestruturar órgão (https://bit.ly/3PO7wRD)
Mercado
Valor: Mercado reprecifica Selic e juros têm dia de estresse (https://bit.ly/434Fg09)
Valor: ‘Mega IPOs’ nos EUA desafiam fluxo para ações brasileiras (https://bit.ly/49Bls8b)
STF
O Globo: O cálculo de Lula ao anunciar que vai indicar Messias ao STF de novo (https://bit.ly/3PXQ5hw)
IA
O Globo/Bloomberg: Anthropic inicia processo para abrir capital nos EUA e intensifica disputa com a OpenAI (https://tinyurl.com/272t8xx4)
Valor: Quase 4 em 10 tarefas no Brasil podem ser feitas por IA, diz consultoria (https://bit.ly/4fRYxJB)
Internacional
Valor: Trump busca trégua entre Israel e Hezbollah para viabilizar acordo com Irã (https://bit.ly/4efC5ZI)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!