EUA: Biden anuncia pacote de infraestrutura de USD 2,25 tri

Em discurso na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote com ênfase em infraestrutura e empregos. O pacote é a primeira fase de um plano econômico de duas etapas e deve ter custo de USD 2,25 trilhões.  O projeto deve incluir: – USD 620 bilhões para transporte – […]


Compartilhar:


Em discurso na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote com ênfase em infraestrutura e empregos. O pacote é a primeira fase de um plano econômico de duas etapas e deve ter custo de USD 2,25 trilhões. 

O projeto deve incluir:

– USD 620 bilhões para transporte

– USD 650 bilhões para melhorar a qualidade de vida (ex. saneamento, internet)

– USD 580 bilhões para a manufatura. USD 180 bilhões dos recursos serão alocados para Defesa.

– USD 400 bilhões para idosos

O segundo pacote, com foco em melhorar a vida de famílias americanas deve ser apresentado “em algumas semanas”, segundo o presidente americano. 

Na fala, Biden pediu apoio bipartidário às medidas, no entanto, republicanos já indicaram resistência a grandes gastos e os aumentos tributários que seriam precisos para financiar o pacote.

Segundo parlamentares democratas, o governo deve procurar aumentar o imposto para empresas de 21% para 28% e aumento da tributação de ganhos no exterior de 13% para 21%. Os aumentos seriam aplicados gradualmente em 15 anos, segundo a Casa Branca (https://bit.ly/39zKLZf).

Devido a resistência da oposição, correligionários de Biden estudam aprovar o pacote por meio de ‘reconciliation’, manobra que permite esquivar o filibuster (mecanismo obstrução no Senado que requer 60 votos para ser vencido) e foi utilizada para aprovar o pacote de estímulos neste ano. 

No entanto, não é claro se o mecanismo pode ser utilizado duas vezes no mesmo ano fiscal. Em vista disso, a ‘parlamentar’ (autoridade do Senado que interpreta regulamentação do Congresso) terá que ser provocada para decidir se a manobra pode ser utilizado.  

Democratas moderados mostraram resistência a algumas das medidas, como aumento do imposto corporativo para 28%, e sugeriram em vez um aumento para 25%. 

De todo modo, vemos resistência mais ampla ao pacote em seu atual formado do que o pacote de estímulos recentemente aprovado no Congresso, portanto, para que seja aprovado, acreditamos que o custo terá que ser reduzido.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.