ūüĆé RADAR GLOBAL: Youtube chin√™s

Vídeos longos no Tiktok, privacidade da Apple, Uber e Lyft em busca de motoristas.


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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem neutras (EUA +0% e Europa +0%) após o feriado prolongado americano que reduziu as atividades nos mercados. A empresa chinesa Didi amanheceu em queda de -21% devido ao governo chinês que ordenou a retirada do aplicativo da empresa das lojas online do país. O petróleo aprecia e negocia no patamar de US$ 76/barril em consequência da falta de acordo entre membros da OPEC+ em relação ao aumento da produção global.

Coronav√≠rus: Na Inglaterra, Boris Johnson anuncia planos para acabar com as restri√ß√Ķes sociais e econ√īmicas por duas semanas, a fim de realizar um teste para verificar se a vacina oferece prote√ß√£o contra a variante delta. A Gr√£-Bretanha sofreu o s√©timo maior n√ļmero de mortes globais pelo v√≠rus e atualmente 84% de sua popula√ß√£o j√° tomou a primeira dose, sendo que 65% est√£o completamente vacinadas.

EMPRESAS

Privacidade em detrimento de receita da Apple (AAPL34): A atualiza√ß√£o presente no novo iOS 14.5, lan√ßado no dia 26 de abril, permite que os usu√°rios escolham se os aplicativos poder√£o rastrear suas atividades e dados com o intuito de fornecer a empresas informa√ß√Ķes relevantes para a coloca√ß√£o de an√ļncios efetivos. O recente movimento da companhia, visando aumentar a transpar√™ncia e privacidade do uso de dados de seus consumidores, acabou tendo um impacto negativo sobre parte de sua receita.  

Oportunidade para a concorr√™ncia: De acordo com a Branch Metrics, estima-se que menos de 33% dos usu√°rios autorizam os apps a rastrearem suas atividades quando perguntados. Como resultado, os an√ļncios do iOS perderam atratividade e houve uma desacelera√ß√£o do investimento por parte das empresas, que cresceu apenas 25% em junho, contra 42% em maio. Todavia o cen√°rio ficou favor√°vel para o Google (propriet√°rio do Android, sendo o rival direto do iOS), que viu um salto de 30% na precifica√ß√£o dos an√ļncios em sua plataforma, devido ao aumento da demanda.   

Em busca de motoristas: a Uber e Lyft est√£o injetando milh√Ķes de d√≥lares em incentivos para diminuir a falta de motoristas. O principal motivo para a escassez √© o medo da pandemia, que resulta na prefer√™ncia dos motoristas em migrar para a entrega de comida ou mercearia. Al√©m disso, as taxas repassadas aos condutores anteriormente eram em torno de 80%, enquanto atualmente podem chegar a um intervalo de 20% √† 40%.

Mudança de planos? Para administrar a escassez, as empresas de caronas estão realizando mudanças em seus modelos de negócios e tem repensado como atraem os trabalhadores. O Uber, por exemplo, tem planejado financiar programas de educação e construção de carreira aos condutores. Enquanto o Lyft, negocia maneiras de reduzir as despesas dos motoristas oferecendo descontos na compra de veículos. Diante desse cenário, as tarifas do Uber nos EUA aumentaram 27% entre janeiro e maio e a Gridwise, que monitora os preços do Uber e Lyft, estima que as tarifas do segundo trimestre nos EUA subiram 79% em relação ao segundo trimestre de 2019, antes da pandemia.

Youtube chin√™s? O TikTok lan√ßar√°  nas pr√≥ximas semanas a op√ß√£o de criar v√≠deos de at√© 3 minutos. A nova proposta traz aos criadores uma flexibilidade de espa√ßo maior para a cria√ß√£o de v√≠deos, os quais inicialmente, possu√≠am dura√ß√£o m√°xima de 15 segundos e atualmente possuem 60 segundos.

Futuras amea√ßas? A novidade pode tornar o TikTok um concorrente ainda maior do YouTube, que recentemente lan√ßou o ‚ÄúYoutubeShorts‚ÄĚ para concorrer com os v√≠deos curtos do aplicativo chin√™s. No entanto, tamb√©m pode perder o seu diferencial de ser uma plataforma proposital para v√≠deos curtos. Adicionalmente, para fazer frente ao TikTok, o CEO do Instagram anunciou recentemente novos recursos para v√≠deos no aplicativo, como exemplo, o v√≠deo em tela cheia imersivo.

Falando em n√ļmeros… Globalmente, os gastos dos consumidores em aplicativos m√≥veis apresentaram um aumento de 24,8% ao ano, alcan√ßando um valor de US$ 64,9 bilh√Ķes na App Store e no Google Play. No primeiro semestre de 2021, o TikTok foi o aplicativo n√£o relacionado a jogos de maior receita nas lojas online, atingindo a receita de US$920 milh√Ķes, um aumento de 74% versos o mesmo per√≠odo do ano passado. Enquanto isso, o YouTube(US$ 564,7 milh√Ķes) e o Tinder(US$520 milh√Ķes) ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, de acordo com a Sensor Tower.

AN√ĀLISES

Fonte: Goldman Sachs

A narrativa de reabertura econ√īmica ainda √© v√°lida nos mercados? O Goldman Sachs divulgou a tabela acima com as proje√ß√Ķes para o crescimento de receitas das empresas que comp√Ķem o S&P500. A tabela demonstra que analistas projetam um salto maior em receitas de companhias mais afetadas pela pandemia, podendo indicar que ainda h√° espa√ßo para empresas de reabertura nas carteiras dos investidores. Dentre as empresas que figuram o top 5 est√£o o Booking Holdings (turismo), Tesla (consumo discricion√°rio), Service Now (tecnologia/nuvem), Disney (entretenimento) e Paypal (financeiro), com expectativas de crescimento de receitas em 2022 de 55%, 34%, 25%, 22% e 21%, respectivamente. Em contrapartida, apesar de n√£o serem maioria no top 5, 12 das 20 empresas listadas s√£o de tecnologia, sugerindo que o setor n√£o deixa de ser atrativo mesmo neste cen√°rio. 

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