Tesouro americano de 10 anos: Quais os impactos para as Ações Globais?

Entenda as implicações da alta na taxa de juros do Tesouro americano de 10 anos para as Ações Globais.


Compartilhar:


Como destacamos em nosso último relatório, a alta na taxa de juros do Tesouro americano de 10 anos (ou Treasury) foi o grande ponto de atenção dos mercados em fevereiro. No último mês, a Treasury registrou uma inclinação de 34 bps, aquecidos pela discussão da possibilidade de elevação de juros e redução de estímulos monetários à frente, trazendo impactos imediatos para as ações globais.

Neste contexto, o valuation (avaliação de valor) de empresas focadas no rápido crescimento de receitas (em detrimento do lucro) e que possuem múltiplos elevados, tende a ser mais penalizado. Isso ocorre, pois grande parte do valor dessas companhias precifica as oportunidades de expansão no longo prazo, que em um cenário de juros mais altos no futuro, se tornam menos atrativas.

Este panorama ajuda a explicar a performance observada nos últimos trinta dias de empresas de tecnologia, como a NIO (-38%), Amazon (-8%), Tesla (-30%) e Apple (-12%), em comparação com a valorização de 2,8% do S&P 500 no mesmo período.

Na ponta oposta, tendem a ganhar força os setores cíclicos, com múltiplos menores e duration (prazo médio dos fluxos de caixa) mais curta, como o financeiro, industrial e de materiais do S&P 500, que nos últimos 30 dias acumulam valorização de 18%, 11% e 8%, respectivamente. Nesse nicho particular, a Europa (MSCI Europa) também está bem posicionada, com os três setores representando quase ~40% do índice, vs. 22% no S&P 500 e 29% no MSCI World.

Deste modo, o cenário observado no último mês intensifica o movimento de rotação à setores cíclicos e de valor, sensíveis à reabertura e retomada das atividades econômicas, que vem ganhando força desde o segundo semestre de 2020, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 globalmente.

Daqui para frente, o que esperar?

Como vimos, o movimento de rotação e alta nas taxas de juros do Tesouro americano de 10 anos devem continuar a trazer volatilidade para o setor de tecnologia, ao menos no curto/médio prazos. Contudo, a perspectiva para as empresas ligadas à tecnologia e inovação segue construtiva no longo prazo, dada a liderança de tais companhias frente as principais tendências estruturais como o streaming, inteligência artificial, trabalho remoto, pagamentos digitais, videogames, 5G, etc.

Hoje, são várias as maneiras de se investir nas ações globais que estão melhor posicionadas para capturar a tendência de rotação em curso, incluindo: 1) ETFs (fundos listados em bolsa), como o EURP11; 2) BDRs (recibos de ações americanas e globais listadas na B3); 3) Fundos Internacionais e 4) Operações estruturadas, como o COE.

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo:

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.