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ūüĆéRADAR GLOBAL: Google Chips

Alibaba reporta, JD games e semicondutores do Google

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MACRO

Mercados globais amanhecem neutros para positivos (EUA 0% e Europa +0,6%) ao passo que investidores aguardam o pronunciamento de Janet Yellen sobre o pacote trilion√°rio de infraestrutura nos EUA e dados de desemprego no pa√≠s. Na Europa, o √≠ndice renova n√≠veis recordes pelo 3¬ļ dia consecutivo em meio a uma forte temporada de resultados. Na China (+0,9%), o mercado devolveu parte das perdas ap√≥s governo abaixar o tom das cr√≠ticas √† ind√ļstria de videogames, republicando uma vers√£o mais branda do artigo que foi o estopim do sell-off do setor; Tencent (+2,42%).

Coronavírus: A cidade de Nova Iorque passa a exigir certificado de vacinação de pelo menos uma dose para quem quiser frequentar ambientes fechados. A nova diretriz, batizada de Key to NYC Pass, estará em vigor a partir de setembro e ocorre em meio a um aumento de novos casos em todo o país impulsionado pela variante Delta. Na cidade, 66% dos adultos já estão completamente vacinados.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 2T21 nos EUA ‚Äď Ontem: Alibaba, Marriot, Lyft, Activision Blizzard. Hoje: General Motors, CVS, Kraft Heinz, Uber, Mercado Livre.  Amanh√£: Moderna.

Alibaba surpreende em rentabilidade, mas decepciona em receitas: A gigante chinesa reportou seus resultados ontem no período pré-mercado, com uma receita de RMB 206bi vs. RMB 209bi, decepcionando levemente as expectativas (-1,7%); o lucro líquido veio 17,8% acima do consenso, RMB 45,75bi vs. RMB 38,8bi, gerando um LPA de RMB 16,6. Suas principais linhas de receita (nuvem, mídia digital e entretenimento e e-commerce) começaram a desacelerar após o forte crescimento durante a crise. No e-commerce, o faturamento cresceu +34% ano contra ano vs. +64% no trimestre passado. O segmento de nuvem +29% ano contra ano vs. +37% no trimestre passado. Por fim, mídia digital e entretenimento desacelerou para +15% ano contra ano vs. +35% no trimestre anterior.

A a√ß√£o caiu -1,4% ontem, mas o movimento negativo parece ter sido mais ligado com preocupa√ß√Ķes sobre a escalada regulat√≥ria na China, desta vez sobre o setor de videogames. Por outro lado, h√° uma certa semelhan√ßa nos resultados da empresa com a rival americana, a Amazon, ambas foram positivamente afetadas pela pandemia e est√£o apenas ‚Äúnormalizando‚ÄĚ suas taxas de crescimento para n√≠veis sustent√°veis. Os fundamentos das empresas continuam bons e com boas perspectivas no longo prazo.

Resultados dando o tom da reabertura: Lyft reporta pela primeira vez um lucro operacional positivo e um crescimento no faturamento de 125% ano contra ano. A empresa afirma que o bom resultado foi devido a forte demanda pelo seu serviço, mesmo com o aumento nos casos de COVID-19. Marriot surpreende o consenso com um lucro líquido 75% mais alto que o esperado e reporta aumento na ocupação de seus hotéis para 51% vs. 33% em janeiro de 2021.

black laptop computer turned on with blue lights

JD no mercado de games: Na maior confer√™ncia asi√°tica de jogos, a China Joy, a rival do Alibaba – JD.com – anuncia a sua nova ambi√ß√£o em criar a maior plataforma chinesa para a compra de produtos relacionados a videogames. Nas palavras do CEO: “Queremos construir uma plataforma que quando voc√™ pensar em jogar qualquer coisa que voc√™ precisa, voc√™ vem para a JD“. Para isso, a empresa j√° tem ampliado sua parceria com fornecedores e tem coletado feedbacks de seus clientes. Em 2017, lan√ßou a sua equipe de competi√ß√£o global de games, a JD Gaming, para aumentar sua intera√ß√£o com consumidores. No mercado mobile, a JD tamb√©m anunciou planos de parceria com a Lenovo e a Tencent para desenvolver smartphones espec√≠ficos para jogos m√≥veis.

Estrat√©gia: A receita global do mercado de competi√ß√£o de jogos eletr√īnicos deve ultrapassar US$ 1 bilh√£o pela primeira vez em 2021, crescendo +14,5% ano contra ano, de acordo com a Newzoo. No mundo dos games, a JD ainda est√° em est√°gio inicial de se firmar no novo segmento e busca um modelo de neg√≥cio para se consolidar.

Para investir no mercado de games, a XP oferece o Trend eSports FIM, o COE √ćndice e-Sports, bem como BDRs que podem ser negociados em sua plataforma (ATVI34, EAIN34 e T1TW34)

Google Chips: O Google (GOGL34) vai come√ßar a fabricar os pr√≥prios semicondutores para seus modelos de celulares Pixel 6 e Pixel 6 Pro, que ser√£o lan√ßados ainda neste ano. A novidade come√ßou a ser desenvolvida h√° 4 anos e tem o objetivo de refor√ßar o potencial da intelig√™ncia artificial e tecnologia 5G dos aparelhos, a fim de entregar um melhor reconhecimento de fala e processamento de fotos e v√≠deos. Al√©m do novo chip, os telefones Pixel ter√£o exteriores redesenhados com bordas de metal, sensor de impress√£o digital e c√Ęmera de alto processamento. Ainda neste m√™s, o Google planeja lan√ßar um novo telefone de baixo custo, mas espera-se que esse dispositivo continue usando um processador Qualcomm, sua antiga fornecedora de chips.

Olhando pro futuro: Para que o investimento produza retornos, os telefones do Google ter√£o que vender melhor do que os modelos anteriores. A companhia enfrenta desafios do segmento de smartphones: Em 2021, o faturamento do Pixel diminuiu 7% vs. 2020, enquanto a OnePlus (pequena competidora) viu suas vendas aumentarem +428%, seguida pela Apple e Samsung, com crescimento de +53% e +17%, de acordo com a Counterpoint Research.

AN√ĀLISES

Fonte: Goldman Sachs

Transforma√ß√£o digital: O gr√°fico acima, do Goldman Sachs, apresenta um aumento de proje√ß√Ķes para as vendas por canais digitais nos EUA, que agora devem atingir ~US$ 1,5tri em 2025. A acelera√ß√£o de crescimento das vendas de e-commerce ocorreu devido a pandemia, que acabou introduzindo o mundo digital para diversas pessoas que n√£o o utilizavam anteriormente e catalisou vendas. Em contrapartida, apesar da influ√™ncia positiva do per√≠odo pand√™mico, a ind√ļstria de e-commerce possui pouca ader√™ncia global. De acordo com dados da McKinsey, os pa√≠ses mais avan√ßados neste segmento s√£o a China, o Reino Unido e os EUA, com 27%, 24% e 20% das vendas do varejo sendo provenientes do e-commerce. O baixo percentual apresentado pelos pa√≠ses sugere um amplo espa√ßo para o crescimento da ind√ļstria globalmente e, com o aumento da acessibilidade a internet e dispositivos eletr√īnicos ao redor do mundo, devemos ver o setor se desenvolver fortemente nos pr√≥ximos anos.

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