ūüĆéRADAR GLOBAL: O novo SuperApp

Comércio social, vendas da Tesla e SuperApp do PayPal


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Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,5% e Europa +0,5%) ap√≥s dados de infla√ß√£o (core CPI) americanos de junho apresentarem um aumento abaixo do esperado de 3,5% vs. expectativas de 3,6%. Investidores tamb√©m parecem menos apreensivos com o avan√ßo da variante Delta ao passo que a√ß√Ķes mais beneficiadas pela reabertura lideram a alta no per√≠odo pr√©-mercado, como a Carnival Corp (+2,2%). Na China (+2,5%), o bom resultado do mercado foi impulsionado por dados s√≥lidos de atividade industrial e o an√ļncio da CVM chinesa de que ir√° cooperar com a SEC, para dar suporte a empresas chinesas listadas nos EUA.

Coronav√≠rus:¬† √Ä medida que sobem os casos da variante Delta, Biden sugere √†s autoridades governamentais que ofere√ßam aos residentes US$ 100 como incentivo para que as pessoas se vacinem. O presidente fez o an√ļncio ap√≥s uma pesquisa da Universidade da California, na qual indiv√≠duos se manifestaram mais propensos em se vacinar mediante pagamento.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 2T21 nos EUA ‚ÄstSexta-feira:¬†Exxon Mobil, Procter & Gamble, Caterpillar e Chevron.¬†Hoje: Ferrari e Take-Two.¬†Amanh√£: Alibaba, Marriot, Lyft, Activision Blizzard, New Oriental Education.

Comércio social: As plataformas de mídia sociais como Facebook (FBOK34), Youtube (GOGL34), Twitter (TWTR34) e Snapchat estão investindo em recursos em suas plataformas para fomentar o comércio digital, oferecendo um ambiente que facilite a busca e a aquisição de produtos por parte dos usuários. Este mercado, focado em vendas dentro dos aplicativos de rede social com base nas buscas e dados gerados pelos usuários durante a navegação pode expandir dos atuais US$ 36bi para US$ 50bi.

Tend√™ncia: Se antes da pandemia as vendas online representavam apenas 10% do varejo global, estima-se que em 2021 elas ir√£o compor 17,5%, representando mais de US$ 2,7 tri em 2021. O Facebook, por exemplo, lan√ßou o “Shops” em maio de 2020 durante o auge da pandemia, atraindo as marcas para venderem de forma f√°cil. O YouTube tamb√©m manifestou planos para integrar as compras diretamente na plataforma, principalmente nos v√≠deos de “unboxing” em que os YouTubers avaliam brinquedos ou dispositivos tecnol√≥gicos. Esta tend√™ncia indica que empresas que investem em vendas digitais podem aumentar a sua capacidade de gera√ß√£o de receita.

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Expansão global da Tesla: Após reportar fortes resultados com recorde de produção de veículos (mais de 200.000 automóveis entregues) no trimestre, a empresa (TSLA34) parece conquistar espaço na Europa. De acordo com o a Jato Dynamics, consultoria de mercado, o Tesla model 3 (modelo de entrada da companhia) foi o segundo carro mais vendido na Europa no mês de junho com 25.697 unidades, ficando apenas atrás do Golf, modelo da Volkswagen, com 27.247 unidades.

O aumento no volume de vendas da montadora está relacionado aos generosos incentivos europeus, que impulsionam a venda de veículos elétricos e híbridos na região, somados aos esforços da Tesla para aumentar seu volume de produção. Até o fim do ano, a empresa espera começar a produzir, mesmo que parcialmente, o model Y em suas novas Gigafábricas, atualmente em construção, em Berlim (Alemanha) e Austin (EUA).

O novo SuperApp: Nos pr√≥ximos meses, o PayPal (PYPL34) ir√° lan√ßar a nova vers√£o de seu aplicativo. Segundo o CEO, o app j√° est√° com o “c√≥digo completo” e espera-se que o esteja totalmente implementado nos EUA, com novos servi√ßos de pagamento, op√ß√Ķes de investimento, ferramentas de compras e tamb√©m, mensagens instant√Ęneas, para facilitar o pagamento de pessoa-pra-pessoa. Com o aumento do envolvimento do usu√°rio, a empresa espera ver um aumento na receita, bem como tem a alta ambi√ß√£o de se tornar a vers√£o americana do aplicativo chin√™s “WeChat” da Tencent.

Falando em n√ļmeros: Durante o 2¬ļ trimestre, o volume total de pagamentos processados saltou 40%, para US$ 311 bilh√Ķes, enquanto os analistas projetaram US$ 295,2 bilh√Ķes. Al√©m disso, o PayPal ganhou 11,4 milh√Ķes de novas contas ativas l√≠quidas no trimestre, para alcan√ßar o total de 403 milh√Ķes. Apesar disso, as a√ß√Ķes da empresa ca√≠ram devido √† transi√ß√£o de sa√≠da do eBay, que est√° se desligando da plataforma para utilizar outro processador de pagamentos.

AN√ĀLISES

Fonte: J.P. Morgan

Superciclo do petr√≥leo? O gr√°fico acima do J.P. Morgan apresenta um d√©ficit entre a necessidade de investimentos em infraestrutura por parte das empresas de petr√≥leo vs. as expectativas apresentadas pelas mesmas at√© o momento. De acordo com as proje√ß√Ķes, o ritmo de investimentos das empresas n√£o dever√° ser suficiente para suprir toda a demanda necess√°ria, a menos que cres√ßam a um ritmo anual de 9% at√© 2030 e somem adicionais US$ 600bi sob o valor atual apresentado pelas companhias. Por outro lado, mesmo com uma perspectiva altista para o pre√ßo da commodity neste cen√°rio, a aloca√ß√£o dos investidores no setor de energia apresenta queda de -7,5% nos √ļltimos 10 anos. Parte dessa redu√ß√£o em aloca√ß√£o pode ser atribu√≠da a tend√™ncia global de diminui√ß√£o da depend√™ncia da commodity e metas de redu√ß√£o em emiss√Ķes de carbono.

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