ūüĆéRADAR GLOBAL: O novo alvo da China

China vs. Educação, Mercedes elétrica e reformas em nuvem


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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente negativas (EUA -0,3% e Europa -0,4%) ap√≥s √≠ndices americanos encerrarem a semana em n√≠veis recordes, investidores agora aguardam os resultados das gigantes de tecnologia e a reuni√£o de dois dias do Federal Reserve, come√ßando na ter√ßa. Na China (-3,2%), o mercado segue negativo em virtude de novas press√Ķes regulat√≥rias sob empresas de educa√ß√£o e tecnologia. O Bitcoin (+11,8%), retorna aos US$ 38 mil, patamar mais alto das √ļltimas 6 semanas, ao passo que investidores encerram posi√ß√Ķes vendidas e especula-se a entrada da Amazon em criptomoedas ap√≥s divulgarem uma oferta de trabalho para especialistas em blockchain.

Coronav√≠rus: 19 participantes das Olimp√≠adas testaram positivo pra COVID-19 e casos em T√≥quio registram n√≠vel mais alto em 6 meses. A cidade deve receber mais de 85 mil pessoas e enfrenta o desafio de acelerar sua vacina√ß√£o. Apenas 17,4% da popula√ß√£o est√° totalmente vacinada e 46,1% receberam uma dose.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 1T21 nos EUA ‚Äď Sexta-feira: American Express e Honeywell. Hoje: Tesla e Lockheed Martin. Amanh√£: Apple, Microsoft, Google, AMD, Starbucks e Visa.

Fonte: TAL Education Group

Educa√ß√£o, o novo alvo da China: O pa√≠s, que j√° busca intensificar a regula√ß√£o no setor de educa√ß√£o privado desde fevereiro de 2021, agora considera pedir √†s empresas de educa√ß√£o, que oferecem cursos de monitoria privados, para tornarem-se organiza√ß√Ķes sem fins lucrativos, de acordo com o Bloomberg. O pa√≠s afirma que estas medidas visam 1) diminuir a press√£o sobre o aprendizado de crian√ßas nas escolas, que continuam estudando via monitoria durante as suas f√©rias de ver√£o; e 2) aumentar a taxa de natalidade, pela redu√ß√£o de custos para as fam√≠lias. Caso a medida seja efetivada, o mercado de educa√ß√£o particular para crian√ßas e adolescentes, avaliado em US$ 120bi, pode perder mais de 70% de suas receitas, de acordo com estimativas do Citi.

Ap√≥s o an√ļncio, grandes empresas de educa√ß√£o chinesas com a√ß√Ķes listadas em bolsa sofreram forte deprecia√ß√£o, juntando-se √†s empresas de tecnologia que atualmente acumulam perdas superiores a US$ 800bi. As principais companhias afetadas foram a TAL Education e New Oriental Education and Technology, acumulando perdas na semana de -65% e -57%, respectivamente.

Mudança acelerada: A Mercedes-Benz anuncia plano de US$ 47bi para se tornar fabricante 100% elétrico até 2030. Para a transição, a empresa já comprou a produtora inglesa de motores elétricos YASA, a fim de intensificar sua produção de baterias de com maior durabilidade. Além disso, a gigante automotiva planeja abrir 8 fábricas de baterias nos EUA, Europa e China. Seu primeiro carro elétrico será lançado até 2024 e, a partir de 2025, os consumidores terão a opção de comprar uma alternativa totalmente elétrica para cada modelo atual que a empresa fabrica.

Do lado ESG: O governo brit√Ęnico planeja interromper a venda de autom√≥veis movidos √† combust√£o at√© 2030 e exige que, a partir de 2035, todos os carros e vans tenham zero emiss√Ķes, em linha com a meta da Comiss√£o Europeia. A Mercedes se antecipa para a transi√ß√£o el√©trica at√© o final desta decada e foca em tr√™s modelos de EVs – um de m√©dio a grande porte, outro de luxo e um terceiro para minivans e ve√≠culos comerciais leves.

As prioridades da operação da Home Depot, uma das maiores do varejo

Reformas em nuvem: Ap√≥s vendas online explosivas durante a pandemia, a Home Depot (HOME34) expande sua parceria com o Google Cloud (GOGL34) para intensificar sua computa√ß√£o em nuvem a fim de capturar a demanda crescente de servi√ßos do tipo “do-it-yourself” (fa√ßa voc√™ mesmo) e tamb√©m de profissionais prestadores de servi√ßo. A empresa, que j√° utiliza o Google Cloud para hospedagem de seu site, busca melhorar sua experi√™ncia online e oferecer, por exemplo, estimativas de custo mais precisas para reformas dom√©sticas. A acelera√ß√£o destes projetos ocorre em um cen√°rio de aumento das vendas em rela√ß√£o ao ano passado, quando a empresa viu seu site e as vendas de aplicativos m√≥veis subirem +86%, impulsionadas por consumidores dom√©sticos com economias extras, est√≠mulos federais e isolamento social.

Falando em n√ļmeros: Em 2020, a Home Depot registrou seu maior crescimento trimestral de vendas em quase 20 anos, com a receita de maio a julho aumentando 23%, para US$ 38,1 bilh√Ķes, em compara√ß√£o com o mesmo per√≠odo em 2019. Em 2021, o ritmo continuou, com a reabertura da economia. No 1Q21, a companhia obteve US$ 37,5 bilh√Ķes em vendas, um salto de 33% em rela√ß√£o ao 1Q20, j√° que os lucros quase dobraram para US$ $ 4,15 bilh√Ķes. O total de transa√ß√Ķes de clientes da Home Depot – tanto na loja quanto online – aumentou para 447,2 milh√Ķes no trimestre, contra 374,8 milh√Ķes um ano antes.

A Home Depot est√° em nossa carteira Top 10 BDRs.

AN√ĀLISES

Fonte: Bespoke

Bull Market n√£o s√≥ dos analistas: De acordo com an√°lise da Bespoke, das 64 empresas que reportaram no per√≠odo entre 13 e 20 de julho, 15,6% aumentaram suas proje√ß√Ķes de receita e lucro futuras. O otimismo tem suporte nos fortes resultados das companhias, que no agregado, superam o consenso em +19,4% em receitas e +4,2% em lucros (link). A temporada de resultados americana parece demonstrar que os ganhos no mercado n√£o ser√£o provenientes apenas de empresas ligadas √† reabertura econ√īmica. As beneficiadas pela pandemia continuam apresentando forte crescimento, confirmando o estado de ‚Äúnovo normal‚ÄĚ do mundo. Uma pesquisa feita pelo Goldman Sachs, tamb√©m afirma que cerca de 50% das empresas respondentes planejam aumentar investimentos em TI, um crescimento de 30% em rela√ß√£o aos respondentes da pesquisa em dezembro de 2021, sugerindo que a transi√ß√£o digital catalisada pela pandemia n√£o parece desacelerar.

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