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NIO, rival chinesa da Tesla, surpreende em receita mas decepciona expectativa de produção- 🌎RADAR GLOBAL

Cortes de produção da GM, Meituan reporta resultados e NIO surpreende em receita, mas decepciona expectativa de produção.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA -0,0% e Europa +0,8%) à medida que preocupações com a alta inflação global e os apertos monetários dos bancos centrais ao redor do mundo continuam impactando negativamente o sentimento dos investidores. A taxa de juros do título de 10 anos amanhece negociando próximo a 2,5%, após atingir seu patamar mais alto em quase 3 anos nesta segunda-feira, exercendo pressão sobre as ações. Além disso, pela primeira vez desde 2006, ocorreu uma inversão entre as taxas de 5 e 30 anos, o que corroborou para o aumento dos temores relacionados a uma possível recessão nos EUA. Na China, o índice de Hang Seng (+1,3%) encerra em alta, impulsionado pelos bons resultados das empresas somados ao valuation atrativo em que elas se encontram. Contudo, o otimismo foi parcialmente compensado pelo anúncio de novos lockdowns no país, desta vez no centro financeiro de Shanghai. Por fim, o petróleo recua (-4,3%) pela manhã em consequência das novas paralisações na China, que poderão impactar a demanda futura pela commodity.

Coronavírus: Shanghai reportou 3,45 mil novos casos da Covid-19 neste último domingo, representando 70% de todas as novas contaminações da China. Como resultado, o centro financeiro chinês anunciou que implementará lockdowns para conter o avanço da doença.

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EMPRESAS

NIO surpreende em receita, mas fica abaixo das expectativas de produção: A fabricante chinesa de veículos elétricos NIO divulgou vendas trimestrais acima do esperado nessa última sexta-feira, mas sua previsão de entregas ficou aquém das estimativas. Para o quarto trimestre de 2021, a empresa registrou uma receita de 9,2 bilhões de yuans e um LPA (lucro por ação) de -1,07 yuan. Como seus rivais, a Nio enfrentou intensa interrupção no fornecimento de vários itens, desde semicondutores a materiais brutos para baterias. O preço do lítio subiu quase 500% no ano passado, aumentando as pressões de custo para os produtores de veículos elétricos, para saber mais sobre os impactos da escalada do preço dos metais no setor clique aqui e veja o relatório em que abordamos o tema. A entrega de 91.429 veículos em 2021 ajudou a empresa a atingir uma receita anual de 36,1 bilhões de yuans, em linha com a previsão de 35,8 bilhões de yuans. Pouco mais de 25.000 veículos foram embarcados no último trimestre, relatando uma margem de 20,9% até o último trimestre de 2021.

Olhando para o futuro, a companhia espera entregar de 25.000 a 26.000 veículos no primeiro trimestre de 2022, abaixo das estimativas de 28.000 de acordo com a Barron’s. As entregas de janeiro e fevereiro já estão em andamento, a orientação da NIO está em cerca de 10.000 veículos em março. O número é superior aos 6.100 de fevereiro, mas os analistas estavam projetando valores próximos de 12.000 para o mês. As ações da empresa caíram cerca de 31% no ano até o momento. As vendas mensais se estabilizaram, restringidas por fatores como a escassez global de semicondutores. Mas o aumento das taxas de juros e da inflação minaram o entusiasmo dos investidores por ações de crescimento como a NIO.

Meituan apresenta crescimento de receita, contudo não dá muitos detalhes para 2022: A Meituan, empresa de entrega de refeições em domicílio, também foi mais uma das gigantes chinesas a reportar seus resultados nessa última semana. A empresa registrou uma receita de 49,52 bilhões de yuans, beneficiada pelo aumento de +21% em seu negócio de entrega de alimentos, sua principal fonte de renda. Um impulso extra veio de um salto de +59% na receita de novos negócios, incluindo entrega de supermercado e ofertas de compra em grupo. Contudo, o crescimento veio às custas de pesados ​​investimentos que acabaram influenciando na rentabilidade. O prejuízo líquido da empresa durante o período aumentou para 5,34 bilhões de yuans, de uma perda de 2,24 bilhões de yuans no ano anterior, já que suas despesas de vendas e marketing aumentaram +46%. Isso marcou o 5º trimestre consecutivo da Meituan no vermelho, depois que a empresa embarcou em uma onda de gastos desde o final de 2020 para construir novas linhas de negócios.

Os resultados da Meituan refletem os desafios futuros para a empresa apoiada pela Tencent, que está enfrentando o escrutínio regulatório em áreas desde o bem-estar de seus entregadores até as comissões que cobra dos restaurantes. A concorrência acirrada com a plataforma de entrega de alimentos Ele.me do Alibaba (BABA34), bem como os bloqueios esporádicos do Covid-Zero, também afetaram as finanças da empresa. Para 2022 a Meituan ecoou o tom suave de seus pares sobre suas perspectivas de crescimento para o início do ano, enquanto a China luta com sua mais recente onda de surtos de pandemia e uma economia em desaceleração.

Novos cortes de produção da GM (GMCO34): A General Motors irá interromper, por duas semanas, a sua fábrica de montagem em Indiana (EUA) voltada para a produção de picapes, devido à escassez de semicondutores. “Ainda há incerteza e imprevisibilidade na base de fornecimento de semicondutores, e estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar possíveis problemas no futuro”, afirmou a GM na última sexta-feira. Esta é a primeira vez que a montadora norte americana fecha temporariamente a porta de uma fábrica de picapes, por conta da escassez de chips, desde agosto de 2021.

No entanto, a GM observou uma maior consistência no fornecimento de semicondutores no primeiro semestre de 2022 em comparação ao ano passado, o que melhorará a produção e entregas da companhia nos 3 primeiros meses deste ano. Além disso, cabe apontar que um novo projeto de lei está em andamento no Congresso americano, que fornecerá US$ 52 bilhões em subsídios governamentais para a fabricação de semicondutores no território. A aprovação da regulamentação tende a aliviar a escassez contínua dos dispositivos, que impulsionará o setor automotivo estagnado pela falta de insumos.

ANÁLISE

Fonte: Research XP e Agência Internacional de Energia

Vendas de veículos elétricos mais que dobraram em 2021: O gráfico acima, do Research XP e da Agência Internacional de Energia, mostra que em 2021, as vendas de carros elétricos mais que dobraram para 6,6 milhões, representando um aumento de +115% com relação a 2020 e cerca de 9% do mercado global de carros, mais do que triplicando sua participação de mercado em relação a dois anos antes. Todo o crescimento líquido nas vendas globais de carros em 2021 veio de carros elétricos. O salto foi particularmente impressionante nos últimos três anos, mesmo com os agravamentos causados pela pandemia no mercado de carros convencionais e os gargalos na cadeia de suprimentos.

Apesar dos efeitos negativos da ampliação dos preços dos metais com o conflito entre Rússia e Ucrânia, o aumento do preço do petróleo pode ter um impacto positivo na eletrificação dos transportes, dado que a elevação no preço da gasolina torna os veículos elétricos relativamente mais atrativos na ótica do consumidor. Adicionalmente, trata-se de um mercado em plena expansão. O aumento recente das vendas na Europa e na China foi sustentado por estímulo (como o Fundo Next Generation EU e subsídio para compra de modelos elétricos na França, Alemanha e Reino Unido, por exemplo), além do forte apoio político, como metas obrigatórias de redução de emissões para carros novos na Europa e cotas de veículos elétricos na China. Somado a esses fatores externos, o aprimoramento do desempenho e o lançamento de novos modelos também fomentaram o mercado. Ficou interessado sobre veículos elétricos ? Clique aqui para conferir nosso último relatório sobre temáticas de investimentos ESG.

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