ūüĆé CONEX√ÉO GLOBAL: Airbnb e a revolu√ß√£o da hospedagem

CONEXÃO GLOBAL é o nosso relatório semanal que te conecta com os principais temas do mundo


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Desde 2020, viemos refor√ßando a tese de que alguns setores da economia seriam permanentemente afetados pela pandemia, tendo sua demanda impactada de forma irrevers√≠vel, enquanto outros passariam por danos, que apesar de agudos, seriam apenas moment√Ęneos.

O setor de turismo por lazer, por exemplo, se encaixa no segundo grupo. Acreditamos que a vacinação em massa, principalmente nos países mais desenvolvidos, permitirá que o setor recupere-se gradualmente, beneficiando-se também de uma aumento na demanda de curto-prazo que havia sido reprimida. Pessoas querem voltar viajar e, segundo pesquisa do ITB Berlin e Statista, também querem gastar mais: Nos EUA e Alemanha, 25% dos entrevistados disseram que devem gastar mais com turismo em relação ao período pré-pandemia. Na China, esta fração chegou a 35%.

Sobre a frequ√™ncia de viagens, 50% dos chineses acreditam que v√£o viajar mais ap√≥s a reabertura, enquanto nos EUA este n¬ļ √© de 25%. Enquanto isso, a CDC (Anvisa americana), autorizou liberdade total de viagens dentro dos EUA para a popula√ß√£o vacinada e empresas de turismo j√° se movimentam para voltar √†s opera√ß√Ķes; a Norwegian Cruise Line, por exemplo, busca autoriza√ß√£o para retomar opera√ß√Ķes limitadas a 60% de capacidade e com 100% da tripula√ß√£o vacinada.

Neste contexto, acreditamos ser relevante para o nosso investidor conhecer melhor uma das empresas que mais vem se destacando no setor de turismo, mesmo em pleno ano de pandemia.

A Airbnb (AIRB34)

Antes de valer mais de US$ 100 bilh√Ķes ap√≥s realizar seu IPO em dezembro de 2020, uma data sens√≠vel para uma companhia de turismo abrir o capital, a empresa passou por uma interessante hist√≥ria:

2007

Dois colegas de quarto dividiam um apartamento em S√£o Francisco e n√£o conseguiam quitar seu aluguel. Precisando de uma renda extra e sabendo que em sua cidade haveria um grande evento de designers, resolveram comprar 3 colch√Ķes infl√°veis, colocaram-nos em sua sala de estar e come√ßaram a receber seus primeiros h√≥spedes, que n√£o conseguiam mais encontrar hot√©is, pois estavam todos cheios.

Joe Gebbia e Brian Chesky

Ap√≥s faturar com alguns h√≥spedes, criaram um website para alugar seus colch√Ķes infl√°veis: airbedandbreakfast.com

2008

Percebendo o valor de sua ideia, Joe e Brian convidaram seu ex colega de quarto Nathan Blecharczyk para participar do negócio e lançaram o website 3 vezes no mesmo ano e conseguiram captar 2 clientes, sendo que um deles era Chesky, um dos sócios da empresa.

2009

Reinventaram a ideia sob a premissa de que o cliente precisaria de apenas 3 cliques para alugar uma estadia e foram atr√°s de diversos investidores-anjo. A ideia foi enviada para mais de 15 potenciais investidores, sendo que 8 rejeitaram a proposta e 7 a ignoraram completamente.

Airbnb Pitch Deck From 2008
A “deshoteliza√ß√£o” da hospedagem. Na frase: “Alugue de locais em vez de hot√©is”

Até que, finalmente, lançaram o produto pela 4ª vez, agora com uma nova identidade: Airbedandbreakfast foi reduzido para Airbnb. Eles foram finalmente notados por uma aceleradora de startups, onde passaram 3 meses aperfeiçoando o produto para então receber seu primeiro aporte-semente de US$ 600 mil da Sequoia Capital.

2011

4 anos ap√≥s seus primeiros clientes, o site al√ßou v√īo e estava presente em 89 pa√≠ses, batendo mais de 1 milh√£o de reservas na plataforma. Neste mesmo ano, grandes empresas de venture capital do Vale do Sil√≠cio injetaram US$ 112 milh√Ķes no Airbnb, tornando-a oficialmente um unic√≥rnio americano, avaliado em US$ 1 bilh√£o.

2014 – 2016

Como a maioria dos casos de sucesso que revolucionam algum setor, n√£o foi diferente para o Airbnb. Os problemas operacionais e regulat√≥rios come√ßaram a ganhar grandes propor√ß√Ķes: Nova Iorque amea√ßou banir o aplicativo e a multar aqueles que recebessem pessoas em suas casas. Outras cidades, como Berlin, proibiram o aplicativo para alugu√©is de menos de 30 dias.

2020

Depois de árduas batalhas contra o lobby regulatório, a empresa do setor de turismo se adaptou gradualmente às regras locais e finalmente realizou seu IPO em pleno ano de pandemia.

No preg√£o consecutivo ao dia da listagem, a√ß√Ķes da companhia subiram mais de 110%, tornando esta emiss√£o a 10¬™ mais bem sucedida do ano. Hoje, √© avaliada em mais de US$ 100 bilh√Ķes e o patrim√īnio de cada um dos colegas co-fundadores ultrapassou os US$ 10bi. Pode-se dizer que, finalmente, eles conseguiram pagar o aluguel do apartamento de S√£o Francisco.

E daqui para frente?

Apesar de ser uma empresa de turismo, as expectativas s√£o de recupera√ß√£o de faturamento neste ano para 98% dos n√≠veis pr√©-pandemia. O n√ļmero √© positivo se compararmos, por exemplo, com as companhias a√©reas que devem ter uma demanda totalmente recuperada somente em 2024.

Quando olhamos para o futuro, vemos expectativa de forte crescimento: o consenso estima crescimento de 28,5% a.a. até 2025:

Além disso, existem fatores que reforçam as oportunidades para a empresa:

  • Participa√ß√£o no mercado: 95% das hospedagens ainda est√£o concentradas nas m√£os dos hot√©is.
  • Novas gera√ß√Ķes: Milennials e gera√ß√£o Z possuem 2x mais propens√£o a usar Airbnb em suas viagens.
  • Experi√™ncias tur√≠sticas: Al√©m da hospedagem o Airbnb tamb√©m fornece experi√™ncias tur√≠sticas aos seus clientes, um mercado que pode alcan√ßar US$ 1,4 trilh√£o nos pr√≥ximos 10 anos.
  • Diversifica√ß√£o geogr√°fica: A plataforma j√° opera em mais de 220 pa√≠ses.

Mas o negócio também possui riscos envolvidos:

  • Vacina√ß√£o mais lenta e incertezas quanto √† volta a normalidade.
  • Recupera√ß√£o mais lenta do turismo num mundo p√≥s-pandemia.
  • Competi√ß√£o com Google e Booking no mercado “digital” de turismo.
  • Amea√ßas regulat√≥rias e corporativismo dos governos.
  • Manuten√ß√£o da confian√ßa no servi√ßo prestado.

Portanto, dadas as expectativas de acelera√ß√£o da imuniza√ß√£o em massa, principalmente nos EUA e Reino Unido, bem como uma demanda reprimida no setor de turismo, o cen√°rio nos parece positivo para as empresas desta ind√ļstria, bem como para a Airbnb, que tamb√©m possui uma forte pegada digital e ousa revolucionar a ind√ļstria global de hospedagem.

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