A partir da entrada em vigor da nova regra da CVM, que liberou a negociação das BDRs a todos investidores na B3, brasileiros passaram a ter acesso a ativos internacionais (os BDRs) que antes eram restritos a investidores qualificados, com mais de R$ 1 milhão.
E agora, como escolher os BDRs?
A nossa carteira de BDRs é composta pelas nossas 10 ações internacionais (BDRs) preferidas e atualizada mensalmente, com o intuito de ter desempenho superior ao índice MSCI All Country World Index em reais no longo prazo.
Como foi a performance da carteira em agosto?
Para setembro, realizamos uma alteração na Carteira Top 10 Ações Internacionais XP. Entra Disney (DISB34); sai Home Depot (HOME34).
Para o mês de setembro, desfazemos de nossa posição no setor de consumo discricionário em Home Depot (HOME34) para abrir espaço para alocar 10% em uma posição que já tivemos na carteira: Disney (DISB34). Acreditamos que a empresa está bem poscionada para capturar 2 temas relevantes no curto e longo prazos: 1) Reabertura econômica e recuperação do turismo (via parques), principalmente nos EUA e 2) Streaming, via Disney+, que, em nossa visão, é a melhor aposta em plataformas de filmes e séries disponível no momento.
► A saída de Home Depot se dá por conta da difícil base de comparação que se estabeleceu durante a pandemia. A empresa beneficiou-se de mais pessoas fazendo reformas em suas casas enquanto o confinamento estava vigente. Olhando para frente, acreditamos que as perspectivas muito otimistas podem ser frustradas por conta da desaceleração desta tendência.
► Disney, além de ser uma empresa de alta qualidade, pode se beneficiar da passagem pelo pico da variante Delta, que prejudicou recentemente o desempenho de empresas de turismo, mas também apresenta bons catalisadores de curto-prazo, como o pipeline de lançamentos da Marvel no Disney+. Além disso, os fortes títulos da plataforma (Marvel, Pixar, Star Wars) são diferenciais competitivos para a atratividade da plataforma no longo-prazo.
Carteira recomendada
Conheça as 10 melhores ações internacionais para se investir, mirando ganhos superiores no longo prazo:
Diversificação setorial
A carteira Top 10 BDR XP busca obter retornos superiores, com complementariedade setorial em relação ao Ibovespa, e uma seleção de maior qualidade e mais concentrada que o MSCI All Country World Index.
- O Ibovespa é muito concentrado no setor financeiro (25%) e possui pouca exposição em consumo discricionário (9%), comunicação (1%) e tecnologia (<1%)
- O BDRx é mais concentrado em tecnologia (33%) e menos em financeiro (9%)
Com a alteração, mudam as nossas exposições setoriais, reduzindo o setor de consumo discricionário e incrementando comunicações. A carteira permanece diversificada e complementar ao Ibovespa com posições em tecnologia (Microsoft, TSMC e Visa), financeiro (Berkshire Hathaway), consumo discricionário (Alibaba, General Motors e Mercado Livre), saúde (Johnson & Johnson) e comunicação (Google e Disney)
Conheça as empresas
Alphabet (Google – GOGL34)
– “Dá um Google aí!”. A empresa, que literalmente virou um verbo presente no dicionário, é subsidiária da Alphabet e tem objetivo de ser o “A ao Z” da internet. A empresa possui 86% do mercado global de ferramentas de pesquisa e 3/4 do mercado de compartilhamento de vídeos (YouTube). Além disso, 3/4 dos aparelhos móveis do planeta possuem o sistema operacional Android instalado. Ou seja, a Alphabet é um gigantesco depósito de dados que são convertidos em anúncios direcionados em suas plataformas, de onde vem 85% do faturamento da empresa. Os outros 14% são compostos por serviços (Google Play) e nuvem (Google Cloud) e o 1% restante é conhecido como Moonshots, ou seja, negócios em estágio inicial mas com potencial revolucionário.
Apostas de crescimento: YouTube / YouTube premium / YouTube shorts / Inteligência Artificial / Direção Autônoma (Waymo) / Saúde (Calico & Verily Life)
Johnson & Johnson (JNJB34)
Multinacional americana, com mais de 130 anos de história, iniciou suas atividades como fabricante de curativos cirúrgicos. Hoje, as atividades da companhia são divididas entre três segmentos: 1) Farmacêutico (52% das receitas): Responsável pelo desenvolvimento de medicamentos e vacinas; 2) Equipamentos médicos (31%): Produção de aparelhos usados em cirurgias, como pinos e placas ortopédicas e lâminas de corte; 3) Bens de consumo (17%): Voltado ao dia-a-dia – produção de produtos de uso pessoal, como shampoos, band-aid e hidratantes.
A ação tende a ser defensiva para ambientes incertos, dado que a empresa é uma sólida pagadora de dividendos (em 2019, aumentou o pagamento pelo 57º ano consecutivo), possui robusta posição de caixa (US$ 18 bilhões), e consistente crescimento de receitas no segmento farmacêutico (~8% a.a nos últimos 20 anos).
Apostas de crescimento: pesquisa, desenvolvimento e distribuição de novos medicamentos (exemplo: vacina para Covid-19 e tratamento de mielomas), retomada da demanda por equipamentos cirúrgicos em 2021 e potenciais aquisições de novas patentes e de companhias farmacêuticas menores.
Mercado Livre (MELI34)
Em 1999, Marcos Galperin, aluno do MBA de Stanford deixou o banco Lehman Brothers para montar o maior e-commerce da América Latina. Hoje, a companhia argentina está presente em 18 países e é a segunda maior empresa do continente sul-americano, com um valor de mercado de US$ 80 bilhões, ficando atrás apenas da Vale S.A.
A companhia foi amplamente beneficiada pelo isolamento social devido à pandemia da Covid-19, que acelerou a migração do consumo para o digital, tendo dobrado seu faturamento em 2020 e atingido US$ 3,97 bilhões de receita líquida, número que representa um crescimento de 73% ante os US$ 2,3 bilhões registrados em 2019. Globalmente, seu alcance também cresceu: A cia. fechou 2020 com 133 milhões de usuários, um aumento de 78% a.a. explicado principalmente pela adesão em massa do mercado latino-americano ao e-commerce. No Brasil, o Mercado Livre registrou crescimento expressivo de 50% em suas vendas no ano de 2020.
Com base nesses dados, o Mercado Livre estuda investimentos bilionários na região. Em meados de março a empresa anunciou um investimento de 10 bilhões de reais ao longo de 2021. A intenção é tornar a companhia ainda mais relevante no Brasil, ao passo em que cria novas soluções logísticas a fim de acelerar os processos de entrega. Na Grande São Paulo e nas regiões metropolitanas de Florianópolis (SC) e Salvador (BA), por exemplo, a empresa já realiza entregas em apenas um dia.
A aposta em Mercado Livre busca trazer exposição ao tema de e-commerce na América Latina, que é um dos que mais cresce no mundo. Ao investir na empresa, a carteira passa a ter exposição a diversos países do continente, uma vez que a Argentina e o México são responsáveis por 25% e 15% do faturamento da companhia, respectivamente, sendo o Brasil o mais representativo com 55% de participação.
NOVA! Disney (DISB34)
Com mais de 96 anos de história, a Disney iniciou suas atividades no segmento de estúdio e entretenimento, desenvolvendo conteúdo de filmes e músicas para diversos públicos. A empresa atua nos segmentos de TV por assinatura (35% das receitas), parques de diversão e hotéis (37%), estúdio e entretenimento (15%) e venda de produtos com a marca Disney (13%). Apesar de parques com operações reduzidas atualmente, a companhia continua bem posicionada estruturalmente e com vantagens competitivas de longo prazo intactas. A poder da marca, combinado com a produção de animações num mundo onde pessoas consomem cada vez mais conteúdo digital, são a fórmula para a companhia gerar valor e lucro no longo prazo.
E como uma empresa de quase 100 anos continua crescendo e se destacando? Resposta: inovação. O recente lançamento do Disney+ (serviço de streaming que oferece conteúdo da Disney, Marvel, Lucasfilm, Pixar e National Geographic) por US$ 7 mensais (contra US$ 13 do Netflix) é um exemplo disso. A Disney, que também é dona da ESPN e da Hulu, viu seu recém lançado Disney+ superar as mais otimistas expectativas: quase 30% do mercado alvo existente nos EUA já assina Disney+ e 37% assina o Hulu.
Apostas de crescimento: Plataforma de streaming (Disney+)
Visa (VISA34)
A Visa está no centro da revolução da transição do papel-moeda para o dinheiro digital. Em 1958, o Bank of America lança o primeiro cartão de crédito dos EUA com um limite de US$ 300 dólares. Mais tarde, em 1976, o sucesso do cartão tornaria-se internacional, fazendo com que o segmento do banco fosse desmembrado e renomeado como Visa. Mais tarde, seria lançado, em plena crise de 2008, como um dos maiores IPOs da história.
Hoje, a companhia está presente em mais de 200 países, com produtos disponíveis em diversos aparelhos, mas o foco ainda é o mesmo: ser o melhor método para pagar e receber para todos e em qualquer lugar. A Visa possui 3,3 bilhões de cartões ativos conectando consumidores ao redor do mundo. O faturamento possui ampla distribuição geográfica, com 46% das receitas provenientes dos EUA e 54% internacional. Quanto aos segmentos, a empresa fatura, em ordem de importância, com 1) Taxas de processamento de dados, 2) Taxas de serviços e 3) Taxas de transações internacionais.
Apostas de crecimento: Parcerias com produtoras de aparelhos móveis e acessórios que integrem os meios de pagamentos; Integração com automóveis em estacionamentos e postos de abastecimento; aumento nas transações sem papel-moeda em ecossistemas cada vez mais digitais e eficientes.
General Motors (GMCO34)
Uma das maiores fabricantes de automóveis e peças do mundo, a GM é a dona das marcas Chevrolet, GMC, Cadillac, Buick e OnStar. As divisões da GM Internacional e GM América do Norte são responsáveis pelas operações globais de veículos automotivos enquanto a GM Financial é responsável pelo segmento de financiamento, crédito e seguros.
As operações da empresa são focadas principalmente no mercado norte-americano, que é responsável por ~80% do faturamento da companhia, um posicionamento interessante dada a robustez da recuperação econômica do país num mundo pós-pandemia. No longo-prazo, a GM busca reduzir o consumo de petróleo e a emissão de gases-estufa via pesquisa e desenvolvimento de tecnologias como células de hidrogênio e baterias elétricas. Ainda como estratégia de crescimento, a General Motors deverá aumentar as suas ofertas de produtos no mercado chinês, via Chevrolet, Cadilac e Buick, bem como via marcas locais Baojun e Wuling e operações envolvendo joint ventures.
Além disso, a companhia possui uma operação eficiente, à frente da concorrência em termos de geração de caixa e margem EBITDA: Entre 2016 e 2019, pré-pandemia, a GM entregou média de 16% de margem, contra apenas 7% da Ford e 12% da Tesla.
Apostas de crescimento: 1) GM Ultium – plataforma de baterias elétricas que será a base para o futuro carbono-zero da companhia; 2) Cruise – segmento de software e veículos autônomos em parceria com a Microsoft, Walmart e Honda.
Microsoft (MSFT34)
Líder absoluta no mercado global de sistemas operacionais, a Microsoft atingiu o feito de ter o Windows instalado em 3/4 dos computadores pessoais do planeta. Se considerarmos dispositivos móveis, como tablets e celulares, a sua participação ainda se mantém em 30% dos aparelhos. O faturamento da empresa é dividido em 3 segmentos, cada um representando aproximadamente 1/3 do total, sendo eles 1) Computação Pessoal, que inclui o Windows e o Xbox; 2) Produtividade e Processos, que inclui o pacote Office 365, SharePoint, Skype e LinkedIn; 3) Computação em nuvem, que inclui o Azure, SQL e Windows Server. Geograficamente, 50% das receitas vêm de fora dos EUA.
Apostas de crescimento: Trabalho remoto (Office 365) / Computação em nuvem (Azure) / Games em nuvem / Plataformas sociais (LinkedIn e Discord)
TSMC (TSMC34)
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company possui a maior capacidade de produção de semicondutores do planeta e detém cerca de 50% do mercado global. A companhia atende clientes que não possuem tecnologia própria de chips para seus dispositivos.
Hoje, clientes de alto padrão utilizam sua tecnologia, como Apple, AMD, NVIDIA e Intel. São mais de 500 clientes atendidos que incluem os chips da TSMC em seus 10 mil dispositivos.
Geograficamente, a empresa possui indústrias em Taiwan, na China e nos EUA, sendo que este último é responsável por 60% de suas receitas. Por produto, 50% do faturamento vem de celulares, 30% de computação de alta performance e 10% de Internet of Things. Olhando para frente, o setor automotivo (5% das receitas) deve prover uma longa avenida de crescimento com a eletrificação dos veículos, bem como os temas estruturais da expansão do 5G, computação em nuvem e Inteligência Artificial.
Berkshire Hathaway (BERK34)
Uma das empresas mais procuradas pelo investidor que tem visão de longo prazo. A holding, dirigida pelo investidor mais reconhecido do mundo, Warren Buffett, possui controle e participação em empresas de variados segmentos, de joalherias à refrigerantes. Fato que nem todos sabem é que aproximadamente 80% das receitas da Berkshire são provenientes de seguros (GEICO, principalmente) e os 20% restantes com transporte ferroviário e geração de energia.
Os principais fatores que atraem investidores para a companhia são 1) O compromisso de Buffett com uma gestão transparente e com alto nível de governança corporativa; 2) O histórico de sucesso dos investimentos da holding em empresas sólidas como Coca-Cola, American Express, Gilette e, mais recentemente, na Apple e em ouro (Barrick Gold); 3) O alinhamento pleno de interesses entre a administração e os acionistas da empresa.
Alibaba (BABA34)
Também conhecida como a Amazon chinesa, a gigante transaciona USS$ 1 tri em produtos nas suas plataformas (usando a métrica GMV) ao ano, sendo 95% do volume local na China. A empresa possui 750 milhões de clientes que consomem anualmente em suas plataformas digitais e está bem posicionada para capturar um mercado cada vez mais acostumado a consumir produtos online. Os números não mentem: o faturamento da empresa cresce em ritmo acelerado de ~30% ao ano. O varejo compõe 90% do seu faturamento, mas assim como a Amazon, busca expandir no segmento de computação em nuvem (Alibaba Cloud), que já representa 9% das receitas e cresce aproximadamente 60% a.a.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!