XP Expert

As oportunidades da reabertura dos Multimercados da Genoa em 3 gráficos

Mas afinal de contas, por que essa reabertura tem chamado atenção dos investidores? Trouxemos 3 gráficos para falar um pouco mais sobre como essa estratégia tem se destacado e por que essa pode ser uma boa janela de oportunidade para aumentar o risco da carteira.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

A Genoa Capital é uma gestora de recursos independente que foi fundada em 2020, por André Raduan, Emerson Codogno, Mariano Steinert, Lucas Cachapuz e Rodrigo Noel, profissionais com ampla experiencia de mercado e que atuaram ao longo de anos em alguns dos mais premiados multimercados da indústria.

A gestora que foi fundada em meio a um cenário extremamente desafiador para os mercados foi ganhando destaque por oferecer produtos que atraíram rapidamente o interesse dos investidores resultando em um crescimento robusto das estratégias, além de entregar performance e resiliência que se destacam perante os multimercados da indústria.

Recentemente a gestora anunciou uma reabertura é pontual e com capacity limitado, da sua estratégia macro o Genoa Radar e sua versão previdenciária o Genoa Cruise, sendo possível realizar o agendamento para essa abertura através do nosso time de assessoria (apenas para a versão tradicional – Genoa Radar), com liquidação para o dia 21/02/2024, importante pontuar que devido o interesse pela estratégia, esse capacity pode ser tomado antes da liquidação.

Abra sua conta e invista em fundos de investimentos

Mas afinal de contas, por que essa reabertura tem chamado atenção dos investidores? Trouxemos 3 gráficos para falar um pouco mais sobre como essa estratégia tem se destacado e por que essa pode ser uma boa janela de oportunidade para aumentar o risco da carteira.

Decisões inteligentes, um Sharpe de destaque

Quando falamos sobre analisar a performance de uma estratégia multimercado, o índice de Sharpe tende a ser uma das métricas prediletas pelos analistas por mostrar o quanto de volatilidade foi necessária para atingir um certo patamar de retorno para o fundo.

Em resumo, o índice de Sharpe é usado para apresentar, na comparação entre dois diferentes fundos, o quanto de retorno excedente que o fundo entrega para cada unidade de risco que é tomada.

E quando comparamos o Índice de Sharpe do multimercado Macro da Genoa (Genoa Radar e Genoa Cruise) com um peer de estratégias similares que acompanhamos, vemos que o fundo é o terceiro colocado entre 35 estratégias analisadas.

Mostrando que embora a carteira do fundo desfrute de resultados mais elevados, estes, não vieram com um excesso de risco adicional, na verdade, olhando para os resultados da Genoa, podemos concluir que esses resultados são decorrentes de decisões de investimentos inteligentes de investimentos.

Gestão de risco em foco: proteção em momentos de queda

drawdown, que mensura qual foi o maior retorno negativo acumulado de um ativo em relação ao seu pico, também é uma métrica relevante para analisar o potencial de proteção de uma estratégia. Para ter uma métrica ajustada ao risco, buscamos analisar o Drawdown da estratégia pela volatilidade apresentada,

No caso da Genoa, o gráfico acima mostra que a estratégia tem o segundo menor drawdown ajustado pela volatilidade que o nosso peer de acompanhamento.  Portanto, as maiores variações (negativas) que o Genoa teve entre o seu valor máximo e seu valor mínimo nesse período ajustado a volatilidade foi muito melhor do que outros pares, ou traduzindo melhor ainda, o fundo segurou as quedas muito mais que a média da indústria.

Um mandato vencedor e descorrelacionado do mercado

baixa dependência de uma estratégia multimercado ao cenário macroeconômico, pode ser vista como uma das principais vantagens de se ter essas estratégias na carteira. E esse fator pode ser observado pela resiliência em momentos de estresse, que no caso do Genoa Radar, fundo  lançado em um ano extremamente desafiador para os mercados, o padrão de retorno reflete a consistência de retornos positivos em diferentes cenários.  

Quando comparamos através do gráfico acima do Genoa Radar ao IHFA, CDI e Ibovespa, vemos que em momentos de extrema variação e volatilidade do mercado, o fundo conseguiu manter seu padrão de retorno sem necessariamente ser afetado pela variação dos diversos índices. Vale pontuar que a janela analisada foi marcada por uma elevação considerável da taxa de juros.

Ainda a respeito da menor dependência do fundo em relação ao cenário macroeconômico, quando olhamos para a correlação do fundo com os principais índices dos mercados brasileiros de renda fixa, multimercados e ações, respectivamente: CDI, IHFA e Ibovespa –é possível verificar uma correlação baixa em relação ao CDI (7), ao Ibovespa (23) e por último, e com maior valor se comparado aos demais, mas ainda sim baixa correlação com o IHFA (39).

Podemos ver também que historicamente o fundo conseguiu se manter acima dos índices, e com variações positivas, mostrando uma resiliência e descorrelação com esses movimentos bruscos de mercado.

Com todos esses argumentos, hora de entender qual a diferença entre investir no Genoa Radar ou no Genoa Cruise.

Estratégia disponível na versão tradicional e previdenciária  

O Genoa Capital Radar é a estratégia flagship da gestora, se tratando de um multimercado do tipo macro. Desde o início em 2020, apresentou um retorno de 53%, contra 35,3% do CDI e 35,5% do IHFA (dados até 02/02/24). A estratégia se destaca pela consistência e resiliência em períodos extremamente desafiadores para o mercado, e pelo processo de gestão focado em um arcabouço tecnológico robusto.

Enquanto o Genoa Cruise busca seguir a mesma estratégia e nível de exposição do Genoa Radar, respeitando a regulação previdenciária.

Quando olhamos o gráfico das estratégias desde o início da versão previdenciária, é possível notar o alto nível de correlação, dando ao investidor a opção de aproveitar as características de longo prazo da estrutura previdenciária em sua carteira de investimentos.

Saiba mais sobre os fundos previdenciários

Está na hora de investir em Fundos Multimercados?

  Por mais contraintuitivo que possa parecer, e após um ano em que a mediana dos fundos multimercados fechou abaixo do CDI, a perspectiva de alocação nessa classe segue positiva para os meses a frente por alguns motivos, sendo o principal deles a de que os Multimercados, quando bem selecionados e na exposição correta a cada perfil de risco, aumentam o retorno esperado das carteiras, reduzindo a sua volatilidade pela sua baixa correlação com as principais classes de ativos (renda fixa e renda variável).

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.