Conheça a estratégia Nordea Alpha 10, um multimercado global

Categorizado como um investimento alternativo líquido, o fundo utiliza estratégias de investimento similares a hedge funds e está acessível aos investidores brasileiros


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Historicamente reservado apenas para investidores institucionais e de alto patrimônio, os investimentos alternativos líquidos são agora uma opção de investimentos para os clientes da XP através dos fundos Nordea Alfa 10 Dolar Advisory FIC FIM IE, que não apresenta proteção cambial e o Nordea Alfa 10 Advisory FIC FIM IE que apresenta proteção cambial, ou seja, um fundo hedgeado. Esta a única diferença entre os produtos.  

O poder da diversificação

Além de todos os eventos e desafios sem precedentes do ano de 2020, investidores em várias partes do mundo convivem com baixas taxas de juros, e em vários países até taxas negativas, já há alguns anos. No atual ambiente de mercado com baixos rendimentos nos instrumentos tradicionais de renda fixa, combinado com um valuation elevado no mercado acionário global, e a volatilidade dos mercados, faz com que investidores tenham dificuldades para formular novas ideias de investimento.

Desta maneira, os investidores são incentivados a buscar soluções alternativas de investimento que possam ajudar a melhorar a diversificação de suas carteiras, entregar melhores retornos e ao mesmo tempo controlar o risco em seus portfólios.

No entanto, vários investidores individuais ainda não possuem investimentos alternativos líquidos, o que significa que suas carteiras não estão tão diversificadas como poderiam estar.

Acreditamos que todos os investidores brasileiros devem ter acesso a investimentos alternativos líquidos para realmente alcançar uma carteira devidamente diversificada. É por isso que temos a missão de democratizar essas alternativas, tornando-as acessíveis e ajudando a alcançar melhores resultados a longo prazo.

Os mercados complexos de hoje em dia e investidores cada vez mais exigentes demandam uma abordagem inovadora para investir e construir carteiras mais sofisticadas. Para atingir os mesmos resultados que foram alcançados no passado, é necessário acesso a um conjunto mais amplo de ferramentas de investimento e gestão especializada.

A XP tem se antecipado a essa tendência e se juntou a Nordea Asset Management, uma das gestoras líderes na Europa em investimentos sustentáveis, para oferecer sua estratégia flagship de multimercado global, a Estratégia Nordea Alpha 10 Multi-Mercado Global, que oferece uma exposição dinâmica em várias classes de ativos de modo a gerar um retorno absoluto atraente ajustado ao risco1.

1 Não há nenhuma garantia de que o objetivo de investimento, o retorno alvo e os resultados de um investimento sejam atingidos. O valor do seu investimento pode subir ou descer e poderá perder uma parte ou a totalidade do seu dinheiro investido.

A Nordea Asset Management e a família Alpha

A Nordea Asset Management atualmente administra mais de US$ 8,5 bilhões de ativos sob gestão na família Alpha e, em 2020, recebeu mais de US$ 1,4 bilhão em novos investimentos para todas as estratégias desse segmento.

O Nordea 1 – Alpha 10 MA Fund faz parte desse segmento, que é a linha de fundos sob a categoria de alternativos líquidos que utiliza técnicas de investimentos similares a hedge funds, mas com liquidez diária. A estratégia usa uma combinação de prêmios de risco tradicionais e alternativos em diferentes classes de ativos para construção de seu portfólio.

O objetivo é ter uma carteira bem equilibrada com uma variedade de catalizadores de retorno que funcionam bem em momentos de “risk on” (ou seja, em ciclos de mercado relacionados com expansão econômica com alta correlação com o “equity beta”) e investe em outros prêmios de risco que funcionam bem em momentos de “risk off” (ou seja, em ciclos de mercado relacionados com contração econômica com correlação negativa com equity beta). Sendo assim, gera um retorno absoluto com um “all-weather portfolio”, permitindo aos investidores a oportunidade de navegar as oscilações de mercado2.

2 Não há nenhuma garantia de que o objetivo de investimento, o retorno alvo e os resultados de um investimento sejam atingidos. O valor do seu investimento pode subir ou descer e poderá perder uma parte ou a totalidade do seu dinheiro investido.

Principais Destaques da Estratégia

Universo de Investimentos: A estratégia investe globalmente em ações, bonds, moedas, indíces e instrumentos de money market, e faz bastante uso de derivativos regulados (opções, swaps, Futuros de Moedas, NDFs, CFDs) para isolar os prêmios de risco.
Objetivo de retorno: Caixa + 5 – 7%3 ao ano (bruto de taxas) ao longo de um ciclo completo de investimentos.
Volatilidade Esperada: de 7% a 10%4.
Time de investimento: A estratégia é gerida pela equipe de investimento  denominada Multi Assets Team, que é especializada em gestão de prêmios de risco, e possui um processo de investimento sólido com mais de 10 anos de histórico de desempenho5. A equipe é bastante experiente e estável, e é composta por mais de 40 profissionais e administra mais de USD 120 bilhões6 de ativos sob gestão em diferentes classes de ativos e estratégias.

3 Não pode haver garantia de que um objetivo de investimento seja alcançado, retornos almejados e resultados de uma estrutura de investimento sejam atingidos. O valor do seu investimento pode subir e cair, e você pode perder parte ou todo o seu dinheiro investido. 4 Em ambientes adversos de mercado, a volatilidade pode atingir em média 10%. 5 A rentabilidade apresentada é histórica. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e investidores podem não recuperar o montante total investido. O valor do seu investimento pode subir ou descer e poderá perder uma parte ou a totalidade do seu dinheiro investido. 6 Fonte: Nordea Investment Management AB. Data: 31.12.2020.

Nota: Exemplo apenas para fins ilustrativos. Fonte: Nordea Investment Management AB. Equipe Multi Assets

Por que investir na Estratégia Nordea Alpha 10 Multi-Mercado Global?

A estratégia oferece aos investidores uma proposta de investimento atraente:

• Uma solução única de investimento em alternativos líquidos que possui aderência plena a regulamentação UCITS (arcabouço regulatório da indústria de fundos de investimento na União Europeia), com liquidez diária, que oferece uma atraente expectativa de retorno7 ajustado ao risco no atual ambiente de maior volatilidade nos mercado globais, onde os baixos rendimentos nos instrumentos tradicionais de renda fixa, e valuation elevados no mercado de ações global oferecem desafios de alocação para os investidores.
• Gerar retornos atraentes e de risco controlado7, implementando uma abordagem de investimento inovadora com base em mais de 10 anos de experiência.
• Beneficiar-se de um grande conjunto de prêmios de risco que oferecem baixa correlação com as classes de ativos tradicionais, combinando:
– Princípios de equilíbrio de risco, para criar uma carteira com um comportamento “market neutral”
– Estratégias direcionais com o objetivo de entregar retornos absolutos (alfa) ao longo do tempo7

A gestora Nordea Asset Management acredita que usar um conjunto amplo de prêmios de risco não correlacionados oferece uma forma inovadora de ter um portfólio de investimento ideal para atender às expectativas dos clientes. Neste difícil ambiente de baixos rendimentos e volatilidade, a verdadeira diversificação é necessária para mitigar os riscos de mercado no longo prazo.

7 Não pode haver garantia de que um objetivo de investimento seja alcançado, retornos almejados e resultados de uma estrutura de investimento sejam atingidos. O valor do seu investimento pode subir e cair, e você pode perder parte ou todo o seu dinheiro investido.

Para mais informações sobre os produtos na plataforma da XP, acesse:

Nordea Asset Management é o nome funcional do negócio de gestão de ativos conduzido pelas seguintes entidades legais: Nordea Investment Funds S.A. e Nordea Investment Management AB (“as Entidades Legais”) e as suas sucursais e subsidiárias.

Os sub-fundos mencionados fazem parte da Nordea 1, SICAV, uma sociedade de investimento de capital variável sediada em Luxemburgo (Société d’Investissement à Capital Variable), legalmente constituída conforme as leis de Luxemburgo e com a Diretiva 2009/65/EC do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Julho de 2009. Este documento é material publicitário e não divulga todas as informações pertinentes relativas aos sub-fundos apresentados. Não há nenhuma garantia de que o objetivo de investimento, o retorno alvo e os resultados de um investimento sejam atingidos. O valor do seu investimento pode subir ou descer e poderá perder uma parte ou a totalidade do seu dinheiro investido.

Este documento (i) foi preparado pela Nordea Asset Management em resposta à solicitação da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP”), (ii) é fornecido apenas para o propósito de compartilhar informações sobre os ativos subjacentes investidos pelos fundos investimentos constituídos e distribuídos no Brasil pela XP, (iii) não deve ser interpretado de qualquer forma como qualquer solicitação ou oferta para comprar ou vender quaisquer valores mobiliários ou quaisquer instrumentos financeiros relacionados e (iv) não deve ser interpretado de qualquer forma como uma oferta pública de quaisquer valores mobiliários ou quaisquer instrumentos financeiros relacionados. Tanto a Nordea Asset Management, como o Nordea 1, SICAV não foram e não serão registrados perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM. O Nordea 1, SICAV não deve ser oferecido ou vendido no Brasil, exceto em circunstâncias que não constituam oferta pública ou distribuição nos termos da lei e regulamentos brasileiros. Este é um documento estritamente privilegiado e confidencial para distribuição exclusiva da XP e não se destina a distribuição ou uso por qualquer outra pessoa. Para maiores informações, por favor entre em contato com o seu representante ou consultor financeiro ou a XP.

© As Entidades Legais aderentes à Nordea Asset Management e todas as suas sucursais e/ou subsidiárias.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.