Mundos & Fundos: Giant Steps e a relevância dos fundos quantitativos

Analista de Alocação da XP, Nathalia Sá recebe nesta quinta-feira, 18h, executivos da Giant Steps para abordara indústria dos fundos quantitativos, especialidade da casa.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No sétimo episódio da série Mundos e Fundos, recebemos a Giant Steps, responsável pelos fundos Giant Zarathustra Advisory FIC FIM e Giant Darius FIC FIM, fundos multimercados que se destacam pelos ótimos e consistentes retornos apresentados. Ambos os fundos investem nos mesmos ativos, com a diferença que o Darius tem uma exposição a risco de 67% do Zarathustra, ou seja: possui um retorno menor, mas também corre menos riscos.

Participaram desta live Pedro Simonetti, sócio e responsável pelo Relacionamento com Investidores, e Flavio Terni , sócio-fundador e Co-CEO, ambos da Giant.

A Giant Capital apresenta uma peculiaridade em relação a maioria das gestoras do Brasil: seus fundos são quantitativos (também chamados de fundos quant).

Fundos quantitativos são, os que utilizam da tecnologia de um algoritmo elaborado por excelentes matemáticos, programadores e investidores para a gestão ser automatizada. O foco desses algoritmos é explorar padrões de comportamento e tendências para prever o comportamento do mercado.

A grande vantagem do Zarathustra / Darius em relação aos outros fundos multimercado é a baixa correlação apresentada, sendo muito importantes em uma carteira diversificada.

Você pode investir nos fundos da Giant através dos fundos DNA.

Check-in: fundada por Flavio Terni, Rodrigo Terni (irmãos), Jorge Larangeira e Christian Iveson, a Giant Capital já tem quase dez anos de história.

Nenhum dos fundadores trabalhavam junto, mas compartilhavam uma mesma visão a respeito da inserção da tecnologia nos diversos setores da sociedade, inclusive no mercado financeiro.

No Brasil, era incomum as gestoras utilizarem tecnologia para auxiliar na tomada de decisão. Assim, a Giant foi fundada com intuito de trazer para o Brasil uma tendência que já tomava força em outros países.

Visita à cabine: Desde sua fundação a Giant investe massivamente em tecnologia. Todo esse investimento é utilizado para disponibilizar ao gestor as melhores informações para a tomada de decisão. Em uma gestora tradicional macro, normalmente tem-se uma pessoa experiente (o gestor) que baseado em tudo que já viveu e conhece do mercado, cria suas teses de investimento. Então após testar essas teses e confirmar se são rentáveis, elas são implementadas.

A grande diferença da Giant para as gestoras mais tradicionais é que seus gestores criam essas teses de uma forma na qual seja possível implementá-las através de algoritmos de programação. Um exemplo fictício: toda vez que a bolsa cair 0,5%, o fundo ficará comprado mais 1% em dólar. . Assim, depois de implementadas, os gestores ficam livres para criar novas teses de investimento e melhorar ainda mais a performance dos fundos.

O time da Giant é composto de cerca de 40 pessoas. Delas, a maioria faz parte da gestão dos fundos.

Na gestão há três perfis de pessoas:

O primeiro é estilo de gestor mais tradicional, com experiência e vivência de mercado, como o sócio-fundador Christian Iveson.

O segundo perfil são as pessoas com grande conhecimento matemático (os “nerds” da Giant tem 45 medalhas de olimpíada de matemática somadas), que através de padrões e teoremas aplicam abordagens diferentes para os temas do mercado, é uma visão diferente para o mesmo problema.

O terceiro perfil é o perfil de acadêmico. Eles sempre buscam teses e ideias no meio acadêmico (tanto nacionalmente quanto internacionalmente) que possam ser utilizadas na gestora.

Os fundos Zarathustra e Darius buscam indícios de que um determinado mercado vai ser dominado por alguma tendência/forte emoção (irracionalidade. Assim, essas tendências são identificadas, os fundos compram posições, ganham dinheiro e então as vendem. Esse foi um dos principais motivos do pior voo da Giant.

O pior voo foi no conhecido “Joesley Day”¹. No momento anterior a esse dia o Brasil estava passando por uma ótima retomada da economia, com todas reformas sendo aprovadas e o teto fiscal não sendo comprometido, causando grande euforia no mercado. Entretanto, após essa notícia houve um grande pânico nos investidores, mas como a bolsa brasileira já tinha encerrado suas atividades, o fundo Zara não tinha como reagir e antecipar esse movimento de iminente queda da bolsa. Com isso, no dia seguinte o Zarathustrateve uma queda de cerca de 17%.

Isso foi um marco para o fundo, pois a partir dessa data constituíram um veículo no exterior para negociar posições. Apesar de já terem considerado essa necessidade antes do ocorrido, foi nesse momento que aceleram implementação dessa estratégia visando melhores retornos e mitigar riscos.

Consequência disso foi o melhor voo da Giant, cerca de um ano depois. Durante a crise da greve dos caminhoneiros o fundo ganhou muito dinheiro, pois tinha muita posição comprado em dólar que subiu drasticamente em poucos dias. Entretanto, o Banco Central tomou medidas a fim de controlar o preço do dólar. Por o fundo ter esse poder de reação em posições fora do país, conseguiu atuar antes e vender essas posiçõ,es  não sofrrendo impactos com essa medida, e entregando ótimos retornos aos seus cotistas.

Voos futuros: para o futuro a Giant tem a ambição de se tornar a maior gestora do Brasil. Para isso investe forte em três pilares: tecnologia, buscando sempre as melhores ferramentas disponíveis no mercado; pessoas, acreditando e buscando gente qualificada desde a graduação e a cultura da empresa, que foca muito no trabalho em equipe e na criatividade para resolução dos mais diversos problemas do mercado financeiro.

Cássio Bruno, da Moat Capital, conta os desafios da Renda Variável para 2021 na série Mundos e Fundos

Pousa ou não pousa: O fundo faz de 20.000 a 30.000 ordens por dia. Então as posições variam constantemente.

No dia da conversa ele estava comprado nas bolsas de diversos países (África do Sul, França, Singapura, México, Polônia, Noruega, Suécia, Rússia, EUA, Alemanha, Hong Kong, Coreia do Sul, Canadá, Austrália, Itália, Inglaterra e Brasil),com a maior posição na bolsa brasileira. Em commodities eles estavam comprados em cacau, metais, açúcar, soja e trigo. Estavam vendidos em milho, crude oil, branch oil, algodão, café, boi gordo e natural gas.

A Giant também conta com um fundo que, diferente do Zarathustra e Darius, conta com uma estratégia para ganhar dinheiro quando o mercado está operando na racionalidade (sem pânico/euforia). Assim, as duas estratégias são complementares. Unindo ambas estratégias, a Giant criou seu mais recente fundo de previdência: Giant Prev FIE FIC FIM.

¹(No dia 17/05/2017, vazou na imprensa um áudio de Joesley Batista a respeito do então presidente Michel Temer dando aval para a compra do silencio do ex-deputado Eduardo Cunha. Esse áudio fez com que a bolsa despencasse, causando até um circuit-breaker)

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.