XP Expert

Mundos e Fundos: Daniel Vairo, gestor do Pacifico Macro, fala sobre montar estratégias macro em fundos multimercado

Felipe Dexheimer, head da XP Allocation, recebe Daniel Vairo, gestor do fundo Pacifico Macro FIC FIM, para falar sobre estratégias macro em fundos multimercado.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No nono episódio da série Mundos e Fundos, recebemos Daniel Vairo, gestor do fundo Pacifico Macro FIC FIM, para falar sobre estratégias macro em fundos multimercado.

Check-in: A história profissional de Daniel Vairo se confunde com a história da gestora Pacífico. Logo que formou em economia deu início na sua carreira no Opportunity. Foi lá que ele iniciou sua carreira no mercado financeiro, passando por várias áreas até chegar na gestão da estratégia Macro.  Desde o início ele conheceu Carlos Eduardo Ramos, Felipe Pádua, Eduardo Carvalho, Leonardo Rufino e Paulo Ribeiro, o grupo que fundaria a Pacífico em 2011.  

Algo que ficou marcado na gestora desde sua fundação foi o fato de, por serem de gerações diferentes, uma parte do aprendizado de cada membro do time vem do treinamento por alguém mais experiente, o que criou um alinhamento cultural na gestora.

Com 27 pessoas, a Pacífico conta com uma equipe experiente em administrar recursos de terceiros. Há três diferentes estratégias (Ações, Ações Long Biased e Multimercado Macro) e há interações entre esses times, tornando a gestora mais completa em seus processos de análise.

Um dos grandes diferencias da casa é justamente o fato de o núcleo duro já trabalhar junto há mais de 20 anos, passando por diversos momentos de stress do mercado e vendo também muitos fundos entrarem e saírem da indústria de gestão. Isso moldou sua filosofia de investimentos ao longo do tempo, focando em sobreviver a choques. Como exemplo, as posições nos fundos são sempre dimensionadas para serem resilientes a um choque grande de mercado.

Hoje com  4 bilhões de reais sob gestão e fundos com bom histórico de retornos, comprovam que toda essa experiência traz bons resultados.

Você pode investir no Pacifico Macro e outros fundos através da Família DNA!

A conversa com Daniel Vairo é focada no Pacífico Macro.

Na cabine do piloto: O Pacífico Macro é um fundo multimercado cuja estratégia se apoia em prever é o cenário macroeconômico e suas implicações para diversos ativos. Suas alocações são em majoritariamente em Renda Fixa, Moedas e Ações, com maior foco em Brasil, mas também com posições no exterior. O horizonte de cada posição construída é de três a seis meses, horizonte em que acreditam que suas projeções de cenários são mais assertivas, e permitindo maior flexibilidade.

Diariamente a equipe do fundo discute e busca as melhores oportunidades, em especial quando acredita que suas projeções são diferentes das expectativas do mercado. À media que essas oportunidades se materializam, a equipe de fundos constrói a estratégia do portfólio, decidindo o tamanho de cada investimento e a quais mercados eles terão exposição.

Um exemplo recente dessa gestão foi no Governo Temer, quando havia a expectativa de que o governo iria diminuir as taxas de juros de uma maneira bem rápida, devido a medidas similares feitas anteriormente pelo então presidente do Banco Central. Entretanto, a Pacífico acreditava que a equipe econômica do governo iria focar em controlar a inflação, demorando mais para abaixar a taxa Selic e,  por causa disso, montou uma posição comprada no Real vs. o Dólar, que tendia a valorizar por oferecer um retorno maior ao investidor estrangeiro do que o consenso estimava.

Um tempo depois, na virada de 2016 para 2017, as projeções da gestora mudaram: acreditando que o governo iria abaixar essas taxas rapidamente, devido ao controle da inflação e alinhamento de expectativas de inflação com as metas. Então suas posições se alteraram para se beneficiar com essa mudança de cenário, zerando a exposição no câmbio e passando a ficar aplicados em pré-fixados.

Veja também: Mundos & Fundos: Mariano Andrade, da Polo Capital, conta os desafios de construir um portfólio de ativos de crédito

Foi também durante o Governo Temer que o Pacífico Macro realizou um de seus Pousos Forçados. A economia brasileira estava se fortalecendo, a reforma da previdência tinha sua aprovação encaminhada e o mercado estava pouco volátil. Então ocorreu o Joesley Day, que pegou todos de surpresa, causando uma forte queda dos ativos de Brasil. Apesar do Pacífico Macro ter sofrido um certo impacto com esse movimento, conseguiu se recuperar de maneira rápida pois suas posições são dimensionadas para resistir a um evento inesperado como esse e a carteira possuía também seguros contra quedas mais fortes, que estavam baratos devido ao momento anterior de maior tranquilidade.

Esse e outros pousos forçados trouxeram o aprendizado para o gestor que se deve sempre olhar o risco antes dele acontecer, fazendo com que o portfólio tenha um bom retorno e sobreviva a momentos de stress.

Quando ocorre uma crise geram-se boas oportunidades. Um dos melhores voos do Pacífico Macro devido à pandemia de 2020: o fundo possuía seguros em carteira, o que lhe deu resiliência no momento de maior dificuldade. No momento seguinte ao choque o time vislumbrou, corretamente, que a economia americana deveria sair primeiro do choque, e se posicionou de modo a se aproveitar disso. Por causa desse bom plano de voo no final de maio o fundo já tinha revertido completamente as perdas de março.

Próximos destinos: Os próximos destinos da gestora no mercado internacional estão relacionados às estratégias de vacinação. De uma forma geral o ritmo ainda é lento ao redor do globo, porém com indicações de possíveis melhoras. Para o gestor, o mais importante é a proteção dos grupos mais suscetíveis a internações, idosos e profissionais de saúdo. Quando um país chega a 15 ou 20% de sua população vacinada, a pressão em seu sistema de saúde deve cair, reduzindo a necessidade lockdowns, que é o que de fato afeta as economias.

No Brasil é necessário atenção pois a segunda onda de casos continua preocupante. Em conjunto com uma vacinação mais lenta que nos países desenvolvidos, isso pode fazer com que haja a necessidade de novos trancamentos. O retorno do auxílio emergencial, somado a uma maior dificuldade de crescimento da economia, causaria um desastre fiscal em nossa economia.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.