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Empresas vencedoras: o que elas têm em comum?

Confira matéria escrita pela gestora O3 Capital

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Por Gustavo Tarifa Coelho, Gestor de Ações Globais da O3 Capital

A bolsa de valores tem se tornado cada vez mais popular e democrática entre os brasileiros. Mas entre tantas opções e cenários incertos, qual a melhor forma de tomar as melhores decisões? Como escolher os melhores papéis? Na O3 Capital, temos um time multidisciplinar que estuda diariamente uma série de fatores que influenciam direta ou indiretamente o retorno de uma ação.

O primeiro deles são os Dividendos, ou seja, a distribuição de parte do lucro da empresa aos acionistas. Este fator é bastante previsível e usualmente anunciado antecipadamente pelas companhias. Você sabia, por exemplo, que um acionista da Coca-Cola recebe cerca de 3% de retorno no seu investimento apenas com os dividendos?

Outro fator fundamental é o que chamamos de Efeito Valuation. Basicamente, trata-se da diferença de múltiplo no qual você compra e vende uma ação. Explico: se você comprou Facebook a 20x P/L (preço sobre lucro) e vendeu a 22x P/L, você ganhou 10% pela mudança de valuation. Esse fator é mais instável e pode ser influenciado por diversos movimentos de curto prazo (taxa de juros, atividade econômica, ambiente de aversão a risco). É importante ressaltar que quanto mais o tempo passa menos relevante fica esse fator para a análise. Isso porque, a longo prazo, os múltiplos costumam flutuar dentro de um certo intervalo, enquanto o lucro da empresa (o L, do P/L), tem movimentos mais constantes e duradouros.

Por fim, chegamos ao Crescimento de Lucro. Esse é o componente que vai dominar o retorno de uma ação ao longo do tempo. Tomando como exemplo a empresa de luxo Louis Vuitton, é possível observar um crescimento de lucro de 20%. Mantendo o valuation estável, espera-se que o preço da ação suba na mesma magnitude. Aqui, é importante lembrar que a previsibilidade do crescimento de lucro depende fortemente das características da empresa e entender como esse lucro é gerado é essencial.

Dada a importância da variável Crescimento de Lucros quando analisamos negócios para o longo prazo, vale a pergunta: como identificar uma empresa que consiga entregar este crescimento?

  • A empresa deve surfar o que chamamos de “tendências seculares”. São mercados que crescem num ritmo acelerado, por períodos longos de tempo. Transformação digital, e-commerce, saúde e bem-estar são bons exemplos;
  • Ela deve ser líder no setor. Empresas líderes têm mais chances de capturar tendências seculares, além de apresentarem históricos de execução comprovados. Aqui podemos citar a Microsoft, que é a maior empresa do mundo de software há décadas e continua sendo um ótimo veículo para capturar a tendência da transformação digital;
  • Receita recorrente. Uma grande quantidade de pequenas transações de produtos, como a L’Oréal vendendo maquiagem para milhares de pessoas, sofre menos risco de vendas do que poucas transações grandes, como na venda de alguns aviões por ano da Boeing.
  • Receita resiliente. Quanto menos dependente o negócio for de fatores macroeconômicos e mais dependente for de fatores característicos do setor, maior a chance de a receita ser resiliente. Ou seja, mesmo em um período de crise a demanda por produtos dessa empresa se mantém positiva.
  • Rentabilidade alta (o que geralmente permite que ela se torne líder). Margens mais altas criam a oportunidade de reinvestir lucros de maneira recorrente, melhorando ainda mais os produtos e serviços da empresa. Rentabilidade superior também é uma grande vantagem para consolidar o mercado por meio de fusões e aquisições, já que, por ter as “melhores práticas”, a empresa irá gerar mais valor do que seus competidores.

Empresas líderes, expostas a mercados que crescem, com receita resiliente e recorrente, e que possuem rentabilidade acima dos seus competidores. Essa é, na nossa visão, a melhor maneira de selecionar as ações que tenham potencial para serem vencedoras no longo prazo.


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