Indústria de ETF’s – Você sabia disso?

Entenda os principais números e fundos da indústria de ETF no Mundo


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Nos últimos meses acompanhamos o lançamento de vários ETF’s no Brasil, alguns sendo os primeiros do segmento, como: XFIX11, GOLD11, XINA11, ACWI11 e EURP11. O mercado de ETF’s é uma das melhores portas de entrada para se investir na Bolsa de Valores, com potencial de trazer diversificação de alocação com valores de investimento mínimo relativamente baixos.

Nesta série de publicações, iremos abordar os principais números e fundos da indústria de ETF em 2 partes: Mundo e Brasil.

O que é ETF?

O ETF é, basicamente, um fundo de investimento com cotas negociadas na Bolsa de Valores. Eles também são chamados de “fundos de índice”, um apelido que explica a funcionalidade desse tipo de investimento. Assim, quando falamos de índice estamos nos referindo a um conjunto de ativos que representam uma categoria.

Então, por exemplo, você já deve ter ouvido falar nos noticiários sobre o Ibovespa (IBOV), um dos índices mais famosos do mercado brasileiro. Ele é como se fosse uma cesta imaginária que reúne as principais ações das empresas listadas na Bolsa.

Já pensou se tivesse um instrumento financeiro capaz de replicar o Ibovespa? O ETF é justamente o ativo que consegue fazer isso.

Ou seja, se você aplicar o seu dinheiro em um ETF que replica o Ibovespa, como por exemplo o BOVA11, ou o BOVV11, a rentabilidade provavelmente será a variação do índice, caso o mercado secundário reflita o valor patrimonial do fundo e outros fatores.

Para entender o que é um ETF e como eles funcionam, convido-os para acessar a nossa publicação sobre este tipo de ativo.

Abra sua conta na XP Investimentos

ETF’s Mundo

I. ETF’s em números

Existem aproximadamente 7.602 ETF’s no mundo e esse número vem crescendo nos últimos anos. O valor de mercado dessa classe de ativo já atingiu 7,737 trilhões de dólares. De 2015 a 2020 o mercado de ETF’s teve um crescimento de 169,6% (que corresponde a 21,9% por ano) em valor de mercado e 69,5% de crescimento (que corresponde a 11,1% por ano) em relação a quantidade de ETF neste período. Abaixo o detalhe da evolução desse mercado.

II. Tipos de ETF

Existem centenas de índices no mundo que são replicados pelos ETFs. De acordo com o ETF Database, há dez grandes classes de índices conforme abaixo:

  • ETF’s Alternativos;
  • ETF’s Renda Fixa;
  • ETF’s Commodities;
  • ETF’s Moeda;
  • ETF’s Diversificação de Portfólio;
  • ETF’s Equity;
  • Inverse – ETF’s com posições vendidas;
  • Leveraged – ETF’s alavancados, incluindo: swaps, futuros e outros derivativos;
  • ETF’s Real Estate; e
  • ETF’s Volatilidade.

Cada classe mencionada acima possui dezenas de subsegmentos listados abaixo:

Somados são 73 subsegmentos de ETF’s divididos em uma indústria que possui mais de 7.602 ETF’s listados no mundo sendo cerca de 2.800 só nos EUA.

III. Maiores ETF’s da Indústria

Fizemos uma lista dos 20 maiores fundos da indústria de ETF’s e separamos da seguinte forma:

  • Ticker;
  • Nome;
  • Segmento;
  • Gestora;
  • Taxas; e
  • AUM (em USD).

Falaremos abaixo as principais características dos 5 maiores ETF’s do mercado.

  1. Spider S&P 500 (SPY): este fundo é o ETF mais antigo do mercado. A SPY rastreia o índice S&P 500, que inclui cerca de 500 das maiores ações dos EUA.
  2. iShares Core S&P 500 (IVV): o IVV rastreia o índice S&P 500 e tem despesas extremamente baixas em apenas 0,03%, o que é um dos mais baixos que rastreia o S&P 500.
  3. Vanguard Total Stock Market ETF (VTI):  O pioneiro original da indexação, a Vanguard possui alguns dos melhores ETFs com ativos elevados no mercado. O VTI rastreia o Dow Jones US Total Stock Market Index, que inclui todo o mercado de ações dos EUA com mais de 3.500 ações. A taxa de despesa para VTI é extremamente baixa em 0,03%.
  4. Vanguard S&P 500 ETF (VOO): o VOO é outro ETF que rastreia o S&P 500, mas também é um dos mais baratos, com uma taxa de despesa baixa de apenas 0,03%;
  5. Invesco QQQ (QQQ): o QQQ rastreia o NASDAQ 100, que consiste principalmente de ações de tecnologia, com algumas ações de saúde, biotecnologia e ações discricionárias do consumidor incluídas. A taxa de despesa para QQQ é de 0,20%.

IV. Performance

Para elucidar as performances dos maiores ETF’s que citamos, na tabela abaixo mostraremos os retornos de cada um no período de até 10 anos (em USD ao ano).

Abra sua conta na XP Investimentos

V. Maiores Gestores da Indústria

VI. Novos Lançamentos de ETF’s no mundo

O ano de 2020 contou com o lançamento de 235 ETF’s, sendo 49% ETF’s de US Equities, seguido de International Equities e US Fixed Income, com 18% e 15%, respectivamente.

Conclusão

A indústria de ETF no mundo é enorme e possui diversas opções para todos os tipos de investidores, com aproximadamente 7.602 ETF’s listados mundo a fora.

Os ETF’s são uma porta de entrada para o mundo de Renda Variável com potencial de diversificação para os investidores. Fiquem ligados nos produtos que estão sendo oferecidos ao mercado para esse segmento e nos materiais que iremos continuar preparando para monitorar e analisar o mundos dos ETF’s.

Na próxima publicação da série abordaremos a Indústria de ETF’s no Brasil. Fiquem ligados.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.