GOLD11 – o primeiro ETF de ouro do Brasil

Conheça o GOLD11, o 1º ETF de ouro do Brasil


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No último dia 16 a XP lançou o seu segundo ETF, o primeiro de ouro no Brasil. O GOLD11 é um ETF da XP que busca replicar a performance do preço do ouro, em dólar, através do iShares Gold Trust, gerido pela BlackRock.

Esse ETF é negociado igual aos demais que já existem no mercado, como BOVA11 e XFIX11.

O 1º ETF de ouro do Brasil tem as seguintes características:

  • Modelo: in-kind;
  • Taxa de administração: 0,30%a.a.;
  • Lote mínimo: 1 cota;
  • Gestão: XP Asset;
  • Administração & Custódia: BNP Paribas;
  • Market Maker: Credit Suisse;
  • Agentes Autorizados: Credit Suisse.

O que são ETFs?

No lançamento do XFIX11, o 1º ETF Imobiliário do Brasil, explicamos detalhadamente o que são e como funcionam o ETFs (clique aqui).

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds. Esses fundos, de gestão passiva, tendem a replicar índices como, por exemplo, o Ibovespa, o S&P 500 (índice da bolsa americana) e o IFIX Índice de Fundo Imobiliário da B3.

ETFs diferem dos fundos de gestão ativa, em que o gestor tenta “bater” o desempenho do mercado, o que geralmente aumenta taxas e impostos. Como a gestão destes fundos demanda menos atenção de seus gestores (gestão passiva), as taxas de administração dos ETFs costumam ser mais baixas.

Além do baixo custo, as principais vantagens ao investir em um ETF são a facilidade para investir, já que são negociados na bolsa, e o baixo investimento mínimo pois é possível comprar 1 cota no valor de aproximadamente R$ 10,00.

Ouro: Uma proteção essencial

A equipe de análise internacional da XP fez um ótimo estudo sobre os principais pontos que o investidor deve entender ao fazer um investimento em ouro (clique aqui).

Devido à sua escassez, o ouro sempre foi um verdadeiro ativo de reserva de valor. E em momentos de incerteza, investidores correm para o ouro na busca por proteção. Para se ter uma ideia, o ouro sobe mais de 20% em 2020, ano em que passamos por uma das piores crises de todos tempos.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.