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Diversidade e inclusão têm, cada vez mais, feito parte da pauta das empresas. Diversidade, diz o dicionário, é “a qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado”. O conceito tem a ver com pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade. Uma companhia que entendeu a importância da diversidade está se comprometendo diretamente com a sociedade pluralista na constituição do seu quadro […]

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Diversidade e inclusão têm, cada vez mais, feito parte da pauta das empresas. Diversidade, diz o dicionário, é “a qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado”. O conceito tem a ver com pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade.

Uma companhia que entendeu a importância da diversidade está se comprometendo diretamente com a sociedade pluralista na constituição do seu quadro de colaboradores e com o atendimento ao consumidor, respeitando sua individualidade de forma inclusiva e diversa em gênero, raça, idade, etnia, deficiências, religião, orientação sexual, etc.

As pessoas com deficiências, ou PcDs, são aquelas que têm limitações permanentes como deficiência visual, auditiva, física ou intelectual. Segundo dados do IBGE, no país há 45 milhões de PcDs. E, embora o tema diversidade avance, os espaços – e inclusive muitas companhias – ainda permanecem com pouca acessibilidade.

Corretoras, sendo reflexo da sociedade, enfrentam desafios em seus cadastros, sem clareza sobre seus investidores que são PcDs e necessitam de recursos de acessibilidade. Por isso, muitos PcDs acabam preferindo fazer seus investimentos diretamente com um assessor, para quem podem falar sobre suas necessidades e serem atendidos.

PcDs precisam desse planejamento a longo prazo inerente às suas necessidades – o que prova que, quando nos abrimos, nos transformamos e inovamos tanto para diversificar quanto para incluir. Sobram oportunidades quando as empresas se abrem para a diversidade. Estamos caminhando nesse sentido?

Mas, segundo me contou a produtora de conteúdo Ana Kelly Melo, que é especialista em Cultura e Engajamento da XP Inc., há alguns movimentos positivos relacionados à acessibilidade no mercado financeiro – como na própria XP Inc. E a comunidade anda se organizando. Produtores de conteúdo, por exemplo, dão cursos online sobre educação financeira em libras ou fazem vídeos com legendas.

Empresas que se abrem para PcDs só têm a ganhar. “Para nós, ter um planejamento financeiro se faz extremamente necessário, especialmente para quem precisa de uma tecnologia assistiva, como uma prótese ortopédica – que é o meu caso”, afirma.

“A conta é simples: é preciso entender quantos anos eu quero viver, quantos anos dura um aparelho desses e de quantos aparelhos vou precisar na vida.” Os PcDs têm que ter reserva de dinheiro suficiente para comprar os aparelhos se não quiserem depender do SUS.

Ou seja, PcDs precisam desse planejamento a longo prazo inerente às suas necessidades – o que prova que, quando nos abrimos, nos transformamos e inovamos tanto para diversificar quanto para incluir.

Sobram oportunidades quando as empresas se abrem para a diversidade. Estamos caminhando nesse sentido? Segue aqui meu agradecimento especial à Ana Kelly Melo, que generosamente compartilhou seus pontos de vista, ampliando um pouco nosso conhecimento sobre o seu universo PcD.

Ana Kelly Melo, especialista em Cultura e Engajamento pela XP

*Esta coluna é feita sob apoio técnico e consultivo da RM Consulting

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