O que todos nós podemos fazer pelo ESG?


Compartilhar:


A maioria de nós está preocupada com as mudanças climáticas. Entendemos que é essencial para todos consumirmos e trabalharmos com mais responsabilidade. Mas, se você tivesse que escolher as melhores maneiras de ajudar a enfrentar esse desafio global, compraria créditos de carbono para compensar as emissões de seus voos? Ou doar para uma instituição de caridade voltada para o clima? Ou investir em hedge funds?

Somos quants e, como tal, olhamos para fatos e números para encontrar respostas até mesmo para as questões mais transcendentais. Olhando para os números aqui, podemos ver que estamos lidando com escalas muito diferentes.
Vamos primeiro dar uma olhada nas compensações de carbono pelas companhias aéreas. Calculamos que elas representam uma fração de 2% do total de emissões anuais de gases de efeito estufa (GEE). O tamanho total do mercado de compensação de carbono representa 230 milhões de dólares por ano.

Que tal instituições de caridade? Bem, a soma de todas as doações anuais para instituições de caridade em todo o mundo é de 550 bilhões de dólares ou 0,7% do PIB mundial, enquanto as instituições de caridade ambientais, na verdade, recebem apenas 3% dessas doações, o que se traduz em 16,5 bilhões de dólares, ou 0,02% do PIB mundial. Isso é 80 vezes o total anual de compensação de carbono globalmente.

Pode não ser tão óbvio por que você deve olhar para os fundos de hedge nesse contexto, mas se nos concentrarmos nos números-chave, será muito mais intuitivo. Os ativos globais sob gestão (AuM) da indústria de fundos de hedge como um todo é de 3,3 trilhões de dólares e o volume de negócios anual de todos os fundos de hedge é de 4,6 trilhões de dólares, 5% do PIB, ou 280 vezes o tamanho das doações anuais para todas as instituições de caridade ambientais no planeta.

Um importante eixo de engajamento é comunicar e dar visibilidade às decisões de investimento ou desinvestimento que foram tomadas com base na avaliação ESG. Todos nós podemos pensar em exemplos de como a boa e má publicidade de uma empresa, em particular, impulsionaram drasticamente o preço de suas ações.

Essa comparação torna evidente que, tanto em termos absolutos quanto relativos, os Hedge Funds podem e devem ser uma parte significativa da solução para acelerar a mudança em direção a um mundo melhor do ponto de vista ambiental, social e de governança (ESG).

Tanto os investidores quanto os gestores estão em posição de almejar o alcance do impacto ESG no mundo real dentro de nosso dever fiduciário, desde o mais modesto investidor de varejo, escolhendo ações e fundos para colocar suas próprias poupanças, até o maior gestor de fundos do mundo administrando trilhões de dólares para milhares de clientes.

Mas, como os líderes empresariais e gestores de podem contribuir positivamente para ESG e para um mundo mais sustentável? Podemos nos envolver diretamente com empresas e formuladores de políticas para instigá-los a reduzir o mau comportamento, por exemplo, as emissões de GEE.

Isso pode ser feito de várias maneiras, desde diálogo direto com as empresas, negociação com órgãos da indústria, esforços de engajamento colaborativo e até votação por procuração. De uma maneira mais indireta, com as nossas escolha de investimento, podemos tornar mais caro e difícil, pela perspectiva ESG, o aumento de patrimônio das empresas que são consideradas as piores em relação a esses critérios.

Podemos alienar ativos dos maiores infratores e adotar listas de exclusão para deixá-los de fora do nosso universo de investimentos. Podemos ir mais longe e estabelecer e investir em uma estrutura que integre fatores ESG, de modo que elevamos as boas empresas e rebaixamos aquelas que não estão fazendo um bom trabalho de acordo com esses pilares.

Um importante eixo de engajamento é comunicar e dar visibilidade às decisões de investimento ou desinvestimento que foram tomadas com base na avaliação ESG. Todos nós podemos pensar em exemplos de como a boa e má publicidade de uma empresa, em particular, impulsionaram drasticamente o preço de suas ações.

Também podemos injetar capital em fornecedores de soluções, como empresas ativas em energia renovável, transporte limpo, descarbonização ou isolamento térmico residencial, apenas para citar alguns exemplos.

Em comparação com os fundos administrados tradicionalmente, os hedge funds têm uma série de vantagens adicionais quando se trata de investir com mandato ESG. O uso de alavancagem permite posições maiores, ao passo que operar a descoberto é como vender esteroides!

O uso de derivativos separa o interesse econômico da mercadoria física, de forma que não há desvio de mercadorias essenciais de seu uso pretendido na economia real. Por outro lado, os derivativos não têm direito a voto, portanto, votar é uma possibilidade de engajamento.

Em geral, os hedge funds têm horizontes de investimento e negociação mais curtos, mas tendências de prazo mais longo são possíveis, que podem ser usadas, por exemplo, para investir tematicamente. Os fundos de hedge discricionários tendem a ter um portfólio mais concentrado, o que facilita o engajamento e ativismo direto. Eles geralmente se concentram na governança, pois podem se envolver diretamente com a equipe de gerenciamento das empresas.

Os fundos de hedge sistemáticos estão bem equipados para lidar com muitos dados complexos e barulhentos, o que está na origem do desafio ESG. Eles têm um processo de investimento objetivo e auditável que possibilita criar simulações com e sem considerações ESG para que haja total transparência e dificultando a prática de greenwashing”.

Estamos determinados a melhorar o nível ESG da Systematica e reconhecemos que uma estratégia de investimento sustentável e responsável é a chave para a criação de valor de longo prazo para todas as partes interessadas. Portanto, estamos comprometidos em incorporar os critérios de investimento responsável nos processos de tomada de decisão de investimento.

Ouça Leda Braga e conheça mais sobre a Systematica no podcast Outliers, parceria entre a XP e o Infomoney

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Veja outras publicações da coluna "SystematicaMente"
Disclaimer:

O conteúdo publicado não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/18, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas nesta página foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP”) não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas nesta página não refletem a opinião da XP, nem de nenhuma das empresas do Grupo XP Inc., de modo que ela não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A XP não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Esse material destinado a rede de relacionamento da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP.

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.