Existem alguns métodos para conferir, avaliar e determinar o preço justo e adequado dos produtos ou serviços, e o markup é um desses índices. Inclusive, um dos mais confiáveis.
O markup tem relação com o preço dos produtos oferecidos. Não por acaso, ele merece total atenção quando o assunto é gestão de negócios, pois qualquer equívoco no processo de precificação pode prejudicar a sua empresa.
Confira, na sequência, todos os detalhes sobre o que é markup e como utilizá-lo na sua empresa!
Markup: O que é?
O markup consiste em um índice que tem por objetivo estipular a precificação de determinados produtos e serviços. Ele basicamente representa a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo de um produto ou mercadoria.
Na prática, o markup serve para determinar qual é o lucro total ou o lucro bruto diante de uma venda realizada, sendo uma porcentagem sobre o preço de custo e podendo variar de acordo com alguns fatores, como o segmento da empresa, o público-alvo, e o tipo do produto ou serviço oferecido.
Além disso, o markup depende de informações importantes como:
- Margem de lucro pretendida
- Custos fixos e variáveis do negócio
- Custos de produção ou aquisição dos produtos
De maneira geral, quando o markup é positivo, é um sinal de que o seu negócio está obtendo lucro ao vender um produto ou serviço.
Importância do markup
O Markup é importante porque ajuda a determinar uma precificação justa e correta para os produtos. A partir daí a sua empresa tem condições de cobrar um valor adequado por cada item levando em conta as suas despesas internas.
Ao adotar o procedimento do markup na gestão empresarial, fica mais fácil entender quais são os detalhes relevantes acerca dos processos operacionais, e como cada fase influencia o produto final oferecido aos clientes.
Veja algumas vantagens de adotar o markup no seu dia a dia:
Segurança
O markup é um índice que fornece segurança pois é feito com base em uma fórmula simples e de fácil aplicação, independente do segmento do negócio.
Ainda que o markup não seja o único método para o procedimento de precificação, ele é um dos mais recomendados pelos economistas, gestores e especialistas financeiros para assegurar o cálculo correto da precificação dos produtos.
Fácil e acessível
O markup é considerado um dos métodos mais eficientes devido a sua facilidade de usar. Ele também é importante porque permite obter uma visão abrangente de todos os custos que fazem parte de um serviço e podem passar despercebidos.
Transparência na realização
Com o markup, as empresas estabelecem os preços do produto de maneira mais transparente. Com isso, o lucro não é afetado por gastos exorbitantes ou por receitas menores.
Além do mais, o markup é um caminho transparente para que a empresa estabeleça preços coerentes com o mercado, de acordo com as suas necessidades e com os seus clientes, sem comprometer a atuação diante da concorrência.
Markup x Margem de Contribuição
Como dissemos, o markup é um índice multiplicador utilizado para determinar o preço de venda de um produto.
Por sua vez, a margem de contribuição consiste em um percentual que representa o valor que sobra da receita depois do pagamento dos custos.
Ambos os índices (markup e margem de contribuição) são valiosos para a precificação de produtos/serviços de um negócio.
Markup x CMV
Além dos conceitos vistos até aqui, existe o CMV —ou Custo da Mercadoria Vendida.
O cálculo do CMV também pode ser um recurso para facilitar a precificação do mix de produtos. Porém, diferente do markup, o custo da mercadoria vendida é a soma do que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar mercadorias até que estejam aptas para serem vendidas.
O CMV é composto por alguns elementos importantes:
- Pagamento dos fornecedores;
- Custo do frete;
- Incidência de impostos;
- Seguros e outros.
O Custo da Mercadoria Vendida funciona principalmente como uma base de apuração do resultado bruto. Por meio do CMV a empresa possui condições de avaliar se a sua atividade comercial está gerando lucro.
Como o Markup pode ajudar na precificação de produtos e serviços?
Um dos benefícios mais evidentes do markup é que qualquer empresa pode usar esse recurso para estabelecer o seu planejamento financeiro.
Além disso, o cálculo do markup não é complexo, mas exige conhecimento de todas as despesas internas.
Qualquer variável ignorada, e/ou despesa esquecida irá influenciar no preço final de um produto. Isso pode impactar de forma negativa a sua rentabilidade. Portanto, preste bem atenção na hora de conferir os dados.
Como funciona o Markup?
O markup serve para simplificar e garantir segurança ao processo de precificação de produtos. Para fazer o cálculo do markup, é preciso conhecer os elementos presentes na fórmula do cálculo e entender como fazer essa conta.
Confira a seguir:
Componentes do Markup
Para calcular o markup adequadamente, antes de tudo, é preciso saber quais são as informações essenciais:
Margem de lucro
A margem de lucro corresponde ao retorno financeiro de cada produto, mas também pode se referir ao valor que sobra após a venda de determinado produto, levando em conta as despesas que resultam da sua produção e/ou distribuição.
Custos fixos
Custos fixos são os custos essenciais para que a empresa funcione adequadamente e que acontecem todos os meses. Geralmente, eles compreendem contas como de água, luz, internet e aluguel do espaço físico em alguns casos.
Custos variáveis
Os custos variáveis tendem a possuir uma relação direta com a venda dos produtos. Alguns exemplos desse tipo de custo são as comissões aos vendedores e os impostos cobrados pelo governo, que podem variar de um mês para o outro.
Como calcular o markup (fórmula)
A base do cálculo do markup é uma fórmula representada pelo custo de produção:
Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)
Sendo que:
- DF = despesas fixas
- DV = despesas variáveis
- ML = margem de lucro
Além disso, vale lembrar que o número 100 da fórmula representa o preço unitário da venda em porcentagem.
Logo após chegar ao resultado dessa equação, é necessário multiplicar o valor do markup pelo custo de produção. Dessa maneira, é possível obter o preço final do produto.
Para encontrar essa porcentagem, utilize a seguinte fórmula:
Markup (%) = [(Preço de venda – Custo de produção) / Custo de produção)] x 100
Exemplo do cálculo do Markup
Para que fique mais claro como todas essas informações se aplicam na prática, vamos a um exemplo, supondo a seguinte situação:
- Maria é proprietária de um pet shop. No entanto, devido a uma série de problemas, a empresa não rendeu o que ela esperava e, por isso, ela precisou aumentar os preços para arcar com os custos e despesas da empresa. E, para proceder de modo correto e seguro, ela necessita calcular o markup de alguns de seus produtos.
- Para proporcionar alguns dos seus principais serviços, Maria gastava R$ 50, mas passou a gastar R$ 60 depois dessa série de problemas.
- Alguns outros serviços custam R$ 75, mas a proprietária cogita em vendê-los por R$ 90, assegurando a margem de lucro (ML) em 20%.
Então, utilizando o cálculo do markup (fórmula: markup = 100 ÷ 100 – (DF + DV + ML)), Maria concluiu que as despesas fixas custam 12%, as despesas variáveis ficam a 8% e sua margem de lucro é de 20%.
Ou seja:
- Markup = 100 ÷ 100 – (12 + 8 + 20)
- Markup = 100 ÷ 100 – 40
- Markup = 100 ÷ 60
- Markup = 1,6
Com base nisso, Maria multiplica o resultado (1,6) pelo mais recente preço de custo, que é de R$ 60, obtendo o resultado:
- Markup = R$ 96,00.
Então, Maria descobriu que, para não prejudicar a sua ML e continuar pagando os custos e despesas dos seus serviços, seria necessário cobrar o preço de R$ 96,00.
Por fim, para descobrir o percentual do markup, é preciso efetuar o seguinte cálculo:
- Markup % = [(96 – 60) / 60)] x 100
- Markup % = [36 / 60] x 100
- Markup % = 0,6 x 100
- Markup % = 60%
Quais empresas podem utilizar o markup?
De uma forma geral, qualquer empresa está apta a usar o markup com o objetivo de assegurar uma precificação coerente e adequada, pois ele é um método bastante versátil.
O importante, na hora de contar com esse recurso, é avaliar como ele pode se adaptar com a realidade e as características do seu negócio. Alguns exemplos disso podem ser:
Varejo
No caso de empresas de varejo, o ideal é levar em consideração os custos de produção, que são pagos para que os produtos cheguem até o seu estabelecimento comercial.
Prestadores de serviço
Alguns valores a serem levados em consideração no cálculo do markup são, principalmente, transporte e deslocamento até o local, além das ferramentas utilizadas em cada serviço.
Fabricantes
Para fabricantes, é importante levar em conta os custos que envolvem as matérias-primas e a mão de obra necessárias para a produção.
Qual é o Markup ideal?
Não existe um valor exato de markup ideal, pois ele depende do tamanho, segmento e tipo de cada empresa. O markup ideal para uma startup não é o mesmo que o markup ideal para uma multinacional, por exemplo.
No caso, um markup ideal é aquele que assegura que o preço de venda seja o adequado não apenas considerando os seus custos, mas também os preços que os concorrentes disponibilizam.
Caso o valor obtido seja considerado demasiadamente alto na hora de fazer a comparação, tente inicialmente efetuar um ajuste na sua margem de lucro.
Se for necessário, avalie também os seus custos variáveis. Desse modo você pode chegar a um valor que possibilite cobrir as suas despesas e manter o equilíbrio com a concorrência.
Benefícios do markup
Há várias vantagens que o markup proporciona para a gestão de uma empresa. Vamos entender algumas das mais evidentes:
Segurança nas negociações
À medida que uma empresa apresenta crescimento, surge sempre a dúvida sobre como será possível manter os preços justos, pagar as contas em dia e ainda se manter competitiva.
Com o markup sendo calculado constantemente, é possível estabelecer preços coerentes com a realidade da sua empresa, disponibilizando mais segurança em vários aspectos, inclusive na hora de oferecer descontos.
Redução de erros
O uso do markup possibilita a diminuição de possíveis erros no planejamento e na organização das finanças. Desse modo, o seu empreendimento consegue oferecer preços justos e que não atrapalham nas vendas e demais operações.
Maior conhecimento dos gastos
O markup é o método mais eficiente para assegurar o conhecimento dos percentuais de todos os gastos que envolvem a sua gestão.
Aumento da renda e estabelecimento da margem de lucro
O markup abre caminhos para você ficar a par dos principais custos e despesas da sua empresa, auxiliando na definição da margem de lucro.
Fatores que impactam o Markup
Conheça os principais fatores que influenciam na utilização e nos resultados do markup:
Seu público
Para estabelecer suas estratégias de precificação, você precisa obter um amplo conhecimento a respeito do perfil dos seus consumidores.
Afinal, por se tratar de um recurso que visa auxiliar na precificação de produtos e serviços, o markup pode ser altamente influenciado pelo público.
Pergunte se, por exemplo, seu público não se importaria em pagar um pouco a mais por um produto de qualidade superior; ou se eles preferem receber seus produtos em casa ou ir até um estabelecimento. A experiência do consumidor vale muito!
Imagem da marca
Mantenha um diálogo constante com o seu público, pois isso é valioso para obter insights. Entenda como a sua marca é vista frente à concorrência e qual é o seu principal diferencial. Aposte nas vantagens que você pode oferecer e não deixe de escutar quem está disposto a conversar com você.
Sazonalidades
Tenha atenção a períodos em que as vendas podem cair ou subir. Para isso, não deixe de fazer estudos para avaliar o histórico tanto da sua empresa em particular quanto de empresas do mesmo segmento. Isso vai te ajudar a se preparar para as sazonalidades.
Também tenha em mente que os preços das matérias-primas podem variar conforme as movimentações do mercado (e que, talvez, você precise gastar um pouco a mais em algumas situações) e pesquise por fornecedores alternativos quando necessário.
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