Entender os conceitos de margem de contribuição e margem de lucro é essencial para a correta gestão financeira de um negócio.
Poucos empresários que começam um negócio têm completo conhecimento destes conceitos tão importantes que vão ajudar nas estratégias financeiras para o crescimento de suas empresas.
Você sabia que uma empresa pode ter um bom volume de vendas e ainda assim não ser considerada lucrativa?
Tudo isso tem a ver com a correta análise e estrutura da margem de lucro e margem de contribuição, pois elas estão ligadas também ao valor do produto, seus custos e outros detalhes importantes que precisam ser analisados.
Então, esses indicadores econômicos são parte da gestão financeira das empresas e estão presentes nas estratégias e soluções oferecidas pelos maiores players de gestão operantes no mercado.
No entanto, é importante que, mesmo com consultoria, o empreendedor tenha noção dos conceitos de margem de contribuição e margem de lucro para saber como lidar com esses assuntos à medida que o seu negócio cresce.
Margem de contribuição e margem de lucro: conceitos!
A Margem de Contribuição é um indicador econômico-financeiro que tem o papel de analisar a receita de uma empresa a fim de descobrir se ela consegue pagar os custos e despesas fixas e conseguir gerar lucro.
Já a Margem de Lucro é o indicador percentual que relaciona a receita total e lucro das vendas para obter o valor de ganho total de uma empresa. Esse lucro é obtido por meio da subtração dos custos dos produtos em relação à receita total arrecadada.
Estes são conceitos diferentes, principalmente porque o primeiro leva em conta as despesas fixas de uma empresa.
No entanto, os dois são importantíssimos para analisar a saúde financeira de um negócio e possibilitar uma tomada de decisões inteligente que vai impactar na criação de novas estratégias que visam melhorar a lucratividade do negócio.
Vamos então entender um pouco mais a fundo cada conceito?
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição analisa a receita de uma empresa levando em consideração o impacto dos custos fixos da operação para entender se haverá lucro após o desconto dos mesmos.
Imagine, por exemplo, que você monta uma loja e precisa pagar as contas de aluguel, água, energia, dois funcionários e outros custos fixos mensais que dão um total de R$ 26 mil.
Esses valores não são custos de produtos, mas devem ser levados em conta na hora de fazer o cálculo das despesas para analisar se o seu negócio pode dar lucro.
Neste caso, esses valores precisam ser considerados na hora do cálculo financeiro para entender como a margem de contribuição funciona.
Abaixo nós vamos mostrar como calcular a margem de contribuição para que você possa entender melhor o processo.
Como calcular a margem de contribuição?
Seguindo o exemplo anterior, imagine que o seu negócio tem um produto que custa R$6, 00 e é vendido por R$18.
A primeira impressão é que este produto possui um lucro de 200% e realmente é assim que é calculado o lucro bruto.
Mas aí, é preciso levar em conta alguns fatores. Imagine que destes R$18,00 de venda são descontados 20% de impostos que o empreendedor paga (PIS, COFINS E ICMS, por exemplo). Neste caso, o PVL (PREÇO DE VENDA LÍQUIDO) passa a ser R$14,4.
A partir dos dados coletados, é preciso calcular a margem de contribuição pela seguinte fórmula:
MC (MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO) = PVL (PREÇO DE VENDA LÍQUIDO) – CV (CUSTOS VARIÁVEIS)
Neste caso, os custos variáveis são os custos dos produtos. Continuando a simulação com os exemplos dados, a nossa conta seria: MC= 14,4-6=8,4.
A partir daí, algumas pessoas podem achar que os R$8,4 são o lucro, já que os custos foram cobertos, mas é importante lembrar dos custos fixos da empresa, que nós demos o exemplo acima de 26 mil.
Neste caso, os R$8,4 são a margem de contribuição que vão servir como valor para calcular qual o volume de vendas ideal para se atingir o ponto de equilíbrio e depois o lucro.
O que é ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é quando o volume de vendas chega a um valor em que a receita da empresa é capaz de cobrir os custos fixos da operação.
Como foi colocado acima, para descobrir a margem de contribuição é preciso descontar os custos variáveis e impostos e obter um valor do que sobra.
A partir daí, existe um certo volume de vendas que pode não ser suficiente para manter a empresa de pé, já que é preciso levar em conta também os custos fixos da operação.
Então, é necessário fazer o cálculo do ponto de equilíbrio para saber quantas vendas são necessárias para que a empresa não fique no prejuízo:
PONTO DE EQUILÍBRIO = DESPESAS FIXAS/MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Seguindo o exemplo colocado, o valor do PE seria de R$3.095,2381, ou, como não haverá venda fracionada, 3096 vendas do produto. Isso quer dizer que, qualquer venda a partir deste número é lucro para a empresa.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é um conceito um pouco mais simples e muito conhecido por empreendedores. Ela também se relaciona com as despesas e custos, mas possui outra função como indicador econômico dentro da gestão financeira de uma empresa.
A Margem de Lucro é o indicador que vai fazer a relação entre a receita total e lucro das vendas de modo a chegar em um percentual de ganho feito pelas vendas de um negócio.
O cálculo do lucro é feito pela soma das receitas e subtração dos custos e despesas, para que assim se saiba quanto sobra de cada venda depois de descontadas as contas.
Vamos ver em exemplos como calcular a margem de lucro logo abaixo. É importante lembrar que existem diferenças entre lucro líquido e lucro bruto, e que o primeiro leva em consideração os descontos de Imposto de renda e contribuição social.
Para fins de aprendizado, vamos explicar somente como funciona basicamente a conta da margem de lucro.
Como calcular a margem de lucro?
Para calcular a margem de lucro é preciso primeiro calcular o lucro. Este cálculo é feito a partir da receita total de onde são subtraídos os custos. É possível colocar os custos fixos e variáveis para se ter uma margem de lucro mais acurada:
Podemos continuar com o mesmo exemplo para entender melhor como funciona o cálculo da margem de lucro. Então temos:
Custo variável: R$6,00
Preço de venda: R$ 18,00
Despesas mensais fixas: 26 mil
Em um cenário em que essa empresa tenha feito 5 mil vendas (Volume de Vendas) do mesmo produto. O cálculo do lucro ficaria da seguinte maneira:
Receita total = Preço de venda x Volume de vendas
Receita total = 18 x 5.000 = R$90.000
Custo Variável Total = Custo Variável x Volume de Vendas
Custo Variável Total = 6 x 5.000 = R$ 30.000
Lucro Bruto = Receita total – Custo variável total – Custo fixo mensal
Lucro Bruto = 90.000 – 30.000 – 26.000 = R$34.000
Margem de Lucro = (Lucro Bruto/Receita Total) x 100
Margem de Lucro = 37,77%
Qual seria uma boa margem de lucro?
Uma boa margem de lucro é aquela que deixa a empresa em uma posição tranquila em relação ao seu volume de vendas. É preciso entender que os serviços de proteção ao consumidor têm regras rígidas em relação aos abusos de preço, então é necessário avaliar a sua margem de lucro para que ela fique interessante tanto para a empresa quanto para o cliente.
A partir disso, é preciso pensar nas despesas, analisar a meta de vendas, a capacidade de produção e outros detalhes na gestão financeira do negócio para definir qual a margem de lucro ideal para cada negócio.
Certamente, uma margem de lucro mais alta é sempre muito boa para conseguir uma receita maior, mas ela pode causar problemas na reputação da empresa, diminuir o volume de vendas e tirar o negócio do mercado em pouco tempo.
Por isso, é preciso ter planejamento financeiro para entender melhor qual a margem de lucro ideal para o seu negócio.
Qual a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?
Enquanto a margem de lucro analisa o percentual que sobra depois de uma venda, a margem de contribuição se mostra como um dado mais detalhado para entender melhor se a empresa está dando lucro depois de descontadas todas as despesas fixas da operação.
Ela ainda possibilita o planejamento no volume de vendas a partir dos dados de lucratividade para que se possa entender qual o ponto de equilíbrio, ou seja, a meta de vendas para que a empresa possa sair do prejuízo e começar a dar lucro a partir de suas vendas.
Então, esses dois conceitos caminham juntos e são muito importantes para analisar a saúde de uma empresa, quais são os próximos passos na gestão financeira do negócio e o que pode ser feito para melhorar a operação.
Ao fazer o cálculo, por exemplo, da margem de contribuição, é possível entender mais sobre os custos fixos e diminuí-los, negociar melhores preços para os custos variáveis, tentar aumentar o preço de venda do produto e mudar a estratégia fiscal para diminuir a incidência de impostos.
Tudo isso são medidas que podem ser instauradas para aumentar a margem de contribuição e diminuir o ponto de equilíbrio, fazendo com que a empresa precise vender menos para cobrir os custos fixos e consiga chegar ao lucro cada vez mais rápido.
Então, essas são formas de manter uma empresa lucrativa e em constante crescimento. Por isso, embora estes sejam conceitos diferentes que podem ser facilmente confundidos, pois eles caminham juntos para uma análise mais profunda da saúde financeira do seu negócio.
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