XP Expert

O que é IMA-B: veja o índice e fundo dessa importante sigla

Você sabe o que é índice IMA-B? Conhece os fundos relacionados a ele? Veja como funciona e como ambos podem contribuir para sua vida financeira.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
O que é IMA-B: veja o índice e fundo dessa importante sigla

Uma das principais instituições do mercado financeiro brasileiro é a Anbima, que regula as instituições do mercado financeiro. Por ela, foram criados os índices IMA, entre os quais está o IMA-B.

O índice IMA-B parametriza o desempenho dos Títulos do Tesouro IPCA+ e das NTN-Bs, ou seja, trata-se de um índice, como o Ibovespa, cujo desempenho é atrelado, indiretamente, à inflação com base no índice IPCA, que é o indexador desses títulos do Tesouro.

O acompanhamento desse índice auxilia no dia a dia do investidor, que deve estar atento ao desempenho IMA-B no investimento realizado em títulos indexados à inflação para acompanhamento de mercado.

Para entender melhor, é só continuar a leitura e entender tudo sobre o que é IMA-B índice e, ainda, os benefícios do fundo IMA-B.

O que é Tesouro IPCA e NTN-B

Para entender o que é IMA-B, é preciso saber primeiro o que é uma NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais).

As Notas do Tesouro Nacional de série B são os títulos de dívida do Tesouro Nacional com rentabilidade atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa de juros prefixada.

Ou seja, trata-se de um título híbrido com rentabilidade composta por uma parte prefixada e outra pós-fixada (IPCA). Por isso, são o investimento mais seguro para proteger seu patrimônio da inflação.

O que é IMA-B (índice)?

Homem analisando dados de IMA-B  em seu notebook
IMA-B é um índice e um fundo de investimento, ambos possuem seus benefícios para a hora que você for investir

IMA-B se refere a uma categoria de índices que acompanham carteira de títulos atrelados ao IPCA, ou seja, representa o desempenho dos preços de mercado de títulos públicos NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais), que oscilam de acordo com a inflação.

Os fundos vinculados ao IMA-B são analisados mensalmente, na divulgação do rebalanceamento, todo dia 15 do mês. Isso ocorre por haver mudanças nos estoques de títulos públicos no mercado.

Aqui você poderá entender a composição da carteira de IMA-B.

Se você tem interesse em investir com qualidade e segurança, conheça mais sobre as opções de renda fixa da XP Investimentos. É rápido e fácil!

Quero investir com a XP

Como as alterações dos títulos influenciam no IMA-B?

Os títulos representados pelo IMA-B sofrem alterações constantes.

Um exemplo foi o ano de 2021, em que notícias sobre o pagamento de Precatórios e o aumento da probabilidade do rompimento do teto de gastos aumentou o risco fiscal no país e motivou altas nas taxas dos títulos do Tesouro, inclusive as NTN-Bs. Com isso, o IMA-B teve fortes oscilações.

Esse é um exemplo dos cenários econômicos que alteram os títulos e influenciam no IMA-B. Assim, podemos destacar os seguintes motivos de alteração nos títulos IPCA:

  1. Relações comerciais internacionais;
  2. Taxas de importação e exportação;
  3. Valorização/desvalorização do real;
  4. Valor do dólar. 

Tudo isso interfere na curva de inflação, afeta o poder de compra do consumidor brasileiro, causa alterações nos títulos dessa categoria, de maneira a afetar os números do IMA-B.

Por ser uma carteira teórica, o IMA-B oscila de acordo com as oscilações dos títulos e com o seu peso. Quanto maior a quantidade e volume de negociação de um determinado título público indexado ao IPCA no mercado, maior será a interferência desse ativo na performance do índice como um todo. 

Como calcular o índice IMA-B?

Como indica a Metodologia IMA, o cálculo do índice segue o método de Laspeyres. Portanto, é feita a multiplicação da quantidade teórica de títulos do Tesouro IPCA+, de acordo com o período-base, pelos seus preços aplicados na data de referência.

Com essa conta descobre-se o número de pontos no índice dos títulos da carteira. A soma do número de pontos de todos os componentes é o valor do número-índice.

Confira a fórmula do cálculo na imagem abaixo:

Cálculo dos índices IMA, Anbima, 2019
Cálculo dos índices IMA, Anbima, 2019

Com essa transparência de informação, acompanhar o IMA-B favorece a segurança nos investimentos profissionais.

Categorias do índice IMA-B

O índice IMA-B ainda se ramifica em duas subcategorias, de acordo com o vencimento dos títulos públicos atrelados ao IPCA. São eles:

IMA-B 5

Essa categoria de índice IMA-B corresponde aos mesmos títulos das Notas do Tesouro Nacional, mas com prazo de vencimento de até cinco anos.

IMA-B 5+

O IMA-B 5+ acompanha o desempenho dos títulos IPCA com vencimento acima de cinco anos. Além dessas duas categorias, existe o IMA-B geral, composto por títulos indexados ao IPCA com todas as datas de vencimento.

IMA-B x IPCA

O IMA-B está atrelado ao IPCA, como um dos parâmetros nos fundos de investimento. O IPCA é um índice que calcula a variação de preços dos produtos no Brasil, com algumas diferenças entre eles.

Resumindo:

O IMA-B é o índice que demonstra a variação dos preços das carteiras de títulos públicos que seguem o índice IPCA.

Enquanto o IPCA é o índice calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para verificar a variação dos preços dos itens e serviços que são consumidos por grande parcela das famílias brasileiras.  Assim, ele calcula a mudança do valor final dos itens de consumo do brasileiro de um mês para outro. É considerado o índice oficial da inflação no Brasil.
 
Saiba mais sobre ele:

O que é o IPCA e o que ele mede? Conheça esse índice

O que é IPCA yield IMA-B?

Mulher sentada na cadeira mexendo no celular. Em sua frente tem um notebook, em ambas as telas há home broker de fundos como IMA-B.
O índice IMA-B é um importante indicador, atualizado quinzenalmente pela Anbima

O termo em inglês yield é conhecido no universo de investimentos como rendimento, ou seja, é a diferença entre o valor investido e o que retorna para o investidor.

O yield tem como função principal auxiliar o investidor a entender se determinado investimento é vantajoso ou não. Entretanto, é preciso considerar que, quanto maior o yield, maior o risco oferecido, em termos de perdas.

Como o IMA-B demonstra a variação dos preços de uma carteira de títulos públicos e está atrelado ao IPCA, que é o índice que calcula a inflação oficial no Brasil, o rendimento ou yield do IMA-B está ligado à inflação e às suas oscilações.

Fundos IMA-B: como investir?

Os fundos IMA-B, ou fundos referenciados ao IMA-B são investimento de renda fixa que possuem uma estratégia referenciada pelo seu próprio índice, o IMA-B. Eles são uma ferramenta que possibilita o acesso às oscilações do IMA-B para os investidores.

Existem fundos de investimento comuns atrelados ao índice e também ETFs, ou fundos listados em bolsa.

Portanto, ao investir em fundos IMA-B o investidor compra indiretamente títulos públicos do Governo Federal na categoria do Tesouro IPCA+, com ou sem prazo de vencimento.

Vale lembrar que, apesar de serem ligados a títulos de renda fixa, esses fundos podem oferecer oscilações muito maiores que títulos pós-fixados, por conta da marcação a mercado e dos fatores macroeconômicos que afetam a inflação e as taxas de juros.

Riscos de investir no em fundos referenciados ao IMA-B

Os riscos do fundo IMA-B não são grandes, tendo o investidor uma lucratividade garantida na modalidade juros semestrais, com taxa de lucro prefixada. No entanto, apesar de ser um investimento seguro, não é dos mais lucrativos, uma vez que a alta de desempenho depende dos altamente variáveis índices de inflação.

Invista com a XP

A XP oferece assessoria de investimentos para que você aplique seu dinheiro com total segurança. Com informações detalhadas e atenção total à movimentação do mercado, apresentamos as melhores opções de carteiras para que você faça um investimento que atenda a seus interesses.

Nossos analistas especializados estão disponíveis para assegurar a multiplicação do seu investimento, além de que nosso atendimento personalizado cria estratégias para seu dinheiro render de acordo com seu projeto de vida.

Não deixe de obter resultados exponenciais: invista com a XP.

Gostou de saber o que é IMA-B índice e fundo? Então conheça outros indicadores financeiros que poderão te auxiliar na hora de escolher um bom investimento. Confira:

10 indicadores financeiros e sua importância na bolsa de valores – XP Investimentos

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.