Ações: os custos que você precisa saber antes de investir

Tenha na ponta do lápis o checklist necessário para avaliar os custos ao investir em ações


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Ações: os custos que você precisa saber antes de investir

Tanto se fala na bolsa de valores hoje em dia, mas pouco se comenta sobre os custos ao investir em renda variável, mais especificamente em ações. É preciso prestar atenção nas taxas cobradas e nos impostos que estão no pacote para, no fim, avaliar se vale realmente a pena investir.

As taxas são cobradas pela corretora que você investe e pela B3, a Bolsa oficial do Brasil. Saber esses custos ajudará você a ter na ponta do lápis e um checklist para entender, de fato, o seu investimento e, também, se essas cobranças afetarão muito a rentabilidade da aplicação. Veja abaixo os principais custos:

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Taxa de corretagem

Variando de corretora para corretora, essa taxa de corretagem é cobrada sempre que você faz uma compra ou venda de ações na Bolsa de Valores. De forma geral, quanto maior for o valor investido, menor será o impacto da taxa de corretagem no investimento.

Imposto sobre serviço (ISS)

O ISS (Imposto Sobre Serviço) incide sobre a taxa de corretagem com alíquota de 9,65% sobre o valor da corretagem.

Taxa de Custódia

Quando a corretora armazena as ações que você investiu, ela pode cobrar a chamada taxa de custódia por causa desse serviço. No entanto, por exemplo, na XP essa taxa é inexistente.

Emolumentos e taxa de liquidação

Os emolumentos e a taxa de liquidação são cobranças feitas pela B3 por cada transação feita na Bolsa. O valor varia conforme o tipo de operação (tradicional, day trade, swing trade), tipo de investidor (pessoa física, institucional e clube de investimentos) e o valor investido.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda sobre o investimento em ações funciona da seguinte maneira: se você vender ações e o valor não ultrapassar R$ 20 mil, neste caso será isento. Se ultrapassar R$ 20 mil será preciso pagar 15% sobre o lucro líquido até o último dia útil do mês seguinte.

Já o imposto de renda para operações de Day Trade, quando se compra e vende ações no mesmo dia, não há isenção. A taxa cobrada é de 20% de Imposto de Renda sobre o lucro.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor e consulte nossos assessores de investimentos em caso de dúvidas sobre os produtos disponíveis para aplicação.

Portanto, abra uma conta na XP Investimentos que nós ajudamos você a chegar mais perto da independência financeira.

Você está na trilha:

Ações para iniciantes

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

26 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

266 minutos de leitura



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.