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Vibra (VBBR3) | Construindo uma plataforma multienergética e deixando um legado

Estamos atualizando nossas estimativas e incorporando os resultados do último trimestre em nosso modelo. Veja nossos comentários.

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Destaques do investor day e atualização do modelo

Vibra: Uma plataforma líder em multi-energia. Nesta quinta-feira (29), a Vibra realizou um dia do investidor com a equipe de gestão e participantes do mercado para discutir seu plano de negócios e perspectivas de médio/longo prazo. As principais mensagens foram focadas no crescimento, já que a Vibra tem a ambição de se consolidar como a maior plataforma multienergia do Brasil. Em nossa opinião, a Vibra tem uma grande tarefa pela frente, com ambições de aumentar tanto as margens quanto a participação de mercado no negócio principal – a execução será fundamental. Um dos destaques do evento foi o apoio que a empresa vem dando à luta do setor contra práticas ilegais por meio do ICL (Instituto Combustível Legal), que também tem o potencial de melhorar a lucratividade do setor. Nesta nota, também atualizamos nosso modelo e estimativas para a Vibra. Nosso preço-alvo permanece praticamente inalterado em R$ 33/ação.

Atualização do modelo. Estamos atualizando nossas estimativas e incorporando os resultados do último trimestre em nosso modelo. Chegamos a um preço-alvo de R$ 33/VBBR3 (~28% de aumento em relação aos preços atuais das ações e ligeiramente acima dos 32,70 anteriores) em 25 anos. O modelo utiliza as seguintes premissas principais: Margem EBITDA de R$ 161/m³ em 2025 (a margem bruta cresce com a inflação), crescimento de volume de ~2% e fluxos de caixa descontados a um WACC nominal em reais de ~11,8%. Continuamos a considerar a Comerc como SOTP. Em nossa opinião, as ações da Vibra continuam atraentes, atualmente negociadas a ~10x 2025 PE e ~9% FCFE yield.

Deixando um legado. A Vibra está ativamente engajada na luta contra a evasão fiscal e outras práticas ilegais no setor de distribuição de combustíveis. Em nossa opinião, a eliminação dessas distorções e a promoção da concorrência leal têm o potencial de melhorar muito a lucratividade do setor. A empresa também está comprometida com o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes como parte de suas iniciativas mais amplas de responsabilidade social. Ficamos positivamente surpresos ao ver a equipe de gestão abordar essas questões de frente. A empresa está dedicando tempo e esforço para, em última análise, deixar um legado positivo para a sociedade em geral e para os acionistas.

Uma nova ambição. A Vibra está embarcando em um novo ciclo de crescimento com o objetivo de se estabelecer como a maior plataforma multienergia do Brasil. Esse objetivo é apoiado por cinco alavancas principais: (i) liderança incontestável em postos de serviço; (ii) oferta ampliada para clientes B2B; (iii) logística ampliada; (iv) uma nova ambição para lubrificantes; e (v) renováveis com retornos. Em nossa opinião, as ambições da Vibra parecem potencialmente muito concentradas em volumes e “liderança”. No entanto, a equipe de gestão reiterou várias vezes durante o evento que a empresa continuará a alocar capital com muita diligência, concentrando-se principalmente em retornos em detrimento de outras metas estratégicas. Inevitavelmente, mais crescimento exigirá mais investimentos. A empresa reiterou sua política de dividendos de 40% do lucro líquido, o que acreditamos que provavelmente desapontará os investidores que esperavam maiores distribuições. Mesmo assim, vemos com bons olhos o fato de a empresa manter o compromisso com a distribuição de dividendos juntamente com suas ambições de crescimento.

Liderança inigualável em postos de combustível. A Vibra tem como objetivo alcançar uma liderança incontestável no segmento de postos de combustível, aprimorando as relações com os revendedores e aumentando a atratividade de sua proposta de marca para os postos de serviço. Em sua opinião, isso pode ser alcançado com o aproveitamento de vantagens competitivas e iniciativas como (i) uma marca forte e o poder das franquias (BR Mania, Lubrax+); (ii) o crescimento do mix de produtos premium; (iii) o programa de fidelidade Premmia, utilizando inteligência de dados para ofertas personalizadas; (iv) o combate a práticas ilegais; e (v) uma infraestrutura logística robusta.

Expansão no B2B. No setor B2B, a estratégia da Vibra visa expandir tanto sua base de clientes quanto seu portfólio de produtos. A Vibra acredita que isso pode ser alcançado por meio de: (i) aumento das vendas cruzadas; (ii) foco no diesel aditivado e apresentação de seus benefícios técnicos aos clientes; e (iii) entrada no mercado de gás natural. O envolvimento da Vibra na comercialização de gás tem sido limitado até o momento, o que representa uma oportunidade crucial para preencher uma lacuna em seu portfólio. A empresa está estudando a melhor abordagem para se posicionar efetivamente nesse mercado, obter acesso à molécula e garantir bons retornos. Esse foco será uma parte fundamental de sua estratégia nos próximos períodos.

O agronegócio como uma alavanca importante no B2B. O agronegócio é um segmento em crescimento na distribuição de combustíveis. A Vibra tem trabalhado para atender às necessidades específicas desses clientes, desenvolvendo produtos sob medida e criando novos canais de vendas para atingir clientes menores, que geralmente têm margens mais altas. Além disso, a Vibra investiu R$ 150 milhões em infraestrutura voltada para o agronegócio e planeja investir mais R$ 300 milhões. Também lançou novos produtos voltados para o setor agrícola.

Expansão da logística. A empresa mais uma vez destacou sua infraestrutura logística como um diferencial, ostentando os menores custos logísticos do mercado e uma capacidade significativa de tancagem. A Vibra tem como objetivo expandir essa base, visando corredores que façam sentido estratégico. A empresa também explorará oportunidades para expandir sua pegada logística, seja por meio de projetos greenfield, seja por meio de aquisições e otimizações.

Uma nova ambição em lubrificantes. A Vibra estabeleceu uma nova ambição para seu segmento de lubrificantes: tornar-se líder na América Latina. A nova fábrica em Duque de Caxias dará suporte a esse crescimento com custos competitivos e maior capacidade. Essa fábrica de última geração é a maior da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. A Vibra planeja dobrar ou triplicar seu EBITDA nos próximos anos, alavancando a marca Lubrax. Embora existam oportunidades significativas de crescimento no Brasil, essa abordagem dupla permitirá à Vibra capitalizar os pontos fortes existentes e explorar novos mercados.

Renováveis com retorno. Após a aquisição dos 50% restantes da Comerc, a Vibra agora está focada em (i) capturar sinergias; (ii) alavancar oportunidades de crescimento com ativos leves; (iii) crescer em geração distribuída e eficiência energética; e (iv) explorar opções de crescimento em geração centralizada e reciclagem de ativos. Discutimos a recente aquisição da Comerc pela Vibra em Vibra Energia | Aquisição da Comerc – mais cedo do que o esperado.

Principais Estimativas para a Vibra

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