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Varejo Farma: Acompanhando os preços dos medicamentos e HPC

Acompanhando as estratégias de precificação de RX e HPC dos varejistas após o aumento da CMED

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Um cenário competitivo difícil para RX e HPC

Neste relatório, analisamos os preços online de RX e HPC nos principais varejistas e marketplaces brasileiros. Os principais pontos foram: (i) PGMN continua sendo o player mais acessível, com preços de RX cerca de 9% abaixo do teto regulatório, embora tenha reduzido a atividade promocional em relação a abril; (ii) os players estão aumentando marginalmente o nível de descontos após o aumento de preços em abril; (iii) em HPC, os marketplaces continuam mais competitivos, embora os prazos de entrega sejam uma desvantagem; e (iv) há uma diferença notável entre os preços 1P e 3P da MELI, possivelmente explicada pelo foco da empresa na categoria. No geral, continuamos esperando uma competição mais acirrada em HPC, o que representa um risco para as dinâmicas de vendas e margem dos varejistas.

Um rápido lembrete de como a análise é feita. Como 2025 é um ano com um ajuste menor da CMED, inflação crescente e preocupações sobre o cenário competitivo de HPC, desenvolvemos um monitor de preços para entender melhor as estratégias de precificação de farmácias e marketplaces. Monitoramos SKUs selecionados nos e-commerces das empresas, a saber: i) 10 itens de RX, escolhidos com base nos medicamentos mais vendidos da IQVIA, distribuídos entre os grupos 1 e 3 da CMED, nos sites da DPSP, RADL, PGMN e PNVL; e ii) 20 SKUs de HPC, em 4 categorias (protetor solar, cabelo, dermocosméticos, bebê e desodorante), incluindo também MELI e Amazon na comparação. É importante mencionar que nosso monitoramento é limitado ao e-commerce e, portanto, as conclusões podem diferir das estratégias no varejo físico.

Uma visão relativa sobre a precificação de medicamentos; PGMN como a mais acessível. Em nosso monitor de RX online, a PGMN permanece como a alternativa mais acessível, com preços cheios cerca de 9% abaixo do teto regulatório da CMED (PMC), enquanto os preços listados foram os mais competitivos para cerca de 80% dos SKUs monitorados, em linha com o posicionamento da empresa. Enquanto isso, os preços listados na RADL e DPSP ficaram apenas cerca de 4-6% abaixo do PMC, respectivamente, embora notemos que esta última foi a mais agressiva em termos de atividades promocionais, com descontos médios de -39%.

Aumentos marginais de descontos em todas as farmácias, exceto PGMN. Observamos que as farmácias aumentaram ligeiramente os descontos após os aumentos de preços em abril nos itens promocionais, levando os preços com desconto a subirem em média 8% desde nossa última verificação, principalmente impulsionados pela PGMN, que começou a reduzir a diferença entre os preços listados e os com desconto, com promoções caindo cerca de 14% neste mês. É interessante notar que, após o aumento de preços para todas as farmácias no mês passado, maio apresentou uma estratégia de preços mais competitiva, com algumas até reduzindo os preços listados.

Avaliação do risco em HPC; Prazos de entrega como vantagem. Desconsiderando os custos de frete, nossa análise revela que, em média, HPC é cerca de 30% mais barato em marketplaces como MELI e Amazon quando comparado ao e-commerce das farmácias. Em termos de categoria, bebê e dermocosméticos se destacam como as principais diferenças entre os canais, sendo cerca de 50% mais baratos nos marketplaces, enquanto o protetor solar diverge da média, sendo cerca de 20% mais caro na MELI. Além disso, reanalisamos, incluindo os custos de frete, e notamos que os preços dos marketplaces ficam ligeiramente mais altos do que os players tradicionais para itens de baixo ticket (ex.: desodorante e cabelo), enquanto tickets mais altos (ex.: dermocosméticos) geralmente atingem o limite para frete grátis, mantendo assim os marketplaces mais competitivos. No entanto, as farmácias continuam oferecendo um prazo de entrega mais rápido (em horas) e, portanto, têm uma vantagem em conveniência, embora sujeitas a taxas de frete em torno de R$ 6 a 9 por pedido.

MELI 1P como a opção mais acessível. Introduzimos o 3P da MELI em nosso monitor e notamos que é um canal menos competitivo, com preços em média cerca de 20% mais altos que o 1P, sendo os dermocosméticos a única exceção. Acreditamos que isso decorre do forte esforço da MELI para impulsionar a categoria, pois ela é um motor de recorrência.

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