Varejistas aceleram o fechamento de lojas

As varejistas da nossa cobertura aceleraram os fechamentos de lojas em meio à crise desencadeada pelo Coronavírus. Atualmente Lojas Renner, Vivara, Via Varejo, C&A e Magazine Luiza estão com todas as suas lojas fechadas por tempo indeterminado. Veja abaixo a nossa visão e o que essas companhias estão fazendo para minimizar os impactos dessa medida.


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Em um movimento liderado pela Lojas Renner (LREN3; Compra) na última quinta-feira (19 de março), e após o governador do estado de São Paulo João Doria anunciar o fechamento obrigatório do comércio e serviços não essenciais a partir desta terça-feira (24 de março), as varejistas da nossa cobertura aceleraram os fechamentos de lojas em meio à crise desencadeada pelo Coronavírus.

Quais varejistas estão com 100% das lojas fechadas no momento? Das varejistas da nossa cobertura, atualmente Lojas Renner (LREN3; Compra), Vivara (VIVA3; Compra), Via Varejo (VVAR3; Compra), C&A (CEAB3; Compra) e Magazine Luiza (MGLU3; Neutro) estão com todas as suas lojas fechadas por tempo indeterminado. No geral, as companhias continuam pagando salários para os funcionários de lojas, mas já iniciaram negociações de aluguel com os shoppings.

Por outro lado, varejistas cujas vendas estão relacionadas a bens de consumo básico (alimentação e saúde) continuam com suas operações funcionando. Grupo Pão de Açúcar (PCAR3; Compra), Carrefour Brasil (CRFB3; Neutro), Raia Drogasil (RADL3; Neutro) mantém suas lojas abertas. No caso da Lojas Americanas (LAME4; Neutro), apesar de parte das suas lojas (cerca de 30%) estar localizada em shopping centers, a maioria das unidades da companhia permanecem abertas.

Nossa visão: Naturalmente, o impacto dos fechamentos de lojas será negativo para o resultado das companhias em 2020. Entretanto, vemos alguns pontos positivos no contexto atual. Além da medida preservar a saúde dos funcionários em um momento crítico, os fechamentos permitirão às companhias reduzir de maneira significativa os custos variáveis de lojas que já estariam com seu fluxo altamente comprometido, dado o atual cenário. Além disso, acreditamos que a severidade do plano de ação ajudará as varejistas na renegociação de condições de aluguel com os shoppings.

Mantemos nossa recomendação de Compra nas ações do Pão de Açúcar, Lojas Renner, Vivara, Via Varejo e C&A. Com exceção do GPA, as demais companhias devem sofrer impactos significativos nas vendas do curto prazo. Entretanto, acreditamos que todas estão suficientemente capitalizadas para atravessar o período mais crítico da crise. Dessa forma, hoje vemos uma relação de risco-retorno atrativa para as ações dessas companhias e acreditamos que o mercado atualmente incorpora uma destruição de valor excessiva nos preços atuais.

O que elas estão fazendo para minimizar o impacto dos fechamentos?

Fortalecendo o e-commerce: Todas as companhias mencionadas reforçaram ainda mais a operação de e-commerce. Dentre elas, a Magazine Luiza se destaca como aquela que apresenta a operação de varejo online mais robusta (~50% das vendas totais). A companhia passou a oferecer frete grátis no aplicativo para todo o Brasil na categoria de mercado, e também nas demais para compras a partir de R$ 49,00. A Via Varejo (~25% das vendas online) também oferece frete grátis no site e no aplicativo.

Minimizando custos fixos: Muitas das companhias colocaram em prática medidas de contingência, como redução de contratos com consultorias, de férias coletivas e de novas contratações. Além disso, os planos de investimento (Capex) da maioria delas também está sob revisão e, portanto, os planos de abertura de novas lojas permanecem temporariamente suspensos.

Renegociação de condições de aluguel: Atualmente, as companhias estão em conversas com os shoppings para renegociação dos alugueis. Apesar de não termos nada concreto nessa frente por enquanto, algumas entrevistas recentes (veja exemplo no link) sugerem que há boa vontade por parte dos operadores para uma negociação que minimize o prejuízo para ambos.

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