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SmartFit (SMFT3): Quantas academias ainda cabem no Brasil?

Nesse relatório, analisamos profundamente o cenário competitivo da SmartFit

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Analisando a dinâmica competitiva e o potencial de expansão da SmartFit

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Como um dos pilares da tese de investimento da SMFT é a expansão orgânica, analisamos profundamente seu cenário competitivo no Brasil após uma forte aceleração de expansão por outros players HPLV (high price low value), ao mesmo tempo em que colocamos em perspectiva o potencial de expansão nesse contexto. Nossas principais conclusões são: i) a SMFT oferece uma proposta de valor melhor em comparação com os concorrentes, dado seu tamanho muito maior e melhor percepção de qualidade por parte dos clientes; ii) nossa análise de geolocalização mostra que a SMFT está bem posicionada em relação à concorrência, apesar da recente aceleração de expansão dos competidores; iii) ainda há espaço para mais do que dobrar a presença da SMFT no futuro, mas cidades menores precisarão ser foco da expansão; e iv) a maior parte das oportunidades de expansão está em cidades com dinâmicas competitivas favoráveis para a SMFT. Assim, reiteramos nossa recomendação de Compra e a SMFT como nossa top pick.

Uma proposta de valor melhor em comparação com os concorrentes. De acordo com uma pesquisa de uma empresa de marketing dos EUA com consumidores, 1) Localização e conveniência; 2) Saneamento e limpeza; e 3) Preço e valor são os 3 principais critérios utilizados para escolher uma academia. Nesse sentido, vemos a SMFT muito melhor classificada no critério #1, dado seu tamanho e acesso internacional; também está melhor classificada no critério #2, pois nosso mapeamento do Reclame Aqui mostra que é melhor avaliada em comparação com os concorrentes em todos os aspectos associados à operação da academia; enquanto está alinhada em termos de faixa de preço.

Bem-posicionada, apesar da concorrência crescente. De acordo com nossa análise de geolocalização, apesar da recente aceleração de expansão por alguns players HVLP no Brasil (Panobianco, Skyfit e Bluefit), a SMFT continua bem posicionada, pois: i) apenas 4% de sua base de academias tem mais de 2 academias concorrentes dentro de um raio de 1 km ou 25% dentro de um raio de 2 km; ii) a exposição da SMFT ao estado de São Paulo é a mais baixa entre os concorrentes, enquanto a maioria das academias concorrentes está fora da capital em comparação com os 50/50 da SMFT; e iii) 10% da presença total da SMFT tem pelo menos 2 concorrentes dentro de um raio de 2 km na capital de SP (ou ~50% da presença da cidade).

Espaço para mais do que dobrar a presença atual. Reanalisamos nosso potencial de expansão para mapear o potencial de expansão de academias no Brasil e estimamos que há espaço para ~3,6 mil academias, implicando em 2,1 mil novas aberturas/conversões. No entanto, existem riscos de alta para esse número, já que a penetração de academias no Brasil ainda está bem abaixo dos 15-20% de países desenvolvidos. Além disso, observamos que 55% do nosso potencial de expansão estimado está em cidades com menos de 300 mil habitantes e, portanto, acreditamos que a SMFT deve aumentar seu foco em cidades menores também.

Avaliando a expansão marginal da SMFT. Aprofundamos nossa análise de potencial de expansão e dividimos a expansão marginal da SMFT em cinco categorias: ‘oceano azul’, ‘no brainer’, ‘difícil, mas recompensador’, ‘um jogo de capilaridade’ e ‘uma batalha necessária’. Sob nosso cenário base de um limite mínimo de 20 mil habitantes, nossa análise mostra que a maior parte do potencial de expansão (62%) se encaixa na melhor categoria (Oceano Azul), embora o aumento dos critérios populacionais reduza materialmente essa oportunidade. Quanto às cidades com concorrência, a categoria ‘sno brainer’ se destaca como a que tem a maior oportunidade. Portanto, nossa análise aponta para um ambiente de expansão ainda favorável para a SMFT no Brasil.

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