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SmartFit (SMFT3): Entregando consistência; Resultados sólidos no 4T com forte crescimento de receita e expansão de margem

A SmartFit reportou resultados sólidos no 4T. Veja mais detalhes abaixo

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A SmartFit reportou resultados sólidos no 4T, com um forte crescimento da receita apoiado pela expansão e pelo ticket, além de dinâmicas de margem robustas.

A receita líquida cresceu 36% A/A, resultado da forte expansão (+305 novas lojas nos últimos 12 meses, +152 no 4T), crescimento da base de clientes (+17% A/A) e maior preço/mix (+13% A/A, principalmente apoiado por repasses de preços). Observando a dinâmica de cada país, os preços médios aumentaram em todas as regiões, com destaque para o México e outros países da América Latina, que apresentaram crescimento de dois dígitos (+15-20% A/A, respectivamente), enquanto o Brasil teve um crescimento de um dígito médio (+6%). Em termos de dinâmica de membros/academias, o México foi um ponto negativo, com uma queda de 9,5% A/A, embora acreditemos que isso possa ser explicado por uma expansão mais forte no final do trimestre (aproximadamente 90% das aberturas em novembro/dezembro e cerca de 50% nos últimos dias do ano, em comparação com 70-45% no 4T de 2023, respectivamente), juntamente com uma sazonalidade fraca e aumentos recentes de preços. O Brasil e outros países da América Latina apresentaram um desempenho relativamente estável, o que consideramos positivo, especialmente para o Brasil, já que a expansão do país foi ainda mais concentrada no final do trimestre (aproximadamente 75% das aberturas em dezembro e cerca de 60% nos últimos dias do ano, em comparação com 55-45% no 4T de 2023, respectivamente).

A dinâmica de margem foi um destaque importante, com margens melhorando apesar da expansão acelerada. A margem bruta consolidada expandiu 0,2p.p A/A, à medida que a empresa conseguiu entregar diluição de custos fixos apoiada em uma gestão de custos eficiente, apesar do forte ritmo de expansão, enquanto a margem das academias maduras permaneceu estável em 52%, com as safras mais jovens (2022) apresentando margens melhores (+1% em relação ao trimestre anterior, atingindo 54%). Enquanto isso, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) ficou em 31,6%, um aumento de 2,3p.p A/A, com a alavancagem operacional apoiando a diluição das despesas gerais e administrativas, mais do que compensando os maiores investimentos em marketing devido à expansão mais forte e a uma maior participação do Total Pass. Por região, México e Brasil foram os principais destaques, com a margem EBITDA aumentando em 2,3-1,9 p.p A/A, respectivamente, resultando da forte expansão da margem bruta, enquanto a margem de outros países da América Latina permaneceu pressionada (-2,3 p.p) pela forte expansão na região e maiores despesas de vendas. Por fim, o lucro líquido foi de R$197 milhões (-6% A/A), e ficou abaixo das nossas expectativas, uma vez que os melhores resultados operacionais foram compensados por despesas financeiras mais pesadas e menores ganhos fiscais do que o esperado. Por fim, o fluxo de caixa livre foi de -R$437 milhões (excluindo M&A) devido a investimentos mais pesados em expansão.

É interessante notar que: i) A empresa divulgou novos números sobre o TotalPass no Brasil, destacando que representou 13% da frequência média e 8% das vendas das próprias academias, enquanto observamos que o número de academias registradas no México caiu para 4 mil (em comparação com 5 mil no 3T24); ii) O TotalPass foi um fator que impactou os dias de recebíveis; iii) O índice ND/EBITDA (ex-IFRS) atingiu 1,8x (+0,3x em relação ao trimestre anterior), refletindo a forte expansão da empresa e o pagamento das aquisições das franquias da Velocity e da Colômbia; iv) A gestão de passivos continua avançando, com spreads melhorando no Brasil e na Colômbia (-66-197 pontos base A/A, respectivamente); v) houve retenções fiscais sobre remessas internacionais de subsidiárias para o Brasil neste trimestre que devem ser recuperadas nos próximos trimestres; e vi) a SMFT continua focada em eficiências operacionais, visando mitigar os impactos inflacionários, por meio de renegociações de aluguel e melhoria da produtividade de serviços/pessoas

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