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Magazine Luiza (MGLU3): Centauro anuncia parceria com a Nike no Brasil

Na manhã de hoje (06 de fevereiro), a Centauro, maior varejista de bens esportivos no Brasil e principal competidor da Netshoes, anunciou uma parceria estratégica com a Nike no Brasil. Veja abaixo a nossa visão sobre o anúncio e quais são as potenciais implicações para as ações da Magazine Luiza.

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Na manhã de hoje (06 de fevereiro), a Centauro (CNTO3; Ação não coberta pela XP), maior varejista de bens esportivos no Brasil e principal competidor da Netshoes (~10% da receita da Magazine Luiza), anunciou uma parceria estratégica com a Nike no Brasil. Pelos termos do acordo, a Centauro teria exclusividade:

  • (i) na distribuição de produtos Nike no atacado em território brasileiro e operação do e-commerce da marca (www.nike.com.br), por um período inicial de dez ano; e
  • (ii) na operação das lojas físicas Nike, podendo abrir lojas em todo o território brasileiro, pelo período inicial de cinco anos.

O acordo está em linha com a estratégia global da Nike de usar parcerias estratégicas com varejistas chave em mercados “non-core”, ou seja, aqueles em que a empresa não tem foco na distribuição direta para o consumidor (desintermediação). Veja mais detalhes sobre a estratégia da empresa no link.

O que isso significa para a Netshoes e a Magazine Luiza?

A notícia é negativa para as ações da Magazine Luiza… A Nike é um dos principais fornecedores da Netshoes (estimamos cerca de ~15% das vendas da empresa). Sendo assim, o acordo, caso aprovado, geraria um potencial conflito de interesse, dado que a operação da Nike no Brasil será gerenciada pelo principal competidor da companhia.

…mas, dos males, o menor. Entretanto, ressaltamos que a exclusividade da Centauro será apenas em relação à distribuição dos produtos da marca no atacado, e não no varejo. Ou seja, o acordo comercial com a Netshoes seria preservado, bem como com outros varejistas multimarca.

De qualquer maneira, a parceria gera incertezas em relação à governança do acordo comercial entre Nike e Netshoes no futuro. Como exemplo, acreditamos que a Netshoes poderia eventualmente perder acesso a alguns produtos chave da marca. Mantemos a nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$58,00 ao final de 2020 para as ações da Magazine Luiza (MGLU3). Acesse a nossa tese de investimento no link.

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