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Lojas Renner (LREN3): Destaques da LIVE com CEO e CFO; Nossa visão sobre o 1T20

Na tarde de hoje (05 de maio), realizamos uma LIVE com participação dos CEO (Fabio Faccio) e CFO (Laurence Gomes) da Lojas Renner. Veja os 4 principais destaques da reunião e as nossas expectativas para os resultados do 1T20 da companhia, a serem divulgados no dia 21 de maio, após o fechamento do mercado.

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Na tarde de hoje (05 de maio), realizamos uma LIVE com participação dos CEO (Fabio Faccio) e CFO (Laurence Gomes) da Lojas Renner. Durante a reunião, discutimos principalmente as iniciativas da companhia desde o início do período de quarentena, bem como o desempenho das lojas já reabertas e as expectativas para a expansão da empresa no médio-prazo.

Acesse a Live pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1NrE2zG7RhU

Nossa visão. O encontro reforçou a nossa visão de que a empresa está bem posicionada não só para atravessar o período mais crítico da pandemia, mas também para acelerar os ganhos de participação de mercado, uma vez retomadas as atividades do setor. Em particular, destacamos o fortalecimento do relacionamento com os fornecedores e a manutenção da expectativa de expansão da companhia. Mantemos a nossa recomendação de Compra para as ações da Lojas Renner e preço-alvo de R$ 50,00 ao final de 2020.

Neste relatório, incluímos os (i) 4 principais destaques da reunião e (ii) as nossas expectativas para os resultados do 1T20 da companhia, a serem divulgados no dia 21 de maio, após o fechamento do mercado.


Principais destaques da reunião

#1. COVID-19: Como está sendo a retomada e quais foram as principais iniciativas

Nesse momento, apenas 72 lojas da companhia estão abertas (12% do total). De acordo com a diretoria, os resultados apresentados até o momento são melhores do que aqueles observados pontualmente em outras empresas do setor (no geral, nós temos visto relatos na mídia de quedas entre 70%-80% em relação ao período anterior ao início da crise). Além disso, os palestrantes ressaltaram que a operação de e-commerce (historicamente menos de 5% das vendas da companhia) tem apresentado crescimento expressivo, conforme a empresa antecipou iniciativas de digitalização programadas para o segundo semestre e para 2021.

Entretanto, ressaltam ainda ser muito cedo para antecipar a curva de recuperação e destacam a falta de previsibilidade nesse momento. Atualmente, a companhia trabalha com diferentes potenciais cenários para os próximos meses, que são revisados de maneira dinâmica.

Por fim, desde o início da pandemia, a Renner tem trabalhado com 4 fases operacionais para lidar com a crise. São eles: Fase 1: Oferecer segurança aos empregados e membros da cadeia; Fase 2: Foco na geração de receita, com aceleração do canal online e preparação da reabertura gradual das lojas físicas; Fase 3: Operacionalizar a reabertura das lojas, conforme autorização, de maneira segura e alavancando a multicanalidade; e Fase 4: Planos para recuperar níveis de venda pré-crise.

#2. Expansão de Lojas: Mantendo a meta de médio-prazo

A companhia reiterou a meta de médio-prazo de abrir 25 a 30 novas lojas Renner por ano ao longo dos próximos anos (a princípio 2020-2025), embora reconheça que o número de aberturas em 2020 ficará abaixo do esperado. Entretanto, apesar da baixa visibilidade nesse momento, a diretoria ainda considera a possibilidade de ainda eventualmente alcançar a meta de ~520 lojas Renner até 2025 por meio de uma potencial aceleração do número de aberturas.

Apesar de o número de novas aberturas de shoppings possivelmente ser reduzido no curto prazo, a companhia vê uma potencial maior disponibilidade de espaço nos 40 a 50 shoppings existentes em que a empresa contemplava acomodar novas lojas.

#3. Relacionamento com fornecedores: Fortalecendo laços com a cadeia

A Renner tem implementado uma série de iniciativas para suportar a cadeia de fornecedores. Dentre elas, destacamos:

  • A manutenção das ordens que estavam prontas ou em produção, sem postergar pagamentos;
  • Redução de juros cobrados em operações de desconto de recebíveis para fornecedores (no geral, em linha com o próprio custo de captação da empresa), e atuando como garantidor em algumas dessas operações;
  • Desenvolvimento de “Webinars” para dar suporte aos fornecedores no acesso a linhas de crédito ou aos programas de auxílio do governo.

Além disso, a diretoria também destacou o fato de que a companhia entrou na crise com os níveis de estoque extremamente controlados (em tamanho e em idade), o que favoreceu o controle do capital de giro e gestão de caixa. De qualquer maneira, a Renner opera com “lead-time” (ciclo de produção) reduzido (o melhor da indústria nacional), em função do seu modelo de abastecimento, o que facilita o alinhamento com a cadeia em momentos de ajuste.

#4. Operação Financeira (Realize): Antecipando um potencial aumento da inadimplência

Por meio de parcerias e investimento nos canais digitais, a companhia conseguiu alcançar taxas de recebimento acima da expectativa, considerando que 40%-50% das faturas são pagas em loja, historicamente. De qualquer maneira, a leitura em relação à inadimplência em Abril ainda deve ser parcialmente impactada pela dificuldade de pagamento, em função dos fechamentos de loja.

Por fim, a empresa pretende reforçar as reservas para perdas de crédito, antecipando uma potencial deterioração dos índices de inadimplência. Conforme mostrado na prévia de resultados abaixo, nós estimamos provisões de R$ 180 milhões no 1T20 (6,3% da carteira de crédito vs. 2,7% para 1T19).


Prévia do 1T20: Um trimestre desafiador

Esperamos um trimestre desafiador, com queda de vendas de -9,4% no conceito mesmas lojas na comparação anual, impactadas principalmente pela queda de tráfego a partir do começo de março e fechamento das lojas a partir da terceira semana do mês. Além disso, na operação financeira esperamos que a companhia reforce a sua reserva para potenciais perdas de crédito com R$ 180 milhões em provisões no trimestre (6,3% da carteira vs. 2,7% no 1T19).

Vendas: Estimamos uma queda de vendas de -9,4% no conceito mesmas lojas na comparação anual (vs. 12,7% no 1Q19). Apesar do bom ritmo de vendas no trimestre durante o período que antecedeu o início da pandemia, esperamos que a gradual desaceleração de tráfego e o fechamento das lojas a partir do dia 20 tenham impactado de maneira relevante o resultado da companhia, dada a baixa relevância da operação online (menos de 5% da receita).

Rentabilidade: Apesar da margem bruta estável, esperamos uma pressão significativa de margem EBITDA, em função da queda nas vendas. A maior parte das iniciativas de redução de despesas (renegociação de alugueis, redução de despesas de marketing, etc.) ficou concentrada a partir do segundo trimestre.

Operação financeira (Realize): Esperamos um ritmo de crescimento de receita ainda forte, dado que a maior parte dos gastos no Meu Cartão (~60% da carteira de crédito) é realizada fora das lojas da companhia. Entretanto, esperamos uma redução significativa no resultado operacional da operação, em função do aumento de provisões.

Mantemos a nossa recomendação de Compra para as ações da Lojas Renner e preço-alvo de R$ 50,00 ao final de 2020. Acesse a nossa tese de investimento completa pelo LINK.

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