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Como pode ser o novo Minha Casa, Minha Vida?

Avaliação dos efeitos de possíveis mudanças nas faixas de renda e nos limites de preço do MCMV

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Neste relatório temático, exploramos possíveis atualizações no programa habitacional do MCMV. Acreditamos que as metas do governo brasileiro para o MCMV exigem concessões aceleradas em 2025. No entanto, o cenário da demanda pode estar mudando dentro do programa, o que poderia desencadear revisões. Os reajustes do salário mínimo podem levar a revisões das faixas de renda, aumentando o poder de compra nas faixas 1 e 2. Além disso, a introdução de um novo Grupo 4 poderia proporcionar ganhos significativos de capacidade de compra para as famílias acima dos limites atuais do MCMV, permitindo revisões do limite de preços até até R$500 mil. Acreditamos que a TEND, a MRVE e a PLPL poderão beneficiar mais com estas alterações aos limites de renda, enquanto a CURY e a DIRR poderão ganhar com a criação da faixa 4, aumentando potencialmente as suas perspectivas de crescimento.

Um meta ousada que precisa de demanda

Muito tem sido dito nas últimas semanas sobre as atualizações do programa habitacional do MCMV. Mas por que agora? Acreditamos que o governo brasileiro estabeleceu uma meta ambiciosa de 2,5 milhões de unidades a serem financiadas até 2026, o que exige contratos acelerados para 2025 (~652 mil em nossa opinião). No entanto, o cenário da demanda parece ser diferente em relação à 2024, já que (i) a faixa 3 foi impactada por mudanças nas unidades usadas e (ii) as faixas 1 e 2 podem enfrentar pressões em uma desaceleração macroeconômica. Acreditamos que esses fatores poderiam levar a ajustes no MCMV, mesmo em seu momento mais forte.

Pequenas revisões do limite de renda com impacto significativo na população.

As faixas de renda do MCMV permaneceram inalteradas desde 2023. Acreditamos que as recentes revisões do salário mínimo poderiam levar a ajustes nos limites de renda do programa de aproximadamente 7,5% por grupo, semelhantes às mudanças feitas nos programas FAR/FDS. Nesse contexto, prevemos ganhos positivos de acessibilidade particularmente na faixa 2, onde estimamos um aumento médio de 10% no poder aquisitivo dentro das faixas revisadas, em comparação com um aumento médio de 4% na faixa 1. Embora os ajustes possam se aplicar a uma gama limitada de faixas de renda, acreditamos que o impacto na demanda poderia ser significativo, já que uma parcela significativa das famílias brasileiras ganha entre 1 e 3 salários mínimos.

Grupo 4: Um impulso para as famílias de renda média

A recente discussão de um aporte adicional de R$15 bilhões para o MCMV criou o potencial para a criação da faixa 4, voltado para famílias logo acima do programa atual que foram afetadas pelo aumento das taxas de hipoteca do SBPE. Embora acreditemos que esse benefício possa ser temporário, estimamos que a inclusão de famílias com renda de até R$12 mil nas condições da faixa 3 do MCMV poderia gerar ganhos de acessibilidade de até ~35%. Isso deve permitir uma revisão significativa dos limites de preço do programa, com o cenário de R$500 mil oferecendo o melhor equilíbrio para os clientes acessarem a capacidade máxima de financiamento, em nossa opinião.

Os impactos de um “novo MCMV”

Acreditamos que há potencial para que o programa habitacional MCMV integrar as revisões dos limites de renda com a criação de uma nova faixa 4, o que poderia aumentar a demanda por operadores de renda mais alta e mais baixa. Em nossa opinião, a Tenda (seguida pela MRVE e PLPL) é a que mais se beneficiará das possíveis revisões dos limites de renda dos grupos 1 e 2 devido à sua exposição significativa a faixas de renda mais baixa, o que pode levar a ganhos de VSO e melhor seleção de clientes. Por outro lado, é provável que a Cury e a Direcional se beneficiem mais da criação da faixa 4, dada (i) a melhor acessibilidade nesse segmento e (ii) a inclusão completa de seus portfólios de empreendimentos nas condições do MCMV. Se aprovado, acreditamos que isso poderá melhorar o desempenho de lançamentos no curto prazo e fortalecer as perspectivas de crescimento de ambas as empresas.

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