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Meta reporta queda de faturamento pela primeira vez – 🌎 Radar Global

Resultados de Meta, Qualcomm, Spotify e Shopify movimentam os mercados.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,3% e Europa +0,4%) enquanto investidores digerem a alta de 75 bps na taxa básica de juros americana e sinalização de uma possível desaceleração dos aumentos futuros, ainda que o combate à inflação permaneça como foco principal do Federal Reserve. Nos EUA, o foco hoje ficará por conta da divulgação dos dados do PIB e novas publicações de resultados, com destaque para Apple, Amazon e Intel. Na Europa, a confiança na economia da zona do euro caiu para o nível mais fraco em quase 1 ano e meio. A queda do indicador ocorre à medida que os temores de escassez de energia aumentam e, o primeiro aumento da taxa de juros do Banco Central Europeu em mais de uma década alimenta preocupações de que uma recessão está se aproximando. Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerra em baixa após as autoridades monetárias de Hong Kong elevarem a principal taxa de juros da cidade em 75 bps, em sincronia com o esperado aumento do Federal Reserve. Bancos e incorporadoras lideraram as perdas devido às preocupações de que a medida possa pesar sobre o já fragilizado mercado imobiliário e economia.

Confira as expectativas para os resultados das empresas dos Estados Unidos nessa temporada
Aberta a temporada de resultados do 2º trimestre

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EMPRESAS

Meta reporta queda de faturamento pela primeira vez: A gigante de tecnologia, Meta (NASDAQ: META, BDR: M1TA4), divulgou seus resultados nesta quarta-feira, no período pós-mercado, com uma receita de US$ 28,8bi vs. US$ 28,9bi, em linha com as projeções; o Lucro Por Ação (LPA) foi de US$ 2,46 vs. 3,14, uma decepção de -21% em relação às estimativas. A receita no segundo trimestre caiu quase 1% em relação ao ano anterior. Mark Zuckerberg afirmou que o resultado da empresa é continuação do ambiente fraco de demanda por publicidade ao longo do segundo trimestre, que a Meta acredita estar sendo impactada pela incerteza macroeconômica proveniente da alta inflação e riscos de recessão. Além disso, a empresa também reportou ainda ter dificuldades em se adequar às mudanças nas políticas de privacidade da Apple, gerando um obstáculo adicional em sua principal linha de negócios.

Os lucros abaixo do esperado ocorreram à medida que o aumento de custos com vendas e marketing aumentaram 10% ano contra ano, acompanhados de gastos com o metaverso e uma maior representatividade do Reels, o qual a companhia ainda não monetiza com eficiência, em suas linhas de faturamento. Olhando para o próximo trimestre, a Meta prevê uma receita entre US$ 26 bilhões e US$ 28,5 bilhões, muito abaixo da previsão de consenso de Wall Street de US$ 30,7 bilhões. Caso a parte inferior dessa faixa se concretize, a receita da Meta cairia mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. As ações caíram -4,65% no pós-mercado.

Spotify supera expectativas de receita e espera atingir 450 milhões de usuários no terceiro trimestre: O Spotify (NYSE: SPOT, BDR: S1PO34) reportou uma receita de € 2,9 bilhões vs. € 2,8 projetados pelo mercado, o LPA foi de € -0,85 vs. € -0,70. O Spotify continuou a investir em publicidade e a receita suportada por anúncios cresceu 31% ano a ano, para € 360 milhões, atingindo um recorde histórico de 13% da receita total do trimestre. Apesar do fechamento de suas operações na Rússia, a empresa registrou 433 milhões de usuários ativos mensais em seu segundo trimestre, um aumento de 19% a/a e 5 milhões acima da orientação. A empresa disse que esse crescimento pode ser atribuído a campanhas de marketing bem-sucedidas, aumento da presença de usuários da Geração Z na América Latina e reativações de contas na Europa.

O crescimento de assinantes pagos também superou a orientação de um milhão de usuários, crescendo 14% ano a ano, para 188 milhões. Olhando para o futuro, o Spotify espera adicionar aproximadamente 17 milhões de novos usuários ativos mensais no terceiro trimestre, elevando seu total para 450 milhões. Além disso, a companhia espera registrar 194 milhões de assinantes pagos no trimestre, implicando um aumento de 6 milhões e prevê que sua receita aumente para € 3,0 bilhões.

Outra empresa de tecnologia que reportou seus resultados nesta quarta-feira foi a Qualcomm (NASDAQ: QCOM, BDR: QCOM34). A companhia de semicondutores relatou uma receita de US$ 10,9bi, em linha com as estimativas; o LPA foi de US$ 2,96 vs. US$ 2,87, uma leve surpresa vs. projeções e um crescimento de 53% ano contra ano. O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, disse em comunicado que os resultados da empresa foram fortes apesar de estar em um “ambiente macroeconômico desafiador”. Como segundo destaque, também houve o anúncio da parceria com a Samsung até 2030 que inclui licenciamento de patentes e fornecimento de processadores Snapdragon para aparelhos. O comunicado foi bem recebido, uma vez que Samsung é a maior fabricante de smartphones do mundo.

Shopify reporta resultados abaixo das expectativas do mercado: O Shopify (NYSE: SHOP, BDR: S2HO34) reportou uma receita de US$ 1,3 bilhão vs. US$ 1,3 bilhão esperados pelos analistas, o LPA foi de US$ -0,03, vs. US$ 0,02 projetados pelo mercado. O volume bruto de mercadorias, ou a quantidade total de mercadorias vendidas na plataforma, foi de US$ 46,9 bilhões, abaixo das projeções de US$ 48,8 bilhões, refletindo a volta do consumidor às lojas físicas em conjunto com uma economia global incerta e potencialmente recessiva. Os resultados vêm um dia depois que Shopify disse que estava demitindo cerca de 1.000 funcionários, ou 10% de sua força de trabalho global, em meio ao crescimento estagnado do e-commerce. O anúncio fez as ações da empresa caírem e fecharem em queda de 14% na terça-feira.

A companhia disse que espera que a inflação mais alta persista “no futuro próximo”, o que, combinado com o aumento das taxas de juros, “pressionará as carteiras dos consumidores para a compra de bens”.  Olhando para o futuro, o Shopify prevê uma perda operacional ajustada no quarto trimestre que será menor do que no terceiro trimestre, mas maior do que no segundo período.

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ANÁLISE

Fonte: Bloomberg

Grandes empresas de petróleo devem apresentar lucro recorde durante o segundo trimestre: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que as grandes empresas petrolíferas estão gastando muito menos do que quando o barril de petróleo estava acima dos US$ 100, chegando a uma previsão de US$ 80 bilhões este ano, apenas metade do nível de 2013, que atingiu US$ 158,7 bilhões. Isso mostra que lucros altíssimos não são apenas o resultado da ampla ascensão dos preços das commodities, mas também por conta de uma produção mais baixa.

Contudo, essas companhias podem não conseguir manter os custos de capital tão baixos por muito tempo, devido à necessidade de aumentar os gastos em um ambiente de custos inflacionários. Mas, por enquanto, Exxon Mobil (NYSE: XOM, BDR: EXXO34), Chevron (NYSE: CVX, BDR: CHVX34), Shell (NYSE: SHEL, BDR: RDSA34) , TotalEnergies (NYSE: TTE, BDR: e BP (NYSE: BP, BDR: B1PP34) devem apresentar um lucro recorde de cerca de US$ 50 bilhões. Isso porque não foi apenas o petróleo que disparou durante a crise criada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços do gás natural e as margens de refino também bateram recordes. A Exxon lidera o grupo com um retorno de 46% este ano, enquanto a TotalEnergies tem o pior desempenho, embora ainda com alta de 11%, enquanto o índice S&P 500 caiu cerca de 16%.

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