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Regulador dos EUA pediu que Apple e Google removam TikTok de seus aplicativos – 🌎 Radar Global

Micro alerta para queda das vendas de smartphones e computadores, entrega de veículos da Tesla apresenta queda e regulador pede retirada do TikTok de lojas de aplicativos.

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MACRO

Os índices globais (EUA -0,4% e Europa +1,0%) amanheceram mistos, com os investidores avaliando os sinais pessimistas sobre a saúde da economia global. Os futuros de ações dos EUA começam a segunda-feira em queda, sugerindo que o mercado de ações por lá, que está fechado na hoje para o feriado do Dia da Independência, pode renovar a pressão na terça-feira, isso depois do S&P 500 e Nasdaq fecharem a última semana em queda, atingindo o 11º declínio em 13 semanas. Fábricas em todo o mundo estão relatando enfraquecimento da demanda por produtos, sugerindo que a demanda por bens de consumo, que viu um boom durante a pandemia, pode se transformar em um colapso à medida que os preços crescentes e as taxas de juros mais altas corroem o poder de compra. Nesta semana, os investidores analisarão as atas da reunião do Fed de 14 a 15 de junho, que deve ser divulgada na quarta-feira, em busca de pistas sobre o ritmo dos aumentos das taxas de juros no restante do ano.

Já na Europa, as ações sobem pela primeira vez em quatro dias, impulsionadas pelas ações de commodities, com compradores aproveitando a baixa apesar dos dados decepcionantes. A potência manufatureira da Europa registrou em maio seu primeiro déficit comercial desde 1991. As exportações caíram 0,5%, enquanto as importações aumentaram 2,7%, graças em parte ao aumento dos custos de energia. Na China (+0,7%), as autoridades seguem trabalhando para repelir um surto de Covid. Por lá, uma empresa do setor imobiliário, Shimao Group, disse que não pagou uma nota de US$ 1 bilhão que venceu no domingo, entre as maiores falhas de pagamento até agora este ano na China. Enquanto isso, o petróleo caiu abaixo de US$ 108 o barril e o Bitcoin recuou para o nível de US$ 19.000.

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EMPRESAS

Micro alerta para queda das vendas de smartphones e computadores: A Micron Technology (NASDAQ: MU, BDR: MUT34), grande fornecedora de chips de memória para PCs e smartphones, disse esperar que as vendas de smartphones sejam significativamente menores do que o projetado anteriormente para o restante de 2022, citando a redução na demanda do consumidor como causa. O CEO da Micron, Sanjay Mehrotra, disse em teleconferência que espera que o volume de unidades de smartphones diminua cerca de 5% em relação ao ano passado. Os analistas esperavam um crescimento de cerca de 5%, segundo a Micron. A empresa também alertou que acredita que as vendas de PCs podem cair 10% em relação ao ano passado e que está fazendo mudanças em seu crescimento de produção para atender à demanda mais fraca.

O alerta da Micron é o mais recente sinal de que o mercado de novos computadores e telefones está começando a cair, depois de dois anos em que a pandemia impulsionou crescimento à medida que as pessoas trabalhavam e estudavam de casa. Com o cenário desafiador, a companhia reduziu sua expectativa de receita para o trimestre atual para US$ 7,2 bilhões, contra as expectativas de consenso de US$ 9 bilhões.

Regulador de Comunicações pediu que Apple e Google removam o TikTok de seus aplicativos: Membro da Comissão Federal de Comunicações (FCC), o órgão regulador do setor nos Estados Unidos, pediu à Apple (NASDAQ: AAPL, BDR: AAPL34) e ao Google (NSADAQ: GOOGL, BDR: GOGL34) que removam o TikTok de suas lojas de aplicativos, citando os riscos de segurança dos dados coletados pelo site de vídeos curtos sobre usuários americanos. “Está claro que o TikTok representa um risco de segurança nacional inaceitável devido à sua extensa coleta de dados combinada com o acesso aparentemente não controlado de Pequim a esses dados confidenciais”, escreveu Brendan Carr, membro da FCC, em uma carta à Apple e ao Google.

O TikTok, empresa do grupo ByteDance, com sede em Pequim, disse que usa criptografia e monitoramento de segurança para proteger os dados dos usuários e que seu processo de aprovação de acesso é supervisionado por uma equipe de segurança dos EUA. O tráfego de usuários dos EUA agora é roteado pela Oracle (NYSE: ORCL, BDR: ORCL34), que está trabalhando em proteções adicionais nos dados dos EUA, segundo a companhia.

Entrega de veículos elétricos da Tesla no segundo trimestre apresenta queda de cerca de 18%: A Tesla (NASDAQ: TSLA, BDR: TSLA34) publicou nesse último domingo seus números de produção e entrega de veículos do segundo trimestre para 2022, com um total de 254.695 entregas e 258.580 veículos produzidos Os números de entrega, que são a maior aproximação das vendas relatadas pela Tesla, ficaram um pouco abaixo das expectativas dos analistas. De acordo com um consenso compilado pela Street Account, de propriedade da FactSet, os analistas esperavam entregas de 256.520 veículos para o trimestre marcado por restrições à Covid, problemas na cadeia de suprimentos, falta de chips semicondutores e outras peças.

No ano passado, a Tesla entregou 201.250 veículos no segundo trimestre, pela primeira vez entregando mais de 200.000 unidades em um período de três meses. No primeiro trimestre de 2022, a Tesla entregou 310.048 veículos, representando um crescimento de vendas de 26,5% a/a e uma queda sequencial de 17,9%. Vale lembrar que neste trimestre, a Tesla teve que fechar ou permitir apenas operações parciais em sua fábrica de Xangai por semanas devido a ordens de saúde pública relacionadas à covid. Outros problemas na cadeia de suprimentos, agravados pela brutal invasão russa da Ucrânia, também impactaram a montadora e a indústria automobilística em geral durante o trimestre.

ANÁLISE

Fonte: Truist

TikTok pode ser destronado em breve? O gráfico acima, do Truist, mostra que o TikTok conseguiu atingir uma receita mundial de US$ 15 bilhões em 2020 e US$ 21 bilhões em 2021, menos de cinco anos após o lançamento global em 2018. Embora esse seja um feito impressionante, o banco estima que os Reels podem atingir uma escala semelhante em um período mais curto e levar no primeiro lugar em 2023, e que o YouTube Shorts está no caminho certo para igualar a escala do TikTok aproximadamente na mesma quantidade de tempo desde o lançamento. Ainda no relatório publicado, o Truist afirma que os Reels gerarão receita de US$ 8,1 bilhões em 2022 e US$ 19,7 bilhões em 2023, enquanto o YouTube Shorts gerará US$ 2,6 bilhões em 2022 e US$ 6,7 bilhões em 2023. Vale lembrar que a Meta, de Mark Zuckerberg, ainda domina o mercado, o Facebook tem 2,9 bilhões de usuários ativos mensais e o Instagram outros 2 bilhões. De acordo com a Insider Intelligence, empresa de pesquisa de mercado, as receitas de anúncios das empresas em 2024 podem chegar à US$ 85 bilhões e US$ 82 bilhões, respectivamente.

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