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Huawei vs. Tesla – 🌎RADAR GLOBAL

Metaverso da Baidu, Huawei em autônomos e retomada da Evergrande

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,2% e Europa +0,6%) após o índice S&P 500 fechar pela 69ª vez em máxima histórica neste ano. O CDC (centro para prevenção e controle de doenças americano) reduziu o período de quarentena para pessoas expostas ao vírus de 10 para 5 dias, afirmando que após este período o risco de contaminação é menor e a redução deverá minimizar o impacto das novas contaminações em diferentes setores, uma vez que empresas aéreas e hospitais começam a sofrer com a mão de obra reduzida. Na Europa, as bolsas do Reino Unido e Irlanda permanecerão fechadas devido ao feriado nacional Boxing Day. Na China (+0,7%) o mercado encerra em alta, impulsionado pelo otimismo global e pelas notícias positivas do setor imobiliário, a Evergrande (+9,5%) está retomando suas operações e aumentou meta de entregas para dezembro. Por fim, o petróleo (+0,9%) amanhece em campo positivo com o pronunciamento do ministro da saúde britânico, descartando a possibilidade de novas restrições na atividade econômica até que novos dados sobre o avanço da pandemia no país sejam divulgados.

Coronavírus: A China relatou seu maior aumento no número de casos diários de Covid-19 em 21 meses, com as infecções mais que dobrando na cidade de Xian, o maior epicentro do país e já estando 4 dias em lockdown. A cidade relatou 155 casos sintomáticos no último sábado, representando 98% dos 158 na contagem diária nacional. No total, a China declarou apenas 100 mil casos e 4 mil fatalidades, permanecendo sem transparência com relação aos números reais.

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EMPRESAS

Baidu (BIDU34) atrasa seus planos do metaverso: A empresa afirmou que poderá levar até 6 anos para completar o XiRang, o seu projeto do metaverso. O aplicativo da companhia começou a ser desenvolvido em dezembro de 2020, mas o vice-presidente, Ma Jie, afirma ainda ter um longo caminho pela frente. O Baidu planeja construir uma plataforma de código aberto para desenvolvedores, servindo de infraestrutura para criadores no mundo virtual. Até o momento, sua plataforma comporta em torno de 100 mil participantes.

Contudo, outras empresas já demonstram estar mais avançadas em seus projetos, o Alibaba (BABA34) promove serviços de nuvem direcionados ao metaverso, fornecendo infraestrutura e capacidade de processamento para os criadores digitais. Além disso, no mês de dezembro, o cofundador da Microsoft (MSFT34), Bill Gates, previu que em cerca de 2 a 3 anos, a maioria das reuniões já ocorrerão no metaverso. Na opinião do analista Dan Ives, da Wedbush Securities, ele afirma ser decepcionante para seus investidores ouvirem um cronograma de 6 anos para o Baidu, perdendo o mercado nos próximos anos, com o início da monetização do mercado metaverso prevista para 2024.  

Huawei vs. Tesla: A Huawei, empresa de tecnologia conhecida no setor de telecomunicação e smartphones, divulgou sua entrada no setor de automóveis em parceria com montadoras para o desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma. Seu primeiro carro será o Aito M5 e será integrado com o sistema proprietário da marca, HarmonyOS, adicionando uma série de novas funções ao veículo e permitindo até que os usuários utilizem periféricos como smartwatches para interagir com o carro. O diretor executivo da companhia, Richard Yu, também relatou que o veículo oferece potência e autonomia superiores ao Model Y da Tesla (TSLA34), porém a sua primeira versão será híbrida, contando com um tanque de combustível. As primeiras unidades do automóvel da Huawei estão programadas para serem entregues em fevereiro de 2022, no valor de US$ 39 mil, após os subsídios locais, custando menos do que o Model Y por US$ 44 mil.

A novidade deverá aquecer ainda mais o mercado de EVs na China. A entrada da Huawei deverá também acelerar o processo de integração dos veículos com os sistemas operacionais dos smartphones, algo que a Google e a Apple já buscam fazer com os respectivos iOS e Android. Além da Huawei, a Nio também anunciou seu mais novo veículo, com as entregas do seu sedã elétrico ET5 em setembro de 2022, no valor de US$ 51 mil.

Evergrande relata progresso na retomada das entregas ao domicílio: A Evergrande, incorporadora imobiliária mais endividada do mundo, com mais de US$ 300 bil em passivos, afirmou neste domingo que fez um progresso inicial na retomada de suas obras de construção e, planeja entregar 115 projetos ainda em dezembro. Hui Ka Yan, presidente da empresa, promete concluir 39 mil unidades de propriedades neste mês, um aumento de +290% em comparação as entregas de 10 mil unidades dos meses anteriores. Até agora, segundo Hui, mais de 80% dos parceiros de negócios da Evergrande, como decoradores e fornecedores de materiais de longa data, retomaram a cooperação com a empresa.

Quase 92% dos projetos imobiliários de empresa até agora foram reiniciados, em comparação com apenas cerca de 50% no início de setembro, de acordo com um comunicado da empresa divulgado na noite de domingo. De acordo com Hui, a empresa está coletando esforços e buscando trabalhar no pico de sua produtividade para retomar seu volume de vendas e conseguir realizar o pagamento de suas dívidas. O anúncio da Evergrande veio um dia após o principal regulador imobiliário da China reportar à agência oficial de notícias Xinhua que o governo prometeu enfrentar os riscos decorrentes da entrega em atraso de propriedades residenciais por alguns das principais incorporadoras em uma tentativa de manter a estabilidade social. A China criará um mecanismo para promover o desenvolvimento de longo prazo do setor imobiliário, enquanto mantém a estabilidade nas expectativas do mercado, bem como nos preços dos terrenos e das propriedades. Os fundamentos do mercado imobiliário do país não mudaram, com a demanda de compra de casas permanecendo robusta devido ao ritmo ainda acelerado de urbanização e a necessidade de melhores padrões de vida alimentados pela epidemia de coronavírus.

ANÁLISE

Fonte: CB Insights

Geração Z prefere mundo online do que o offiline: O gráfico acima, da CB Insights, mostra que cerca de 45% dos consumidores da Geração Z se sentem mais a mais à vontade online do que offline, contra 43% dos Millennials, 22% da Geração X e apenas 7% dos Boomers, indicando que é a primeira geração a se enxergar melhor no mundo digital. De acordo com entrevista publicada pela WWD com Quynh Mai, fundadora e CFO da Moving Image & Content, essa geração considera sua vida digital tão importante quanto a física, onde o metaverso não é “outra vida” mas sim uma extensão do atual. Segundo a Forbes, a Geração Z costuma passar 8 ou mais horas online por dia e está mais imersa na cultura digital do que qualquer outra geração.

Com essa nova transformação digital, as empresas começaram a se adaptar a este novo cenário. A Bloomberg estima que o tamanho do mercado do metaverso poderá chegar a US$ 800 bi em 2024, contra US$ 478 bi em 2020, representando uma taxa de crescimento de +13% a/a. Metade dessa nova indústria pode estar relacionada a jogos, mas o próximo grande segmento pode ser de eventos ao vivo. Ainda de acordo com a Bloomberg, um show realizado no metaverso pode gerar 10x mais receita do que um show tradicional, uma vez que se aproveita da estrutura da plataforma para uma quantidade de pessoas muito maior sem o aumento de custos com infraestrutura.

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