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Vamos às compras; O que esperar da Black Friday de 2020?

Esperamos uma performance de Black Friday acima de 2019 e trazemos os cinco principais fatores que devem apoiar esse desempenho. Além disso, destacamos o que faz a diferença na tomada de decisão do investidor e categorias para se prestar atenção. Finalmente, também mapeamos as principais iniciativas das companhias listadas.

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Quanto maior, melhor. Segundo a Ebit / Nielsen, as vendas da Black Friday devem crescer 27% em relação a 2019, quando somaram R$ 3,2 bilhões. No entanto, de acordo com a ABComm, associação brasileira de e-commerce, espera-se que esse crescimento fique em torno de 77% A/A, considerando desde a quinta-feira antes da Black Friday até a segunda-feira seguinte. Embora as medidas de distanciamento continuem em vigor, destacamos os cinco principais fatores que devem apoiar o desempenho mais forte da Black Friday, na nossa opinião:

i. Os consumidores já estão acostumados a comprar online, com número de usuários online aumentando em mais de 40% e mais de 5 milhões de consumidores fazendo sua primeira compra online este ano;

ii. A Black Friday está consolidada no Brasil, sendo este ano sua 10ª edição. Segundo levantamento do Reclame Aqui, 70% dos entrevistados pretendem fazer compras no evento, enquanto o Brasil se destaca como o segundo país mais ativo em tweets sobre o tema, atrás apenas dos Estados Unidos;

iii. O home office é um ponto positivo, uma vez que a maioria das pessoas está trabalhando de casa e, portanto, está mais tempo conectada e mais exposta às ofertas online;

iv. Aumento da poupança e demanda reprimida, já que 7 em cada 10 respondentes de uma pesquisa realizada pela Globo não compraram algo em 2020 por conta da pandemia;

v. Taxas de juros mais baixas sustentam o consumo, ao mesmo tempo em que tornam o parcelamento mais atraente.

Você só pode vender o que tem. Normalmente um grande diferencial no e-commerce é ter estoque e, neste ano, isso será ainda mais crucial. Dada a pandemia e uma recuperação mais rápida do que o esperado na demanda de certas categorias, estamos observando uma falta de estoque na indústria. Nesse sentido, destacamos a Via Varejo como uma empresa bem posicionada uma vez que a companhia tomou a decisão estratégica de manter as compras de fornecedores durante toda a pandemia, garantindo um estoque robusto para a Black Friday.

O que faz a diferença para o consumidor na hora de escolher onde comprar. De acordo com o Twitter, os consumidores brasileiros priorizam preços mais baixos (86%) ao escolher onde comprar, o que é de certa forma óbvio dado o apelo da Black Friday. O segundo ponto principal é a oferta de frete grátis (57%), seguido por combos (35%) e parcerias de cashback (17%). Acreditamos também que as diferentes opções de pagamento, a opcionalidade multicanal através do Clique e Retire e o atendimento online / via Whatsapp podem ser diferenciais.

Vestuário como a categoria para prestar atenção. Curiosamente, três pesquisas distintas (Reclame Aqui, Globo e Twitter) apontaram vestuário / calçados como a categoria mais desejada pelos consumidores nesta Black Friday. Eletrônicos também aparecem como outra categoria importante, enquanto eletrodomésticos só aparecem bem posicionados em uma das pesquisas. Acreditamos que isso pode ser decorrente de uma potencial antecipação da demanda desta categoria devido ao auxílio emergencial, que já foi reduzido pela metade a partir de setembro.

Por dentro do e-commerce – analisando o que as empresas estão oferecendo. Mapeamos o que as companhias listadas estão oferecendo durante esta Black Friday e descobrimos que todos eles oferecerão algum tipo de iniciativa de Social Commerce, embora a B2W se destaque como a única com abordagem de Live Commerce (permite interação entre clientes e influenciadores). Além disso, a Via Varejo parece mais agressiva em relação ao frete grátis do que a B2W ou o Magalu, já que essas duas estão oferecendo frete grátis para itens selecionados, apenas no aplicativo ou para membros prime. Por fim, acreditamos que ser multicanal será um diferencial em relação ao varejo tradicional, principalmente por conta do aumento de preocupações com a segunda onda de COVID-19.

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