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SmartFit (SMFT3): Um 3º trimestre dentro do esperado

A SmartFit reportou resultados para o 3T25. Veja mais detalhes abaixo

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A SmartFit reportou resultados do 3º trimestre dentro do esperado, com margem bruta pressionada por despesas pré-operacionais, mas com expansão da margem EBITDA. Em nossa visão, as tendências ficaram aproximadamente alinhadas com nossas expectativas, com o México permanecendo o ponto negativo no ciclo de novas unidades mais fraco deste ano, uma concentração de inaugurações no 4º trimestre que elevou as despesas pré-operacionais neste trimestre, mas ainda com dinâmicas sólidas de margem no Brasil (excluindo despesas pré-operacionais) e em Outros países da América Latina, impulsionadas por precificação, eficiências de custo e maturação do TotalPass. Acreditamos que a expansão da margem EBITDA deste ano deve reduzir as preocupações dos investidores em relação à expansão da margem EBITDA em 2025, já que a empresa está confiante em cumprir a meta de inaugurações deste ano. Mantemos nossa recomendação de compra.

Crescimento sólido da receita com Brasil e Outros países da América Latina como destaque. As vendas líquidas consolidadas cresceram 28% ano a ano, apoiadas pela forte expansão da empresa (+276 novas academias nos últimos 12 meses), crescimento da base de clientes (+12% ano a ano) e maior preço/mix (+10% ano a ano), impulsionados por aumentos assertivos de preços e maior participação do TotalPass no Brasil e em Outros países da América Latina, além da maior penetração do plano Black (+5 pontos percentuais ano a ano e 1 ponto percentual trimestre a trimestre). Por país, os preços médios aumentaram 13% no Brasil, 9% em Outros países da América Latina e 6% no México. Em termos de dinâmica de membros por academia, todas as unidades de negócio apresentaram queda ano a ano, com o Brasil sendo o mais fraco (-10% ano a ano), seguido pelo México (-9%), enquanto Outros países da América Latina caíram 2%. A queda no Brasil é explicada principalmente pela migração de membros para o TotalPass, enquanto a fraqueza no México está associada ao ciclo mais fraco de novas unidades neste ano e, portanto, deve continuar sendo um obstáculo nos próximos trimestres. Vale destacar que acreditamos que a métrica de membros por academia perderá relevância na avaliação dos resultados da SMFT, já que esperamos que o TotalPass continue ganhando participação. Por fim, as vendas líquidas por academia caíram 3% no México, enquanto aumentaram 4% a 9% ano a ano (contra 7% a 14% no 2T) no Brasil e em Outros países da América Latina, respectivamente.

Expansão da margem EBITDA em destaque. A margem bruta consolidada ficou estável ano a ano, pois o mix de países e as eficiências de custo em Outros países da América Latina compensaram as margens pressionadas no Brasil devido às despesas pré-operacionais e os custos pressionados no México devido ao ciclo mais fraco de novas unidades. Dada a discrepância na expansão deste ano (60% da meta entregue até o 3T24 contra 42% entregue até o 3T25), a empresa divulgou métricas excluindo despesas pré-operacionais para dar mais visibilidade à operação subjacente. Sob essa perspectiva, a margem bruta do Brasil subiu 0,8 pontos percentuais. Além disso, a margem das academias maduras permaneceu sólida, em 52%, com a safra de 2023 em 53%. Enquanto isso, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) ficou em 32,1%, alta de 1,0 p.p ano a ano, devido a menores investimentos em marketing e controle das despesas administrativas, o que levou a uma alavancagem operacional. Por região, o México foi o esperado ponto negativo, com a margem EBITDA caindo 2,4 pontos percentuais ano a ano, principalmente devido ao ciclo mais fraco de novas unidades, enquanto Outros países da América Latina apresentaram expansão de margem de 3,0 pontos percentuais devido à alavancagem operacional, e o Brasil superou nossas expectativas mais uma vez, com EBITDA 5,5% acima do esperado e margem subindo 2,6 pontos percentuais ano a ano, possivelmente apoiado pela maturação do TotalPass. Por fim, o lucro líquido recorrente foi de R$ 175 milhões, enquanto o fluxo de caixa livre foi de R$ 43 milhões (R$ 92 milhões excluindo M&A), apoiado por melhores dinâmicas de capital de giro, principalmente com fornecedores, com resultados operacionais cobrindo os investimentos em Capex.

Interessante notar que: i) A empresa retomou o ritmo de expansão no México após desaceleração no 2T, com o país respondendo por 27% das inaugurações do trimestre (contra 14% no 2T); ii) Atualmente, há 252 academias em construção, a maioria prevista para ser entregue no 4T, com a empresa afirmando estar no caminho para cumprir a meta anual de 340 a 360 inaugurações; iii) O TotalPass expandiu sua rede para 29 mil academias parceiras no Brasil (+3 mil trimestre a trimestre) e 8 mil no México (+1 mil trimestre a trimestre); iv) A alavancagem permaneceu estável em 1x Dívida Líquida / EBITDA (ex-IFRS), apoiada por sólida geração de caixa; v) Foram abertas 6 novas unidades Studios durante o trimestre, todas no modelo de franquia; e vi) A Smart Fit inaugurou sua primeira unidade fora da América Latina, no Marrocos, com desempenho inicial dentro das expectativas.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 11h – link

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