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SmartFit (SMFT3): Resultado do 2º tri supera expectativas e alivia preocupações dos investidores

A SmartFit reportou resultados para o 2T25. Veja mais detalhes abaixo

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A Smart Fit apresentou resultados do 2º trimestre melhores do que o esperado, com o EBITDA superando as projeções, impulsionado pela maior margem bruta em caixa da operação brasileira.

No geral, acreditamos que os resultados aliviam algumas preocupações que poderiam estar na mente dos investidores, a saber: (i) a dinâmica competitiva no Brasil, com os resultados do país acima das expectativas mesmo com o crescimento do TotalPass; (ii) o México não apresentou grandes surpresas, com o ciclo mais fraco de adições líquidas sendo parcialmente compensado pelas menores inaugurações; e (iii) dado o desempenho acima do esperado no Brasil, a margem EBITDA permaneceu praticamente estável, o que era um ponto de desconforto para os investidores. Assim, mantemos nossa recomendação de COMPRA.

Crescimento sólido da receita, com Brasil e Outros países da América Latina como destaque. As vendas líquidas consolidadas cresceram 32% ano a ano, impulsionadas pela forte expansão da empresa (+289 novas academias nos últimos 12 meses), crescimento da base de clientes (+16% ano a ano) e maior preço/mix (+10% ano a ano), sendo este último impulsionado por aumentos assertivos de preços no Brasil e em Outros países da América Latina, além da maior penetração do plano Black (+2 pontos percentuais trimestre a trimestre). Por país, os preços médios aumentaram 12% no Brasil e 15% em Outros países da América Latina, enquanto permaneceram estáveis no México (embora tenham subido 4% em MXN). Em termos de dinâmica de membros por academia, todas as unidades de negócio apresentaram queda ano a ano, com o México sendo o mais fraco (-8% ano a ano), seguido pelo Brasil (-7%) e Outros países da América Latina com queda de 2%. Observamos que: (1) No México, se considerarmos o crescimento de membros por academia no acumulado do ano, houve alta de 7% (contra 6% no 1S24) – acreditamos que essa aceleração se deve à decisão estratégica da Smart Fit de desacelerar inaugurações em meio a um cenário macroeconômico mais difícil e focar nas margens; (2) no Brasil, a queda pode ser parcialmente explicada pela migração de clientes para o TotalPass. Observando as vendas líquidas por academia nos países, o México foi o ponto negativo, com queda de 6% ano a ano (mas alta de 2% trimestre a trimestre), enquanto o Brasil e Outros países da América Latina mantiveram crescimento sólido, entre 7% e 14% ano a ano.

EBITDA supera expectativas devido à operação brasileira mais forte. A margem bruta consolidada subiu 0,90 pontos percentuais ano a ano, pois a Smart Fit continua focada em entregar maior eficiência operacional, enquanto o aumento da penetração do plano Black também deve ajudar. Além disso, a margem das academias maduras permaneceu sólida, em 53%, com a safra de 2023 como destaque positivo (margem de 54%). Enquanto isso, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) ficou em 32,1%, praticamente estável ano a ano, com a expansão da margem bruta sendo compensada por investimentos em marketing para branding, enquanto a empresa continua investindo em novas frentes de crescimento. Por região, o México foi o ponto negativo esperado, com a margem EBITDA caindo 1,9 pontos percentuais ano a ano, principalmente devido ao ciclo mais fraco de adições líquidas, enquanto Outros países da América Latina registraram pressão de 0,9 pontos percentuais na margem devido à expansão acelerada. O Brasil se destacou, com EBITDA 10% acima do esperado e margem subindo 2,5 pontos percentuais ano a ano, graças à forte expansão da margem na bandeira Smart Fit (+3,10 pontos percentuais). Por fim, o lucro líquido recorrente foi de R$ 189 milhões, com um impacto positivo de R$ 11 milhões proveniente de saldos recuperáveis de créditos tributários, enquanto o fluxo de caixa livre ficou em -R$ 22 milhões, com os resultados operacionais financiando os investimentos em CapEx.

Interessante notar que: i) Como esperado, a participação do México nas inaugurações diminuiu, agora em 11% do total de inaugurações no acumulado do ano, o que equivale a 26% do limite inferior da orientação (contra 34% no 2T24), embora, segundo notícias locais (link), o ritmo de expansão mexicano tenha sido retomado e o pipeline permaneça inalterado; ii) A empresa reafirmou sua orientação para 2025 de 340-360 novas academias, com 145 unidades em construção e 138 contratos assinados; iii) O TotalPass alcançou 26 mil academias parceiras no Brasil (contra 23 mil no 1T) e 7 mil no México (estável em relação ao 1T), enquanto notícias locais (link) mencionam que a empresa fornecerá mais informações sobre a operação no 4T; iv) A alavancagem caiu 0,2x trimestre a trimestre para 1,6x ND/EBITDA (ex-IFRS), com a gestão considerando esse nível saudável.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 11h – link

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