XP Expert

News XPress – 10/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

A quinta-feira começa com foco sobre decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, com início a partir de 1º de agosto. O republicano argumentou que o nível da taxa se dá por conta da “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de ordens judiciais que “censuram” mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão e de uma “relação comercial “injusta” entre os dois países, embora a balança comercial com o Brasil seja superavitária para os EUA (https://tinyurl.com/4e2ems55). Após o anúncio, o presidente Lula convocou reunião de emergência com ministros e afirmou nas redes sociais que a medida será respondida por meio da lei de reciprocidade (https://tinyurl.com/mr479mjw) – segundo o Estadão, o governo prepara a retaliação já para esta quinta-feira (https://tinyurl.com/mr5trb3s). Neste sentido, a CNN lembra que o arsenal de medidas em estudo a uma eventual retaliação — que estão mapeadas desde abril, após a imposição das tarifas recíprocas –, incluem a suspensão de direitos de propriedade intelectual e a tributação das remessas de dividendos por multinacionais americanas instaladas no Brasil (https://tinyurl.com/ke2zzjev).

Além disso, os jornais registram ligação entre Lula e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, na qual os dois teriam definido que as primeiras reações às novas tarifas se darão pelo governo, com o Supremo adotando um comportamento mais discreto neste primeiro momento. De acordo com as informações, a avaliação de ministros da Corte é que a decisão de Trump tem caráter político e não afeta a condução de processos do STF (https://tinyurl.com/yddt27jb), ainda que os ataques se intensifiquem à medida que se aproxima o julgamento de Bolsonaro, previsto para acontecer entre o fim de agosto e o início de setembro (https://tinyurl.com/bdexjwb9). O G1 ainda reporta que integrantes do governo e do PT já preparam uma reação também nas redes sociais, com o mote “Lula quer taxar os super-ricos, Bolsonaro quer taxar o Brasil” (https://tinyurl.com/3kktb322). Eduardo Bolsonaro, por sua vez, pediu para que o governo brasileiro evite escalar o conflito com os EUA (https://tinyurl.com/32zxc6vr) e disse que a solução será o Congresso aprovar anistia “ampla, geral e irrestrita” (https://tinyurl.com/546z58dc). O noticiário também registra a avaliação de economistas e empresários sobre os impactos das tarifas anunciadas sobre a economia brasileira (https://tinyurl.com/ywmatt37 e https://tinyurl.com/cmku46em).

Para além da questão tarifária, a imprensa segue trazendo bastidores da reunião realizada na noite de terça-feira entre ministros e os presidentes da Câmara e do Senado (https://tinyurl.com/5n85emj5), na qual o governo teria indicado que irá insistir no decreto do IOF (https://tinyurl.com/3r653kz7). Hugo Motta avaliou que o encontro serviu para a retomada do diálogo (https://tinyurl.com/2da3735z) e destacou que “as próximas conversas deverão afunilar as soluções” (https://tinyurl.com/69sbs5hp). No entanto, reforçou que a resolução do impasse não passará por aumento de impostos (https://tinyurl.com/y72ap4p3). Para além da retomada do diálogo, o time XP Política trouxe ontem a reaproximação da Fazenda com Arthur Lira, que tem indicado disposição para incluir em seu parecer da reforma do IR pontos da MP 1303: limitação de compensação tributária e mudanças em JCP e CSLL – embora a decisão também enfrente resistências (app: https://bit.ly/46uT5aY | desktop: https://tinyurl.com/3nzxdwnu). O deputado Carlos Zarattini (PT), relator da matéria, disse que Hugo Motta lhe garantiu que a análise da MP não será misturada com a reforma do IR (https://tinyurl.com/nhbexxab) – segundo a Folha, esse foi um pedido feito por integrantes do governo (https://tinyurl.com/yuzs269c).

Os times XP Política e XP Macro também escreveram nota trazendo os detalhes sobre a nova redação da PEC 66, em discussão na Câmara dos Deputados. O texto prevê que o pagamento principal de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) da União seja classificado como despesa primária, enquanto a atualização monetária e os juros entrariam como despesa financeira – regra que seria observada para fins de cumprimento da meta fiscal. A expectativa é que a votação na Casa ocorra no início da semana que vem e que o tema se entrelace com as negociações em torno do decreto do IOF. Veja aqui o possível impacto fiscal da medida e outras informações (app: https://bit.ly/4leugEN | desktop: https://tinyurl.com/5n7zwyan).

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem reuniões abertas ou com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne hoje com o chefe de seu gabinete pessoal e com o ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Haddad concede entrevista a veículos independentes, às 10h (link: https://tinyurl.com/45nrcyuu).

Agenda local de dados: Às 9h o IBGE divulga o IPCA de junho, com a XP projetando alta de 0,18%, um pouco abaixo da mediana do mercado (0,20%) – na terça-feira publicamos um resumo sobre o que esperar da leitura (https://tinyurl.com/bdcpjck8). Às 18h, o Banco Central deve publicar carta sobre o descumprimento da meta de inflação (https://tinyurl.com/2rncsnky). Antes disso, às 10h30, o Tesouro publica os editais do leilão de pré-fixados.

Internacional

Trump afirmou que em 1° de agosto começarão a ser cobradas tarifas de 50% sobre o cobre – a commodity sobe 2,8% no dia e acumula alta de mais de 12% desde o fechamento de segunda-feira. Também incluiu, para além do Brasil, mais sete países na nova leva de cartas sobre tarifas. São eles: Filipinas, Brunei, Moldova, Sri Lanka, Argélia, Iraque e Líbia – sendo o Brasil alvo da taxa mais elevada (https://tinyurl.com/25m3d535).

Agenda internacional de dados: No Japão, o PPI variou -0,2% m/m (exp. -0,1%) e 2,9% a/a (exp. 2,9%) em junho. Na Alemanha, a leitura final do CPI de junho veio em linha com a preliminar, em 0,0% m/m e 2,0% a/a. Nos EUA, às 9h30 teremos os pedidos semanais de seguro-desemprego (exp. iniciais: 235k; contínuos: 1965k). Às 14h o Tesouro faz leilão de USD 22 bi de títulos de 30 anos.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4dpcxube

Tarifas – Brasil

Valor: Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras (https://tinyurl.com/4e2ems55)

XP Macro Strategy: Results of our fast survey on US tariffs on Brazil (app: https://bit.ly/3If9xlP | desktop: https://tinyurl.com/2u8dwt9m)

Folha: Lula reage a Trump e diz que elevação de tarifas será respondida com lei de reciprocidade (https://tinyurl.com/mr479mjw)

Estadão: Brasil prepara retaliação às tarifas de Trump em meio a risco de escalada em guerra comercial (https://tinyurl.com/mr5trb3s)

Folha: Governo Lula devolve carta de Trump e convoca novamente chefe da embaixada dos EUA (https://tinyurl.com/ynhv4336)

Folha: STF combina com Lula que ficará em silêncio e que apenas governo responderá a Trump (https://tinyurl.com/dve23mkz)

Folha: Lula e Barroso conversam e definem que governo deve liderar reação a Trump (https://tinyurl.com/yddt27jb)

Estadão: Barroso liga para Lula após tarifaço de Trump e combina estratégia de reação; leia bastidor (https://tinyurl.com/bdexjwb9)

CNN: Lula e Barroso conversaram por telefone antes de resposta a Trump (https://tinyurl.com/mr8bnxyb)

Estadão: Bolsonaro cita Bíblia para criticar Lula após tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros (https://tinyurl.com/43djer3f)

O Globo: A explicação de Bolsonaro para os gestos de Trump em sua defesa só ocorrerem agora (https://tinyurl.com/mrmcmwt3)

Folha: Eduardo Bolsonaro diz apelar a autoridades brasileiras para que ‘evitem escalar conflito’ com Trump (https://tinyurl.com/32zxc6vr)

O Globo: Eduardo Bolsonaro defende retaliação de Trump ao Brasil e diz que solução é Congresso aprovar anistia ‘ampla, geral e irrestrita’ (https://tinyurl.com/546z58dc)

Estadão: PT fala em cassar Eduardo Bolsonaro e oposição culpa STF e Lula por tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/y5xxy5na)

Estadão: Mídia internacional aponta cunho político e ‘tom marcadamente diferente’ nas tarifas ao Brasil (https://tinyurl.com/4e474dam)

Valor: Novo tarifaço foge da lógica e é decisão atípica, dizem analistas (https://tinyurl.com/2ja9x9j5)

Estadão: Tarifa de 50% é ‘inviável’, ‘impraticável’ e deve impactar revisões do PIB, dizem economistas (https://tinyurl.com/ywmatt37)

Folha: Setores afetados por tarifas pedem diplomacia e calculam prejuízos (https://tinyurl.com/ycyx72xk)

O Globo: ‘Impactos severos’: empresários mostram preocupação com tarifa de 50% nos EUA para exportações brasileiras (https://tinyurl.com/cmku46em)

O Globo: Empregos sob risco: quem perde com o tarifaço de Trump? Economistas e líderes empresariais respondem (https://tinyurl.com/3mht6d84)

Estadão: Tereza Cristina diz que Brasil tem meios para negociar tarifa; frente do agro fala em ‘cautela’ (https://tinyurl.com/3zz7r85r)

Valor: Tarifa contra Brasil provoca sangria de ativos locais e reverte otimismo (https://tinyurl.com/36myjy4f)

Valor: Tarifa de Trump abre guerra entre aliados de Lula e Bolsonaro (https://tinyurl.com/2n9dp2a9)

O Globo: O slogan contra Trump e Bolsonaro que o Planalto quer viralizar (https://tinyurl.com/yvm8y5pb)

G1: Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ (https://tinyurl.com/3kktb322)

O Globo: Governistas no Congresso defendem aplicação da lei da reciprocidade aos EUA; oposição critica falta de negociação de Lula com Trump (https://tinyurl.com/ynrccsfs)

Folha: Aliados de Lula veem interferência política de Trump e querem associar tarifas a Bolsonaro (https://tinyurl.com/2u36xs9d)

G1: Tarifaço de Trump não vai influenciar decisões do STF, avaliam ministros (https://tinyurl.com/46c2kumr)

O Globo: Tarifaço de Trump pode levar Moraes a endurecer julgamento, avaliam advogados de réus (https://tinyurl.com/838uwwn2)

O Globo: Trump impõe tarifaço ao Brasil às vésperas de parecer da PGR na trama golpista (https://tinyurl.com/bdume3jz)

O Globo: Cúpula do PL admite que tarifaço de Trump é ruim para o Brasil e tenta se armar contra estratégia do governo de desgastar bolsonarismo (https://tinyurl.com/mptz4tu2)

Folha: Esquerda chama bolsonaristas de vira-latas, e oposição atribui tarifaço de Trump a Lula (https://tinyurl.com/muahzymk)

Folha: Líderes bolsonaristas comemoraram vitória de Trump, que agora impõe tarifa de 50% ao Brasil (https://tinyurl.com/3thbmbcs)

Folha: Bolsonaristas admitem desgaste com tarifa de Trump, buscam blindar ex-presidente e culpam Lula (https://tinyurl.com/z6bsm7mb)

Folha: Alcolumbre e Motta silenciam após Trump anunciar tarifas e citar Bolsonaro (https://tinyurl.com/4adepxx5)

Folha: Dino exalta STF na proteção da soberania nacional após anúncio de Trump (https://tinyurl.com/j73978ar)

Estadão: Lula colocou ideologia acima da economia e se esconde atrás de Bolsonaro, diz Tarcísio (https://tinyurl.com/yeywj9am)

Folha: Tarcísio, Zema e Caiado atacam governo Lula ao comentar tarifas de Trump e carta pró-Bolsonaro (https://tinyurl.com/mvb38ufw)

Folha: Pacheco chama de conspirador quem defende aumento de tarifa de Trump (https://tinyurl.com/5n86n7sz)

Folha: Vice de Tarcísio diz que estratégia de Trump é equivocada na forma e na execução (https://tinyurl.com/a8rzadte)

Folha: Entenda o tarifaço de Trump sobre Brasil e o que acontece a partir de agora (https://tinyurl.com/3hss88d8)

Fiscal

XP Política e XP Macro: PEC 66 e o debate sobre precatórios (app: https://bit.ly/4leugEN | desktop: https://tinyurl.com/5n7zwyan)

Valor: Governo e Congresso retomam diálogo sobre IOF (https://tinyurl.com/5n85emj5)

O Globo: Congresso vai buscar solução para o IOF sem aumento de alíquota, diz Motta (https://tinyurl.com/y72ap4p3)

O Globo: MP de compensação do IOF seguirá separada do projeto de isenção do IR, diz relator (https://tinyurl.com/nhbexxab)

Folha: Governo pede para que discussão sobre o IOF não se misture com Imposto de Renda (https://tinyurl.com/yuzs269c)

O Globo: IR: Imposto mínimo para alta renda pode baixar de 10% para até 8% (https://tinyurl.com/3vf6rsrx)

Folha: Governo avisa a Motta e Alcolumbre que não pode abrir mão de decreto do IOF (https://tinyurl.com/3x4dkhy5)

Estadão: Governo indicou a Motta e Alcolumbre que não abre mão do decreto do IOF; veja bastidores (https://tinyurl.com/tnvjbc54)

O Globo: Governo insiste em decreto do IOF em reunião com o Congresso, que termina sem acordo (https://tinyurl.com/2skjtczu)

Folha: Governo corre para evitar o desmembramento da MP 1303 (https://tinyurl.com/2tad45cm)

Folha: Relator recua em projeto que afrouxa Lei de Responsabilidade Fiscal após repercussão negativa (https://tinyurl.com/hjrfvncm)

Folha: Não deu certo tentativa de afrouxar a LRF no meio da crise do IOF (https://tinyurl.com/2vyxry62)


Governo/Congresso

XP Política: Os ânimos de Congresso e governo na retomada dos trabalhos em Brasília (app: https://bit.ly/46uT5aY | desktop: https://tinyurl.com/3nzxdwnu)

XP Política: Relator sinaliza apoio a farmácias em supermercados; votação deve ocorrer na próxima semana (app: https://bit.ly/46x8KXc | desktop: https://tinyurl.com/yc89ds35)

IPCA

XP Macro & XP Macro Strategy: What to Expect from the June IPCA (https://tinyurl.com/bdcpjck8)

O Globo: Inflação de junho, que será divulgada hoje, deve descumprir meta contínua pela primeira vez (https://tinyurl.com/4x5xthze)

BC

Valor: BC deve explicar em carta IPCA acima da meta (https://tinyurl.com/2rncsnky)

Valor: Autoridade não vai se desviar ‘um milímetro’ do mandato, diz Galípolo (https://tinyurl.com/5fzpcwu6)

Energia

Folha: Governo planeja MP limitando conta de subsídios na energia, diz ministro (https://tinyurl.com/yc6urwjr)

G1: Horário de verão: ‘Torcemos’ para que não seja necessário, mas não está ‘descartado’, diz ministro (https://tinyurl.com/yrh3htb2)

IPI Verde/Carro sustentável

O Globo: IPI: veja quais modelos de carros populares podem ter imposto reduzido em novo programa do governo (https://tinyurl.com/yc5bvxzb)

Fluxo cambial

Valor: Brasil registra saída recorde de dólares no 1º semestre (https://tinyurl.com/y9asaftb)

Estatais

XP Política: Cemig e Copasa: Votação da PEC do referendo fica para agosto (app: https://bit.ly/44FgDHF | desktop: https://tinyurl.com/vmpcx3zb)

2026

Valor: Tarcísio intensifica apoio a Bolsonaro e endossa pauta de anistia e críticas ao STF (https://tinyurl.com/3nb3r6vv)

Internacional

Valor: Negociação com a UE avança, mas Trump mantém ameaças e fixa tarifas para mais países (https://tinyurl.com/25m3d535)

Folha/FT: União Europeia demora e deve fechar acordo com EUA em condições piores do que as do Reino Unido (https://tinyurl.com/3n5m7ucu)

Estadão: Trump anuncia tarifa de 50% sobre o cobre a partir de 1º de agosto (https://tinyurl.com/yc7ymx5d)

Valor: Mercado de cobre avalia tarifa de Trump (https://tinyurl.com/4ka2d5ps)

Valor: Hassett surge como favorito para suceder Powell, diz WSJ (https://tinyurl.com/5748yan5)

Valor: Ata mostra divergência sobre juros dentro do Fed (https://tinyurl.com/yc4n2ap4)

Valor: China tem maior deflação ao produtor em quase 2 anos (https://tinyurl.com/4uym5sas)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.