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Grupo Pão de Açúcar (PCAR4): Retomamos cobertura com Compra

Retomamos a cobertura do GPA (PCAR4), mantendo recomendação de Compra com novo preço-alvo de R$124/ação para final de 2020. Vemos a empresa bem posicionada no segmento de Atacarejo e acreditamos que as melhorias operacionais no Multivarejo não estão totalmente precificadas. Dentro do varejo alimentar, nossa preferência pelo GPA é relacionada a múltiplos mais atrativos.

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Retomamos a cobertura do GPA (PCAR4), mantendo recomendação de Compra com novo preço-alvo de R$124/ação para final de 2020. Nossa visão de que a empresa está bem posicionada no segmento de Atacarejo para ganhar participação no mercado e de que as melhorias operacionais no Multivarejo não estão totalmente precificadas permanece inalterada. Dentro do varejo alimentar, nossa preferência pelo GPA é relacionada a múltiplos mais atrativos.

Abaixo discutimos três temas que consideramos importantes para a tese de investimento do GPA:

1. Sólidos fundamentos a múltiplos atrativos

Vemos o formato de Atacarejo como o vencedor no varejo alimentar brasileiro em função de sua atratividade em termos de preço. É por isso que acreditamos que tanto o Assaí (GPA) quanto o Atacadão (Carrefour Brasil) terão papeis importantes no movimento de consolidação do setor.

O gráfico abaixo evidencia o aumento significativo de buscas pelos termos "Assai" e "Atacadão" no Google, em comparação com outras marcas do formato Atacarejo:

Para entender como nosso otimismo para o formato Atacarejo se reflete no GPA, é importante ter em mente a transformação que a empresa passou nos últimos 5 anos.

A combinação de expansão de lojas, conversão de hipermercados para atacarejos e desempenho acima dos demais formatos fez com que a participação do Assaí nas vendas dobrasse (de 24% em 2014 para 50% em 2019e). Se olharmos para o EBITDA, esse movimento foi ainda mais intenso, com a participação do Assaí subindo de 12% para 53% no mesmo período.

Por esse motivo, acreditamos que o GPA está bem posicionado para capturar essa tendência de crescimento do Atacarejo. Inclusive, grande parte do crescimento que estimamos para a empresa virá do Assaí.

Ainda que o Carrefour Brasil também esteja bem posicionado através do Atacadão, nossa preferência pelo GPA no varejo alimentar é relacionada aos múltiplos. Nas nossas estimativas, o GPA negocia a 16x P/L em 2020 (contra 19x do Carrefour Brasil).

2. Quais as implicações da migração para Novo Mercado

Em conjunto com a proposta de reorganização de ativos na América Latina (mais detalhes abaixo), o GPA comunicou a mudança para Novo Mercado. A conversão de todas as ações PNs para ONs ocorrerá na proporção de 1:1.

Isso é importante porque alguns investidores aplicam um desconto de governança para o GPA, principalmente depois da reorganização de ativos feita em 2015. Na época, o Casino vendeu parte de seu controle no GPA para o Éxito (uma de suas subsidiárias na Colômbia) recebendo US$ 1,8 bilhões em caixa. A transação não foi bem recebida pelo mercado e as ações da varejista colombiana chegaram a cair 41% no ano do anúncio. Para mais detalhes acesse aqui.

Inclusive, acreditamos que uma das razões por trás do fato da participação de investidores estrangeiros no Carrefour Brasil ser superior ao do GPA é a governança corporativa. Nossa análise dos 100 maiores acionistas de ambas as empresas (cuja representatividade nas ações em circulação é acima de 60%) evidencia isso:

Ainda que o Casino continue como o maior acionista do grupo, a adoção de uma única classe de ações com direito a voto melhora a governança corporativa, principalmente com relação à transações envolvendo partes relacionadas.

É por esse motivo que vemos espaço para que os múltiplos de GPA (de 16x P/L para 2020) passem por uma reavaliação, com redução no desconto em relação ao Carrefour Brasil e outras varejistas de alimento na América Latina (cujo P/L histórico é de 22x).

3. GPA passará a ser uma varejista de alimentos com operações em vários países

Na proposta de reorganização dos ativos do Casino na América Latina, o GPA comprará todas as ações do Éxito por R$ 9 bilhões em dinheiro. Como o Casino comprará a participação de 19% que o Éxito detém indiretamente no GPA, R$ 5 bilhões retornarão a varejista brasileira. Essas premissas assumem que a transação seja neutra para o controlador em termos de entrada de caixa. Dessa forma, o valor líquido que o GPA desembolsará será de R$ 4 bilhões.

Não vemos muito valor estratégico nesta aquisição e esperamos poucas sinergias dado que as empresas já vem trabalhando mais próximas desde 2015. Ainda assim, como haviam especulações mais negativas sobre os possíveis cenários dessa reorganização (como, por exemplo, com entrada de caixa para o Casino), o anúncio trouxe certo alívio para o mercado. Acreditamos que agora as ações do GPA devem voltar a negociar baseada nos fundamentos.

Com a aquisição do grupo Éxito, o GPA passará a ter operações de varejo alimentar na Colômbia, Uruguai e Argentina. Dessa forma, o Casino terá um único veículo de investimento na América Latina, através do GPA.

Usando 2018 como base, os gráficos abaixo mostram o que a combinação dessas empresas representa:

Em relação ao cronograma, a expectativa é de que a oferta pública pelas ações do Éxito e a compra da participação indireta desta no GPA ocorram em setembro. Posteriormente, uma Assembleia de Acionistas deve ser convocada em outubro para aprovar a migração. Dessa forma, as ações de PCAR devem passar a ser negociadas como Novo Mercado em novembro.

Lembrando que ainda precisam ser definidos: (i) preço de compra das ações do Éxito (a faixa indicativa é de 16,000-18,000 pesos colombianos por ação); e (ii) preço de compra das ações que o Éxito detém indiretamente no GPA (cenário base é de que o preço justo seja tal para impacto neutro em termos de entrada de caixa para o Casino).

Estimativas XP

A tabela abaixo resume nossas estimativas para o GPA em 2019-2021e:    

XPe para GPA (alimentar) (R$m)2019e2020e2021e
Receita Líquida55.17361.90668.681
Lucro Bruto11.99513.29914.624
EBITDA (ajustado)3.2473.6954.141
Lucro Líquido (ajustado)1.3051.5071.771

As estimativas para o grupo Éxito ainda não estão incorporadas nesses números, uma vez que a transação não foi concluída e ainda faltam as definições que mencionamos acima.

Glossário

* Atacarejo: Formato criado para atender a pessoas jurídicas, mas que ganhou popularidade entre indivíduos durante a crise. Sua principal atratividade é em termos de preços, que tendem a ser 10-15% inferiores a de um supermercado tradicional. As principais marcas são Atacadão, Assai, Makro, Roldão e Tenda.

* Multivarejo: Inclui os formatos de supermercado (como Pão de Açúcar, Carrefour, St Marche, Zaffari), hipermercados (como Extra, Carrefour, Walmart) e proximidade (Minuto Pão de Açúcar, Mini Mercado Extra, Carrefour Express), além da operação de ecommerce.

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