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Netflix supera projeções em números de assinantes e ações sobem no pós-mercado -🌎 Radar Global

Nintendo planeja aumentar produção do Switch em meio à demanda resiliente e Resultados do Netflix e Procter & Gamble.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,1% e Europa +0,4%) após mais um dia de quedas, motivadas por dados econômicos fragilizados e discursos duros de autoridades do Federal Reserve, o que acabou alimentando temores de uma recessão nos EUA. Nesta quinta-feira, o vice-presidente do Fed, Lael Brainard, disse que as taxas de juros precisam permanecer elevadas por um período prolongado para desaquecer a inflação. Somando-se aos temores macroeconômicos nos EUA, o limite da dívida federal foi atingido e o Departamento do Tesouro começou a usar medidas especiais para evitar a inadimplência em quaisquer pagamentos. Na Europa, a inflação ao produtor (PPI) contraiu -0,4% mês a mês, seguindo a tendência de queda que perdura há 3 meses consecutivos, mas ainda assim superou as estimativas do consenso que esperavam uma queda de -1,1% m/m. Na China, o índice de Hang Seng (+1,8%) encerra em alta, à medida que o otimismo com a reabertura ganha força novamente após dados de mobilidade no país registrarem melhora. Além disso, o pronunciamento do vice-primeiro-ministro Liu He, afirmando que a China se tornará mais atrativa para investidores estrangeiros e continuará a dar suporte para o setor privado, contribuiu para o tom positivo dos investidores.

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EMPRESAS

Netflix supera projeções em números de assinantes e ações sobem no pós-mercado

A Netflix registrou crescimento de assinantes acima do esperado no quarto trimestre, adicionando 7,66 milhões de novos assinantes líquidos, bem acima dos 4,5 milhões que a empresa havia projetado. A receita foi de de US$ 7,85 bilhões, alta de 1,8% em relação ao ano anterior, enquanto os lucros de 12 centavos por ação ficaram abaixo das expectativas. A margem operacional de 7% ficou abaixo dos 8,2% do ano anterior, mas acima dos 4,2% que a empresa havia projetado.

Quanto à recente introdução de um nível de assinatura com a presença de anúncios, a empresa disse que está “satisfeita com nosso progresso até o momento”. A Netflix disse que está vendo muito pouca perda de assinantes de outros níveis de assinatura para o novo serviço, que possui preço mais baixo. A empresa continua acreditando que a publicidade gerará receita e lucros incrementais, mas que o impacto em 2023 “será modesto, visto que isso aumentará lentamente com o tempo”.

A empresa interrompeu sua prática anterior de fornecer orientações específicas sobre o crescimento de assinantes, embora tenha dito que espera adições líquidas positivas “modestas” no primeiro trimestre, caindo em relação ao nível do quarto trimestre devido à “sazonalidade normal” e ao forte crescimento recente.

A Netflix acrescentou que, a longo prazo, continua visando o crescimento da receita de dois dígitos, expandindo as margens operacionais e o fluxo de caixa livre positivo. Para 2023, a empresa espera uma receita de US$ 8,2 bilhões e lucros de US$ 2,82 por ação. A companhia também projeta “pelo menos US$ 3 bilhões” em fluxo de caixa livre. Por fim, presumindo que não haverá aquisições materiais, a empresa espera retomar a recompra de ações em 2023.

Procter & Gamble é impactada por aumento de custos

Procter & Gamble relatou quedas ano a ano na receita e no lucro, impactada por queda na demanda e aumento de custos. A empresa reportou lucro líquido de US$ 3,9 bilhões, ou US$ 1,59 por ação, abaixo dos US$ 4,22 bilhões, ou US$ 1,66 por ação, reportados um ano antes. As vendas líquidas caíram para US$ 20,77 bilhões, uma queda de 1% em relação ao ano anterior, e em linha com as projeções dos analistas de US$ 20,73 bilhões. A receita orgânica da empresa, que exclui o impacto de moeda estrangeira, aquisições e desinvestimentos, aumentou 5% durante o segundo trimestre fiscal. Esse aumento foi resultado de preços mais altos, que superaram a redução da demanda do consumidor.

Todas as divisões da empresa relataram queda no volume de vendas no trimestre, apesar de observar aumentos nas vendas orgânicas como resultado de preços mais altos. Sua divisão de beleza, que abriga marcas como Gillette e The Art of Shaving, e que historicamente teve desempenho inferior a outros segmentos da empresa, não registrou crescimento de vendas – suas quedas de volume compensara completamente seus preços mais altos.

Os executivos da P&G pontuaram que a demanda do consumidor é responsável por pelo menos metade da queda de 6% no volume de vendas. A queda de volume restante deveu-se ao controle dos negócios na Rússia, à medida que a guerra na Ucrânia persiste, juntamente com reduções de estoque na China, seu segundo maior mercado, já que os bloqueios da Covid interromperam a região. Tendo isso em vista, à medida que a China afrouxa suas restrições à Covid, o mercado está se preparando para uma recuperação.

A empresa agora antecipa ventos contrários de US$ 3,7 bilhões para o restante de seu ano fiscal, devido a taxas de câmbio “desfavoráveis” e matérias-primas, commodities e fretes mais caros. Como resultado, esses ventos contrários continuarão a apertar as margens brutas da P&G, que tiveram uma queda de 160 pontos-base durante o segundo trimestre em relação ao ano anterior. A P&G está dobrando sua estratégia de aumento de preços, mesmo com a redução da demanda do consumidor continuando a corroer o volume de vendas.

A P&G elevou ligeiramente sua perspectiva para o crescimento das vendas em 2023 para uma faixa de 4% a 5%, ante uma faixa anterior de 3% a 5%. A empresa reduziu seu impacto estimado de câmbio de 6% para 5%.

Nintendo planeja aumentar a produção do Switch para atender à demanda resiliente

A Nintendo planeja aumentar a produção do Switch no próximo ano fiscal, depois de vender cerca de 21 milhões de consoles no ano que termina em março, de acordo com a Bloomberg. A empresa sediada em Kyoto reduziu sua previsão de vendas para o console para 19 milhões de unidades em novembro por causa da escassez de componentes, mas agora está convencida de que pode fazer mais e que a demanda continua forte. A mudança para aumentar a produção é uma medida inesperada em um estágio final do ciclo de vida do console, que já possui seis anos de lançamento. O console, cujo preço começa em US$ 199,99, foi prejudicado mais por questões de oferta do que por qualquer queda na demanda, disseram executivos da Nintendo.

Atingir a meta de vendas de 19 milhões de unidades da Nintendo para este ano fiscal e ultrapassá-la no próximo ano traria o Switch para perto do total de 150 milhões de vendas vitalícias, uma marca superada apenas pelo PlayStation 2 da Sony. Vale lembrar que a escassez de semicondutores e componentes diminuiu em toda a indústria eletrônica nos últimos meses, com os executivos da Sony expressando confiança de que seu console PlayStation 5 estará muito mais disponível em 2023 do que anteriormente.

Ações da Tencent quase dobram em relação vs. mínima de outubro, à medida que a repressão do governo chinês diminui

Fonte: Bloomberg

O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que as ações da Tencent Holdings quase dobraram em relação às mínimas recentes, com uma valorização de 95% em Hong Kong desde 28 de outubro. A boa performance se deve aos sinais crescentes de que a China está se preparando para encerrar sua repressão às principais empresas de tecnologia, bem como ao otimismo sobre a reabertura do país, já que as aprovações para financiamento da indústria e novos jogos começaram a aparecer novamente. Em um grande vento favorável para o setor, autoridades pediram a suspensão das restrições regulatórias mais severas da China. Além disso, a dramática recuperação do índice Hang Seng Tech nos últimos três meses indica que um setor antes rotulado como não investível está recuperando influência nas carteiras dos investidores. A Tencent voltou ao clube das dez empresas mais valiosas do mundo pela primeira vez em seis meses.

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