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A importância do planejamento financeiro e patrimonial

A importância do planejamento financeiro e patrimonial

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por André Iziquiel – Superintendente Comercial da MetLife Brasil

É certo que os últimos 2 anos foram transformadores para as pessoas e as empresas. A pandemia da Covid-19 impôs um desafio imenso e praticamente paralisou a economia global, isso trouxe não só mudanças na forma das empresas se relacionarem com seus parceiros, como também, incentivou a necessidade de repensarmos a forma e a jornada de relacionamento com nossos clientes, impulsionando mudanças em diversos setores, inclusive no setor de seguros.  

Agilidade, simplicidade e praticidade passaram a ser palavras-chave no mundo corporativo e a migração para o digital passou a ser uma vertente de sucesso. Mesmo na atuação com a comercialização de seguros em um mercado de varejo, a experiência com todos os públicos se transformou e resultou na necessidade de pensarmos mais no impacto relacional do que na entrega de um produto ou serviço.

A preocupação latente com a saúde, o bem-estar, o futuro das famílias e a proteção da renda futura ficou ainda mais evidente, o que incentivou uma nova forma de pensar do planejador financeiro. Hoje, mais do que nunca ele passou a olhar de forma holística para todos os momentos de vida do cliente- acúmulo de patrimônio, a proteção do patrimônio para sucessão na pessoa física e jurídica, a diversificação dos investimentos – conseguindo trazer as melhores soluções e fidelizar a sua carteira.

No entanto, para conquistar este novo cliente, mais exigente, atento àquilo que precisa e que quer resolver o seu dia a dia e o futuro de forma prática e rápida, algumas mudanças foram necessárias.  A pandemia impulsionou consideravelmente este novo momento de digitalização e serviços completos e customizados à disposição do cliente no mercado segurador. A MetLife rapidamente implementou mudanças para que o planejamento financeiro e patrimonial dos clientes acontecesse, mesmo em um momento desafiador. Vale lembrar da disponibilização de contratação 100% digital com reconhecimento facial; a alteração na tabela de perfil, que aumentou o limite de capital sem a exigência de exames completares; a integração dos dados dos clientes da XP via API- Application Programming Interface, que levou mais agilidade ao processo de aceitação de apólices; o lançamento de novas coberturas e produtos e, principalmente, o cuidado com que tratamos o nosso cliente. Tudo isso permitiu que o mercado continuasse crescendo.

Atualmente, a procura pelo seguro para sucessão na pessoa física e jurídica já é um dos principais motivos para a contratação deste tipo de produto. Em um país onde a alíquota do ITCMD vai até 8% (baixa se comparada com países desenvolvidos) e o custo total do inventário varia entre 10% e 15%, é imprescindível que o cliente ouça do seu assessor a importância de um bom planejamento financeiro e patrimonial. Por isso, deixo aqui a minha reflexão sobre a importância de se pensar no futuro, no presente.

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