SELIC? CDI? IPCA? Entenda os principais indexadores

CDI, IPCA, SELIC? Entenda aqui sobre os principais indexadores dos investimentos em renda fixa.

access_time 11/06/2019 - 16:43
format_align_left 4 minutos de leitura

Os investimentos em renda fixa podem ser pré ou pós-fixados. Os títulos pré-fixados não são atrelados a nenhum indexador e, por isso, você sabe exatamente o quanto vai receber ao final da aplicação. Já os títulos pós-fixados são atrelados a um indexador. Você sabe quais são eles e o que representam?

SELIC

O que é a taxa SELIC?

Diariamente, as instituições financeiras fazem o gerenciamento do caixa para que honrem seus compromissos. Os bancos que possuem um saldo positivo de caixa (captaram mais) emprestam dinheiro por 1 dia para os bancos que apresentam saldo negativo de caixa (emprestaram mais) e em contrapartida recebem títulos públicos como garantia. Essa operação é conhecida como fechamento de caixa.

A taxa de juros SELIC é obtida a partir da média ponderada dos juros praticados nessas operações de empréstimos entre bancos que são lastreadas em títulos públicos e têm um dia útil de prazo. É calculada e divulgada diariamente pelo SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Muitos investidores acreditam que o COPOM¹ (Comitê de Política Monetária) dita a taxa SELIC. No entanto, o Comitê determina a meta para a taxa SELIC. A taxa SELIC META é o principal instrumento adotado pelo Banco Central para conduzir a política econômica e controlar a inflação.

No gráfico abaixo, pode-se ver que o comportamento da taxa SELIC é semelhante ao comportamento da taxa SELIC META.

CDI

O que é o CDI?

CDI significa Certificado de Depósitos Interbancário.

A taxa CDI é obtida a partir da média ponderada dos juros praticados nas operações de empréstimos entre bancos para o prazo de um dia. Os bancos tomadores de recursos (saldo negativo em caixa no final do dia) emitem o CDI para os bancos doadores, ou seja, o CDI além de uma taxa de juros é também uma forma de captação bancária sem a necessidade de lastro em títulos públicos.

A taxa de juros CDI, também conhecida como DI-OVER ou simplesmente DI, é calculada diariamente pela CETIP como a taxa média ponderada praticada em CDIs de um dia útil de prazo. O DI é divulgado, na forma anualizada, no site da CETIP após o fechamento do mercado.

O CDI tende a acompanhar a SELIC, uma vez que também reflete a liquidez do mercado, controlada funcionalmente pelo Banco Central quando este determina a SELIC META.

Principais ativos indexados ao CDI

DebênturesLCI
CRILCA
FIDCCDB
LFDPGE

IPCA

O que é o IPCA?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado e divulgado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de expor, para a população, a variação dos preços ocorrida no comércio.

O período de coleta de preços para o cálculo do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, com prestadores de serviços, em domicílios e concessionárias de serviços públicos. Os preços coletados são os efetivamente cobrados ao consumidor para pagamentos à vista.

Os produtos e serviços, cujos preços são coletados, são divididos em nove categorias. A cada categoria associa-se um peso que pode variar no tempo, a critério do IBGE através de revisões periódicas. As nove categorias são:

  • Alimentação e bebidas
  • Artigos de residência
  • Comunicação
  • Despesas pessoais
  • Educação
  • Habitação
  • Saúde e cuidados pessoais
  • Transportes
  • Vestuário

Os preços são monitorados pelo IBGE nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Portanto, o IPCA reflete mensalmente a variação do custo de vida de famílias residentes nas regiões supracitadas.

O IPCA é o índice oficial da inflação do país, por isso é utilizado para avaliar o cumprimento da meta de inflação determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Principais ativos indexados ao IPCA

Abaixo, pode-se visualizar o descasamento que existe entre o IPCA e o IGP-M devido às diferenças de metodologias de cálculo.

CRI ResidencialNTN-B
CRI CorporativoDebêntures de Infraestrutura
CRA ProdutorFIDCs

IGP-M

O que é o IGP-M?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das versões do IGP (Índice Geral de Preços). É calculado e divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, similarmente ao IPCA, mede variação de preços.

Porém, ao contrário do IPCA que reflete apenas a variação de preços de bens e serviços finais, o IGP-M reflete a variação de preços de matérias-primas agrícolas e industriais como também de bens de consumo e serviços finais. Atualmente, o IGP-M é o principal indexador utilizado para reajustar contratos de aluguel.

Abaixo, pode-se visualizar o descasamento que existe entre o IPCA e o IGP-M devido às diferenças de metodologias de cálculo.

Principais ativos indexados ao IGP-M

CRI Loteamento
NTN-C (não é mais emitida)
CRI Residencial
Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar