Debênture TCP – OUT/2022

Debênture TCP – OUT/2022

  • Vencimento 15/10/2022
  • Rentab. -
  • Liquidez -
  • Juros -
  • Rating AA+(bra)
  • Risco (0 - 100) 13 Risco Médio

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  • Preço Unitário R$ 1.000,00

Análise do Emissor

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A TCP é a maior operadora portuária de contêineres do Sul do Brasil, com participação no mercado de mais de 15% da movimentação total de contêineres cheios das regiões Sul e Centro-Sul do país. O Porto de Paranaguá está localizado na cidade de Paranaguá (PR) e atua na exportação e importação de grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros. Em 2020, a TCP movimentou 983 mil TEUs no ano, expansão de 7,3% ante 2019, a maior da série histórica desde o início das operações do terminal. Além disso, a empresa registrou avanço anual de 12,8% da receita líquida no exercício para R$ 754,4 milhões e 19,6% no EBITDA para R$ 458,4 milhões. Ao fim de 2020, a TCP apresentou dívida líquida de R$ 630,9 milhões e relação Dívida Líquida/EBITDA de 1,3x, posição confortável ante o covenant de 3,0x previsto em suas emissões.

Destaques positivos

  • Bom acesso a rodovias e ferrovias (facilidade de escoamento)
  • Elevada eficiência operacional.
  • Investimentos elevados já realizados.
  • Controlador forte (CMPort).

Pontos de atenção

  • Dependente do desempenho de importações brasileiras.

O que é a TCP?

História

A Antiga TCP surgiu em 1998, após o consórcio Redram/Transbasa arrendar da estatal paranaese APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) as instalações portuárias localizadas no Porto do Paranaguá, em 1996, de acordo com a Lei Federal de Modernização Portuária. O prazo de arrendamento era de 25 anos.

Em 2016, foi aprovado o pedido de renovação antecipada do Contrato APPA, por mais 25 anos, com previsão de término em 2048.

Em setembro de 2017, a China Merchants Port Holding Company (CMPort), maior operadora de portos públicos da China, fechou um contrato vinculante para adquirir participação de 90% na TCP por R$ 2,9 bilhões. A TCP começou a integrar efetivamente o portfólio da CMPort em março de 2018.

Em 2019, as obras de expansão do terminal portuário foram finalizadas, consumindo mais de R$ 600 milhões. A reforma foi considerada a maior obra do setor portuário do Brasil nos últimos anos. A expansão englobou:

  • Aumento da capacidade de 1,5 milhões para 2,5 milhões de TEUs.
  • Expansão do cais em 220 m, chegando a 1,099 m de extensão e na largura de 40,75 m para 50 m.
  • Expansão do pátio de contêineres de 320 km² para 500 km².
  • Ampliação do calado de 9,5 para 12,5 m no novo berço.
  • Preparação da estrutura para ampliação do calado para até 16 metros.

Especificações

A TCP é a maior operadora portuária de contêineres do Sul do Brasil, com participação no mercado de mais de 15% da movimentação total de contêineres cheios das regiões Sul e Centro-Sul do país.

O Porto de Paranaguá está localizado na cidade de Paranaguá (PR) e atua na exportação e importação de grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.

Sua infraestrutura permite movimentar cargas com agilidade e segurança e compreende, aproximadamente, 1.099 metros de extensão e 50 metros de largura, além de retroárea de cerca de 500 mil m². São movimentados cerca de 2,5 milhões de TEUs/ano.

Principais fatores do crédito

Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “4T20” significa “quarto trimestre de 2020”. Suas variações também se aplicam (ex: 3T20 seria o terceiro trimestre de 2020). 

Fonte: XP Investimentos e TCP.

Destaques operacionais

A sigla TEU (do inglês Twenty Foot Equivalent Unit, ou, Unidade Equivalente a 20 Pés) é uma medida padrão para calcular o volume de um contêiner. Um TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. Ou seja, um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs.

A TCP movimentou 551,7 mil contêineres em 2020, crescimento de 7,4% frente ao embarcado em 2019. Na métrica de TEUs, foram movimentadas 983,3 mil unidades equivalentes no ano, expansão de 7,3% na mesma janela, a maior da série histórica desde o início das operações do terminal.

O volume de embarcações da TCP foi beneficiado pelo aumento das importações nos segmentos de commodities e químico/petroquímico.

Durante o 4T20, a TCP bateu seu recorde mensal de movimentação de contêineres, tendo embarcado 94,4 mil TEUs desta categoria, superando a movimentação de 87,5 mil TEUs em agosto de 2020, maior volume mensal registrado anteriormente.

Já o volume de contêineres cheios da área de influência da TCP (portos de Santos, Paranaguá, Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes e Itajaí) atingiu a marca de 2,3 milhões de boxes em 2020, aumento de 1,5% em comparação com o movimentado no ano anterior.

O exercício foi marcado pelo bom desempenho das exportações, impactadas pelos segmentos de agronegócio, carnes e congelados, ofuscado em parte pela redução nas importações, influenciada pelo desempenho do setor automotivo.

Destaques financeiros

Receita e EBITDA

A receita bruta da empresa totalizou R$ 826,7 milhões em 2020, avanço anual de 14,2%. As receitas com operações de cais cresceram 13,5% nessa janela, reflexo do aumento de volume de contêineres totais e repasse nos preços. Enquanto isso, as receitas de armazenagem registraram expansão de 15,0%. Com isso, a receita média por contêiner avançou 6,4% para R$ 1499,00.

Já a receita operacional líquida apresentou crescimento de 12,8% em 2020 ante 2019 para R$ 754,4 milhões.

O avanço do faturamento aliado à melhor disciplina de custos adotada como resposta à pandemia da covid-19 direcionou ganhos na eficiência operacional da companhia. O contexto é confirmado pelo avanço de 19,6% no EBITDA ajustado da empresa no exercício, que atingiu R$ 458,4 milhões. A margem EBITDA, por sua vez, expandiu de 57% para 61% no mesmo período.

Endividamento e alavancagem

A TCP reportou dívida líquida de R$ 630,9 milhões ao fim de dezembro, contração de 26,7% em relação ao saldo do fim de 2019. A redução foi direcionada pelo vencimento de notas de crédito à exportação e maior posição de caixa.

A alavancagem medida pelo indicador Dívida Líquida/EBITDA dos últimos 12 meses foi de 1,3x em dezembro – retração em relação ao índice do fim de 2019 (2,1x) e confortavelmente superior às cláusulas restritivas de suas debêntures, as quais preveem teto de 3x. A redução foi ocasionada pela diminuição da dívida líquida da companhia e pelo aumento do EBITDA.

Dada a conclusão dos investimentos no projeto de expansão do cais e retroárea em 2019, é esperada redução ainda mais expressiva na alavancagem ao longo do tempo.

Em relação à liquidez, não enxergamos risco no momento, mesmo com a posição de caixa aquém dos vencimentos de curto prazo. A companhia tem em geral boa geração de caixa operacional e conta com a CMPort como controladora, uma das maiores empresas do mundo no setor, o qual acreditamos que proveria suporte em caso de necessidade da TCP.

Pontos de atenção

Dependente do desempenho de importações brasileiras

A operação portuária é uma atividade de alta complexidade, e a atividade de terminais de contêineres possui uma elevada correlação com o desempenho das importações da região. Sendo assim, em momentos de incertezas em relação à atividade econômica do país, pode ocorrer reflexo negativo sobre a TCP.

O atual cenário de câmbio desvalorizado e a queda do nível da atividade econômica doméstica vêm direcionando recuo nas importações brasileiras. O volume de importações no Brasil, medido pelo Indicador de Comércio Exterior (Icomex), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 3,3% entre 2020 e 2019.

Veja mais

Fonte

Ibre – FGV

TCP

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